O presente artigo dispõe sobre a legislação penal brasileira que coíbe notícias falsas e os respectivos crimes, bem como demonstra de forma técnica não existir crime de fake news no Brasil até a presente data.
É cediço que a Lei nº 13.834/2019 alterou a Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral) para tipificar o crime de denunciação caluniosa quando cometido com a finalidade eleitoral, todavia, até a presente data não existe no ordenamento jurídico penal brasileiro nenhum tipo penal que descreva o que é fake news, ou seja, não há no Brasil crime denominado fake news, embora haja vários tipos penais que coíbem condutas sobre notícia falsa há muitos anos no Código Penal.
Por exemplo, tem-se os crimes contra a honra: calúnia, difamação e injúria, previstos no Código Penal, mas não tem o crime de fake news, a saber:
“Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
§ 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.
§ 2º - É punível a calúnia contra os mortos. (...)
Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.(...)
§ 2º - Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.
§ 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência:
Pena - reclusão de um a três anos e multa.
Art. 141 - As penas cominadas neste Capítulo aumentam-se de um terço, se qualquer dos crimes é cometido:
I - contra o Presidente da República, ou contra chefe de governo estrangeiro;
II - contra funcionário público, em razão de suas funções, ou contra os Presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Supremo Tribunal Federal;
III - na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da calúnia, da difamação ou da injúria.
IV - contra criança, adolescente, pessoa maior de 60 (sessenta) anos ou pessoa com deficiência, exceto na hipótese prevista no § 3º do art. 140 deste Código.
§ 1º - Se o crime é cometido mediante paga ou promessa de recompensa, aplica-se a pena em dobro.
§ 2º Se o crime é cometido ou divulgado em quaisquer modalidades das REDES SOCIAIS da rede mundial de computadores, aplica-se em triplo a pena.” (grifo nosso)
Enquanto outros diversos crimes estão previstos no Código Eleitoral, a saber:
– Art. 323. Divulgar, na propaganda, fatos inverídicos, em relação a partidos ou candidatos, e capazes de exercerem influência perante o eleitorado.
Pena: detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa. A pena é agravada se o crime for cometido pela imprensa, rádio ou televisão.
– Art. 324. Caluniar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.
Pena: detenção de seis meses a dois anos, e pagamento de 10 a 40 dias-multa.
– Art. 325. Difamar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.
Pena: detenção de três meses a um ano, e pagamento de 5 a 30 dias-multa.
- Art. 326. Injuriar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena: detenção de até seis meses, ou pagamento de 30 a 60 dias-multa.
Ademais, vale frisar que o Código Penal também prevê os delitos de comunicação falsa de crime e denunciação caluniosa (arts. 340 e 339, do CP), ambos envolvem notícia falsa sobre crime que sabe ser inexistente ou quando o denunciante dá causa à investigação contra pessoa que sabe ser inocente.
Uma das consequências eleitorais para o candidato pode ser a perda do mandato, se eleito, caso seja comprovado que o mesmo divulgou fake news durante a campanha. Frise-se que pouco importa se a informação é verdadeira, pois se chegar a ofender a honra de alguém, a pessoa que divulgou ou compartilhou poderá responder por algum dos crimes acima mencionados.
Há de se reconhecer que não basta apenas criar crimes ou majorar penas a fim de atender anseios da sociedade ou repercussão da mídia nacional, haja vista se o legislador agir dessa forma estará criando o chamado direito penal simbólico, que não é o melhor caminho para combater falsas notícias, visto que demanda uma reposta rápida do Congresso Nacional na elaboração de leis sem o tempo necessário de discussão e aprofundamento na matéria, muitas vezes sem a participação popular, daí acaba por editar ou alterar leis que posteriormente podem tornar-se ineficazes e até ser declaradas inconstitucionais.
Sabe-se ainda que o Tribunal Superior Eleitoral possui parceria com plataformas digitais para evitar a propagação de fake news nesse período eleitoral. Convém esclarecer que outro problema surge quando a falsa notícia não ataca pessoa determinada, neste caso, não há previsão de crime na legislação brasileira, uma vez que não há pessoa específica sendo atacada pela informação inverídica.
Já no Congresso Nacional estão em trâmite projetos que podem melhorar essa problemática das fake news no Brasil, porém, toda e qualquer legislação que pretenda mitigar a liberdade de expressão gera um sério risco à democracia.
Ante o exposto, uma medida eficaz seria realizar campanhas educativas para evitar que pessoas repostem informações via redes sociais, sem pesquisar antes o conteúdo da notícia, porém, aqui reside outro problema, pois quais sites da internet podem ser confiáveis? A mídia tradicional? Sites de pesquisa como o google e similares? Rádio, jornal, revistas e televisão? Especialistas técnicos na notícia pesquisada? Ainda que a notícia seja verdadeira é preciso observar se o compartilhamento da informação não vai atingir a honra de alguém, porém, até a presente data não existe o crime específico de fake news no ordenamento jurídico pátrio.
