O presente artigo faz uma análise jurídica, resumidamente, da obrigatoriedade, ou não, da vacina da COVID-19, segundo a legislação brasileira e a jurisprudência da Suprema Corte.
Pela ordem cronológica, a Lei nº 6.259 de 1975, ainda vigente, foi a primeira a tratar da vacinação obrigatória, visto que a parte final do art. 3º da referida lei dispõe o seguinte: “Cabe ao Ministério da Saúde a elaboração do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que definirá as vacinações, inclusive as de caráter OBRIGATÓRIO.” (grifo nosso)
Assim, depreende-se da leitura do dispositivo acima que a competência para elaborar o PNI e definir quais vacinas são obrigatórias é do Ministério da Saúde, por consequência, outro órgão, instituição ou entidade não podem interferir na escolha de quais vacinas serão obrigatórias.
Convém destacar que até a presente data a vacina contra a COVID-19 não está no PNI, basta consultar o DATASUS do Sistema Único de Saúde que é o responsável por divulgar a lista das vacinas obrigatórias, a saber: Hepatite B; Poliomielite (para evitar paralisia infantil); BCG (para casos graves de tuberculose), Tetravalente (para difteria, tétano, coqueluche e meningite); Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba); Febre amarela, dentre outras, porém, não consta a vacina contra a COVID-19, então, por enquanto, esta não é obrigatória por lei.
Já no ano seguinte em 1976, foi publicado o Decreto nº 78.231 que trata no seu art. 29 do dever de quem tem a guarda ou responsabilidade sobre menores para submetê-los às vacinas obrigatórias, aquelas que estão relacionadas no PNI, já mencionadas, onde não consta a vacina da COVID-19.
Por outro lado, o art. 28 do mesmo Decreto nº 78.231/76 prevê que Estados, Distrito Federal e Territórios PODERÃO (não é DEVERÃO) tornar obrigatório o uso de outras vacinas para a população da sua área geográfica, entretanto, o inciso II desse mesmo art. 28 impõe uma restrição, a saber: “desde que o MINISTÉRIO DA SAÚDE APROVE, PREVIAMENTE, A CONVENIÊNCIA DA MEDIDA.” (grifo nosso)
Destarte, nos estados da federação a vacina da COVID-19 pode se tornar obrigatória apenas se o Ministério da Saúde aprovar previamente. Vale frisar que o art. 14, § 1º, do ECA, diz que “É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.” (grifo nosso)
Cumpre esclarecer que, por enquanto, as vacinas obrigatórias recomendadas pelas autoridades sanitárias são somente as que constam na lista do DATASUS, então como a vacina contra a COVID-19 não está nessa lista, os pais não podem ser juridicamente obrigados a vacinarem seus filhos menores.
Porém, o STF já pacificou o entendimento de que é constitucional obrigar a vacina de crianças e adolescentes, no julgamento do ARE 1267879/SP com a fixação da seguinte tese: “É constitucional a obrigatoriedade de imunização por meio de vacina que, registrada em órgão de vigilância sanitária, (i) tenha sido incluída no Programa Nacional de Imunizações, ou (ii) tenha sua aplicação obrigatória determinada em lei ou (iii) seja objeto de determinação da União, Estado, Distrito Federal ou Município, com base em consenso médico-científico. Em tais casos, não se caracteriza violação à liberdade de consciência e de convicção filosófica dos pais ou responsáveis, nem tampouco ao poder familiar”. (grifo nosso)
Ademais, o STF também já decidiu na ADI 6341 que, em razão do disposto nos arts. 23, II, e 198, I, da CF/88, os estados e municípios PODEM adotar medidas de combate ao coronavírus, ainda que a União não adote, sob o fundamento de que a proteção à saúde é de competência concorrente e deve ser observada a autonomia dos entes da federação.
