O presente artigo dispõe sobre a legislação penal brasileira que coíbe notícias falsas e os respectivos crimes, bem como demonstra de forma técnica não existir crime de fake news no Brasil até a presente data.
É cediço que a Lei nº 13.834/2019 alterou a Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral) para tipificar o crime de denunciação caluniosa quando cometido com a finalidade eleitoral, todavia, até a presente data não existe no ordenamento jurídico penal brasileiro nenhum tipo penal que descreva o que é fake news, ou seja, não há no Brasil crime denominado fake news, embora haja vários tipos penais que coíbem condutas sobre notícia falsa há muitos anos no Código Penal.
Por exemplo, tem-se os crimes contra a honra: calúnia, difamação e injúria, previstos no Código Penal, mas não tem o crime de fake news, a saber:
“Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
§ 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.
§ 2º - É punível a calúnia contra os mortos. (...)
Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.(...)
§ 2º - Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.
§ 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência:
Pena - reclusão de um a três anos e multa.
Art. 141 - As penas cominadas neste Capítulo aumentam-se de um terço, se qualquer dos crimes é cometido:
I - contra o Presidente da República, ou contra chefe de governo estrangeiro;
II - contra funcionário público, em razão de suas funções, ou contra os Presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Supremo Tribunal Federal;
III - na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da calúnia, da difamação ou da injúria.
IV - contra criança, adolescente, pessoa maior de 60 (sessenta) anos ou pessoa com deficiência, exceto na hipótese prevista no § 3º do art. 140 deste Código.
§ 1º - Se o crime é cometido mediante paga ou promessa de recompensa, aplica-se a pena em dobro.
§ 2º Se o crime é cometido ou divulgado em quaisquer modalidades das REDES SOCIAIS da rede mundial de computadores, aplica-se em triplo a pena.” (grifo nosso)
Enquanto outros diversos crimes estão previstos no Código Eleitoral, a saber:
– Art. 323. Divulgar, na propaganda, fatos inverídicos, em relação a partidos ou candidatos, e capazes de exercerem influência perante o eleitorado.
Pena: detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa. A pena é agravada se o crime for cometido pela imprensa, rádio ou televisão.
– Art. 324. Caluniar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.
Pena: detenção de seis meses a dois anos, e pagamento de 10 a 40 dias-multa.
– Art. 325. Difamar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.
Pena: detenção de três meses a um ano, e pagamento de 5 a 30 dias-multa.
- Art. 326. Injuriar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena: detenção de até seis meses, ou pagamento de 30 a 60 dias-multa.
Ademais, vale frisar que o Código Penal também prevê os delitos de comunicação falsa de crime e denunciação caluniosa (arts. 340 e 339, do CP), ambos envolvem notícia falsa sobre crime que sabe ser inexistente ou quando o denunciante dá causa à investigação contra pessoa que sabe ser inocente.
Uma das consequências eleitorais para o candidato pode ser a perda do mandato, se eleito, caso seja comprovado que o mesmo divulgou fake news durante a campanha. Frise-se que pouco importa se a informação é verdadeira, pois se chegar a ofender a honra de alguém, a pessoa que divulgou ou compartilhou poderá responder por algum dos crimes acima mencionados.
Há de se reconhecer que não basta apenas criar crimes ou majorar penas a fim de atender anseios da sociedade ou repercussão da mídia nacional, haja vista se o legislador agir dessa forma estará criando o chamado direito penal simbólico, que não é o melhor caminho para combater falsas notícias, visto que demanda uma reposta rápida do Congresso Nacional na elaboração de leis sem o tempo necessário de discussão e aprofundamento na matéria, muitas vezes sem a participação popular, daí acaba por editar ou alterar leis que posteriormente podem tornar-se ineficazes e até ser declaradas inconstitucionais.
Sabe-se ainda que o Tribunal Superior Eleitoral possui parceria com plataformas digitais para evitar a propagação de fake news nesse período eleitoral. Convém esclarecer que outro problema surge quando a falsa notícia não ataca pessoa determinada, neste caso, não há previsão de crime na legislação brasileira, uma vez que não há pessoa específica sendo atacada pela informação inverídica.
Já no Congresso Nacional estão em trâmite projetos que podem melhorar essa problemática das fake news no Brasil, porém, toda e qualquer legislação que pretenda mitigar a liberdade de expressão gera um sério risco à democracia.
Ante o exposto, uma medida eficaz seria realizar campanhas educativas para evitar que pessoas repostem informações via redes sociais, sem pesquisar antes o conteúdo da notícia, porém, aqui reside outro problema, pois quais sites da internet podem ser confiáveis? A mídia tradicional? Sites de pesquisa como o google e similares? Rádio, jornal, revistas e televisão? Especialistas técnicos na notícia pesquisada? Ainda que a notícia seja verdadeira é preciso observar se o compartilhamento da informação não vai atingir a honra de alguém, porém, até a presente data não existe o crime específico de fake news no ordenamento jurídico pátrio.