Para dirimir quaisquer dúvidas e acompanhar conteúdo gratuito sobre Direito, sigam o perfil @professorpaulocesarmelo no Instagram.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Será um dia estimulante para você. Você se sentirá ótimo e não terá problemas para canalizar toda a sua energia em suas atividades. Não se surpreenda se encontrar alguma resistência. Por mais criativas que sejam suas ideias, elas podem não agradar a todos. Na verdade, você pode enfrentar alguma rebeldia. Seja persuasivo e você conseguirá o que quer. Previsão para 03/11/2025
Tenha cuidado para não perder a paciência hoje. Você está ansioso atualmente, embora sua natureza ousada tenha sido restringida por restrições financeiras e profissionais. É inútil alimentar ilusões grandiosas neste momento. Além disso, você pode esperar alguns confrontos se tentar. Se você for aconselhado a ser mais conservador, preste atenção à sugestão. Previsão para 03/11/2025
Hoje, o tempo irá congelar e até parecer retroceder. Use esta pausa para refletir sobre suas motivações. As pistas astrais parecem sugerir que você está atualmente resolvendo questões que dizem respeito ao destino de outra pessoa. Talvez você devesse gastar a mesma quantidade de tempo considerando seu destino também. Previsão para 03/11/2025
O clima está tenso hoje. Você terá consciência de um sentimento de inquietação e desejo de mudança, mas também relutará em fazer qualquer movimento real nessa direção. Seu julgamento lhe diz que as reclamações que não levam à ação não têm sentido. Então, por que não ser o catalisador que provoca alguma ação? Previsão para 03/11/2025
Você pode interpretar o dia seguinte como uma pergunta aberta sobre você. Você pode ter notado certos aspectos físicos ou psicológicos com os quais se sente desconfortável. O dia seguinte pode forçá-lo a tomar medidas para corrigir essa atitude. Você realizará muito se compartilhar suas preocupações com um amigo ou parente. Previsão para 03/11/2025
Às vezes, as pessoas podem censurá-lo por não ter muito tato nos relacionamentos. As posições planetárias vão ajudá-lo a ser mais sensível. Você sentirá que de repente tem uma capacidade muito maior de ouvir. Quer seja verdade ou não, os outros têm a impressão de que você não é mais tão egocêntrico. Previsão para 03/11/2025
Você tem um dom incomum para fazer uma situação parecer menos dramática. Com a energia astral de hoje, você testemunhará crises de todos os tipos. Você será aquele que tranquiliza as pessoas e será capaz de resumir a situação de forma objetiva, sem pânico ou exagero. Isso, aliado à sua calma lendária, formam uma ótima combinação! Previsão para 03/11/2025
Ouse expressar suas ideias sem medo do ridículo. Isto é o que a configuração planetária tem a dizer para vocês hoje. É exatamente disso que você gosta, porque o medo do ridículo geralmente é sua ruína. O desafio para você é dizer o que pensa com clareza, sem tomar emprestadas as ideias dos outros. Ouse fazer isso! Previsão para 03/11/2025
Se você sentiu vontade de escrever algo, agora é a hora de fazê-lo. Certamente não lhe falta imaginação. Seu problema pode ser que você tenha dificuldade em levar sua prosa a sério. Não pense tão seriamente em ser “um escritor”. Basta escrever e deixar as pessoas lerem o que você escreve. Um grupo de escritores seria uma ótima maneira de você sair do esconderijo. Previsão para 03/11/2025
Você pode ter alguma hesitação forte durante o dia. Você pode ter que encobrir a verdade ou dizê-la em voz alta. Se sim, diga o que você está pensando. Você será apoiado pelos planetas, que o ajudarão a formular suas ideias de uma forma que não choque as pessoas. Na verdade, você pode até influenciar alguns deles de acordo com o seu ponto de vista! Previsão para 03/11/2025
Há momentos em que seu pensamento claro revela sua tremenda maturidade. Você não é um sonhador, então é difícil levá-lo a situações ambíguas. Se você está atualmente tendo casos sentimentais, este seria um excelente dia para fazer um balanço, mas tente não ser muito frio. Previsão para 03/11/2025
Nos últimos dias, você pode ter se sentido um tanto frustrado em suas iniciativas. Tanto os obstáculos externos (como eventos que causaram atrasos) quanto as restrições internas (como a sua apatia) representavam um claro desafio. Antes que você possa fazer qualquer progresso real, certos assuntos devem ser resolvidos. O dia seguinte pode lhe dar a oportunidade de finalmente resolver essas questões. Previsão para 03/11/2025