No julgamento da ADPF 756, o STF entendeu que “a decisão de promover a imunização contra a Covid-19 em adolescentes acima de 12 anos, observadas as evidências científicas e análises estratégicas pertinentes, insere-se na competência dos estados, do Distrito Federal e dos municípios”, contrariando a recomendação do Ministério da Saúde que era para não vacinar adolescentes, mesmo que não possuíssem nenhuma comorbidade.
Percebam que o Conselho Tutelar e a autoridade judiciária não podem determinar a obrigatoriedade de os pais vacinarem seus filhos menores, apenas as autoridades sanitárias competentes, neste caso, o Ministério da Saúde que é o único que pode inserir a vacina da COVID-19 no PNI, mas, diante da jurisprudência do STF, as autoridades sanitárias dos estados e municípios podem obrigar a vacinação de crianças e adolescentes.
Caso a vacina da COVID-19 venha a se tornar obrigatória por força de lei, a autoridade judiciária e o Conselho Tutelar também poderão determinar a vacinação, conforme depreende-se da infração administrativa do art. 249, do ECA: “Descumprir, dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao poder familiar ou decorrente de tutela ou guarda, bem assim determinação da autoridade judiciária ou Conselho Tutelar: Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.” (grifo nosso)
Saliente-se que o art. 5º, § 2º, da Portaria nº 597/2004 do Ministério da Saúde, prevê a obrigatoriedade de apresentar o cartão de vacinação para matrícula em creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e universidades, ocasião em que deve constar aquelas vacinas relacionadas no Plano Nacional de Imunização (PNI), onde ainda não consta a vacina contra a COVID-19, por este motivo não é possível que os estabelecimentos de ensino exijam o cartão de vacina contra a COVID-19.
Outra decisão importante do STF aconteceu na ADI nº 6586 que determinou que União, Estados e Municípios podem adotar medidas indiretas para determinar a vacinação obrigatória, desde que haja previsão na lei ou decorra da lei, sendo assim, enquanto não existir lei que proíba o acesso de crianças e adolescentes aos estabelecimentos de ensino, essa medida não pode ser aplicada.
Ainda na ADPF 756, o STF suspendeu despacho do MEC que proibia a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 nas universidades, pois essa decisão do STF se baseou na autonomia gerencial e administrativa das universidades prevista no art. 207 da CF.
Observe-se que as escolas não possuem a autonomia das universidades, portanto, aqueles estabelecimentos de ensino não podem exigir o comprovante de vacinação em tela, haja vista o STF ter fundamentado a decisão acima no art. 207 da CF, que trata da autonomia das universidades, e não das escolas.
Para mais esclarecimentos e eventuais dúvidas, sigam o instagram @professorpaulocesarmelo e acessem conteúdos gratuitos e atualizados sobre Direito.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você poderia ter aumentado a conscientização psíquica hoje, Áries. Você provavelmente notará primeiro quando pegar pensamentos e sentimentos de membros da família, talvez criando as mesmas palavras ao mesmo tempo. Você pode notar esse fenômeno mais ao longo do dia. Você pode experimentar visões ou premonições poderosas. Aproveite ao máximo essa habilidade. Pode aumentar sua compreensão dos outros. Previsão para 11/07/2025
Alguém que mora perto de você que pode não ter dito muito para você antes pode repentinamente iniciar uma conversa que resulta em uma nova amizade, Touro. Você pode estar se perguntando por que não falou com ele ou ela antes. Você pode compartilhar vários interesses e, por isso, pode aprender sobre algumas novas atividades em grupo. Não se esforce demais e não idealize seu novo amigo. Previsão para 11/07/2025
Alguma papelada pode precisar de execução hoje, Gêmeos. Isso pode ser tedioso, mas é apto a abrir novas portas para você e abrir o caminho para mais sucesso e boa sorte. Escrever ou falar pode estar envolvido de alguma forma, e a tecnologia moderna desempenha um papel definitivo no que você fará. Isso pode levar a contatos valiosos e novas amizades. Explore suas opções. Previsão para 11/07/2025