Para dirimir quaisquer dúvidas e acompanhar conteúdo gratuito sobre Direito, sigam o perfil @professorpaulocesarmelo no Instagram.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Amar alguém não é garantia de que um dia essa pessoa não irá embora. Você deve dar seu amor livremente e sem compromisso. Se você abordar as pessoas sempre pedindo garantias ou proteção, você as fará sentir que não confia nelas. Por sua vez, eles não confiarão em você. É um ciclo vicioso. A única saída é dar o seu coração incondicionalmente. Previsão para 20/12/2025
Você precisa de um guia. Este é um momento para aprender com o mestre de um domínio, mesmo que isso signifique colocar-se no papel de discípulo. Esta é uma mudança maravilhosa para você, especialmente porque muitas vezes é você quem ensina os outros. Esse tipo de exercício pode lhe fazer muito bem. Se há um novo assunto que você deseja estudar, agora é a hora de adotá-lo. Previsão para 20/12/2025
O que você não encontra em um lugar, você encontrará em outro. Não desista até encontrar o que procura. A chave hoje é aproveitar o poder de suas emoções ardentes e colocá-lo em bom uso. Uma atitude cínica só complicará as coisas e tornará mais difícil trabalhar com outras pessoas. Previsão para 20/12/2025
Antigos demônios e sonhos estão na agenda hoje. Você quer ser um artista? Tem certeza? Se você é um artista, gostaria de ser mais proeminente ou rico? Tenha cuidado com esses devaneios porque eles o impedem de aproveitar a vida. Viva o aqui e agora. Abraçar o que você já tem acabará por lhe dar a mesma satisfação que aqueles que são mais ricos ou mais famosos. Previsão para 20/12/2025
Se sua vida diária parece desordenada, mude-a. Não demore. Você diz que a agitação da vida faz você correr em mil direções diferentes. Você realmente preferiria viver em paz e tranquilidade no campo. É possível fazer uma mudança tão dramática. Aproveite seus grandes poderes adaptativos! Previsão para 20/12/2025
Você não gosta de ser contido. Você não pode esperar tranquilamente até atingir seus objetivos. Saiba que ocasionalmente as tarefas desagradáveis ??precisam ser realizadas antes que você possa se divertir. Este é o caso hoje. Felizmente, o dia promete ser calmo com períodos de esforço concentrado. Agora você pode se preparar para o futuro. Previsão para 20/12/2025
Este é o dia em que você conhecerá alguém novo? É possível! Os aspectos astrais vão tornar tudo muito mais fácil para você. Dada a energia maravilhosa que você tem no momento, alguém fascinante pode se sentir atraído por você. Aproveite este dia maravilhoso. É feito sob medida para você! Previsão para 20/12/2025
Você pode esperar um dia calmo e eficiente. Quaisquer que sejam os projetos que você iniciou na sua vida pública ou privada, devem começar a assumir uma forma interessante. Aos poucos, as incertezas desaparecerão. Tenha confiança no tempo, pois atualmente ele está trabalhando a seu favor. Previsão para 20/12/2025
Um dia sério está por vir. É um pouco solitário, pois todos ao seu redor se concentram em suas próprias necessidades em silêncio e isolamento. Mas você desfrutará de uma ótima sensação esta noite, depois de resolver tantos problemas e realizar tantas coisas. No final das contas, este será um dia muito positivo, onde você acabará se sentindo muito orgulhoso de si mesmo! Previsão para 20/12/2025
Você está limpando, varrendo e arrumando seus relacionamentos como nunca antes. Ainda há muito a ser feito, mas no final, seus relacionamentos assumirão formas completamente diferentes. Hoje, por exemplo, alguém do seu grupo apoiará suas ideias. Você está em processo de mudança. Todo mundo que importa irá apoiá-lo. Previsão para 20/12/2025
A atividade ao seu redor está aumentando e você deve adicionar sua energia ao grupo. Não sinta que precisa de acessórios caros para fazer parte da multidão. O que você precisa para se conectar com o grupo não é nada que você possa comprar em uma loja. Isso vem do seu coração. Envolva-se em discussões intelectuais. Eles serão gratificantes. Previsão para 20/12/2025
Você está profundamente satisfeito com sua vida amorosa? Vários dos aspectos irão levá-lo a fazer um balanço e desenvolver algumas soluções, se necessário. Um grande problema pode ser sua possessividade. Faça uma experiência. Dê mais liberdade ao seu parceiro. Pode parecer arriscado para você, mas não é. Afrouxe um pouco as rédeas. Previsão para 20/12/2025