Forte relacionamento intuitivo com alguém que mora longe pode criar um desejo de entrar em contato com essa pessoa. Esta é uma boa idéia, o câncer, pois essa pessoa pode estar passando por uma transição positiva na vida e ansiosa para compartilhar as notícias. Essa comunicação pode aproximá -lo, então vá em frente. O que quer que esteja acontecendo com seu amigo, pode se derramar para a sua vida de alguma forma. Previsão para 11/07/2025
Sua intuição pode trazer a você uma oportunidade interessante para aumentar sua renda de maneira não convencional. Outros podem pensar na ideia estranha, Leo, mas para você definitivamente vale a pena considerar. Verifique todos os prós e contras, converse com as pessoas do conhecimento e, em seguida, pense. Se essa é a fonte ou não, um nível aumentado de segurança financeira é fortemente indicado agora. Previsão para 11/07/2025
Eventos sociais podem colocar você em contato com pessoas interessantes envolvidas em campos intrigantes como astrologia, alquimia e outras ciências ocultas, ou talvez em causas sociais, políticas ou humanitárias. Pode haver um possível novo interesse amoroso. Você vai gostar dessas pessoas, Virgem, e provavelmente quer vê -las novamente. Você precisa fazer o esforço. Previsão para 11/07/2025
Condições mais agradáveis ??que são muito mais fáceis de lidar podem levar você a uma nova sensação de segurança em seus relacionamentos. As interações pessoais e profissionais devem ser especialmente calorosas e favoráveis. Isso deve durar um tempo, Libra, mas a situação provavelmente reverterá para o que era antes. Aproveite ao máximo a situação enquanto dura. Não espere que seja permanente. Previsão para 11/07/2025
Sua nítida intuição e imaginação podem trazer idéias espirituais esclarecedas, Escorpião. Livros metafísicos ou religiosos podem ser especialmente atraentes. As relações com amigos íntimos e familiares devem se beneficiar dessa sensibilidade aprimorada. Você poderá entendê -los melhor por causa disso. Isso pode ser inspirador. Pode movê -lo a escrever ou iniciar outra atividade criativa. Previsão para 11/07/2025
Alguns sonhos intensos sobre alguém que você não vê há muito tempo podem fazer você se perguntar o que essa pessoa está fazendo agora, Sagitário. Também pode despertar o desejo de estar em contato novamente. Ligue se puder. Você pode ficar agradavelmente surpreso. Uma sensibilidade psíquica aumentada pode fazer com que você entenda melhor os pensamentos e sentimentos dos membros da família. A comunicação de todos os tipos deve correr bem hoje. Previsão para 11/07/2025
Eventos sociais ou atividades de grupo envolvidas principalmente com questões espirituais, metafísicas, sociais ou humanitárias poderiam ocorrer em sua comunidade hoje, Capricórnio. Isso pode ser esclarecedor e agradável, e você pode fazer novos amigos. A troca de idéias pode levar sua mente a mil milhas por hora. Faça um pouco de exercício para limpar sua cabeça ou você pode ter problemas para dormir esta noite. Previsão para 11/07/2025
Os documentos legais podem precisar de atenção hoje, Aquário. Isso poderia preocupar um desenvolvimento positivo em questões financeiras. Embora você possa não estar muito claro no idioma, você ainda ficará feliz em fazê -lo, pois pode representar uma reviravolta altamente desejável para você. Nova autoconfiança pode resultar. Você pode encontrar pessoas mais interessantes atraídas para sua aura. Sparkle and Shine! Previsão para 11/07/2025
Um novo romance ou amizade poderia se desenvolver com alguém que é muito criativo e compartilha seus valores espirituais. Este é um desenvolvimento muito positivo, Peixes. Apenas evite idealizar seu novo amigo. Essa pessoa é humana como todo mundo e precisa ser amada como está. Não crie uma impressão irrealista da pessoa. Se você reconhecer e aceitar isso, um novo relacionamento gratificante poderá resultar. Previsão para 11/07/2025