O presente artigo faz uma análise jurídica, resumidamente, da obrigatoriedade, ou não, da vacina da COVID-19, segundo a legislação brasileira e a jurisprudência da Suprema Corte.
Pela ordem cronológica, a Lei nº 6.259 de 1975, ainda vigente, foi a primeira a tratar da vacinação obrigatória, visto que a parte final do art. 3º da referida lei dispõe o seguinte: “Cabe ao Ministério da Saúde a elaboração do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que definirá as vacinações, inclusive as de caráter OBRIGATÓRIO.” (grifo nosso)
Assim, depreende-se da leitura do dispositivo acima que a competência para elaborar o PNI e definir quais vacinas são obrigatórias é do Ministério da Saúde, por consequência, outro órgão, instituição ou entidade não podem interferir na escolha de quais vacinas serão obrigatórias.
Convém destacar que até a presente data a vacina contra a COVID-19 não está no PNI, basta consultar o DATASUS do Sistema Único de Saúde que é o responsável por divulgar a lista das vacinas obrigatórias, a saber: Hepatite B; Poliomielite (para evitar paralisia infantil); BCG (para casos graves de tuberculose), Tetravalente (para difteria, tétano, coqueluche e meningite); Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba); Febre amarela, dentre outras, porém, não consta a vacina contra a COVID-19, então, por enquanto, esta não é obrigatória por lei.
Já no ano seguinte em 1976, foi publicado o Decreto nº 78.231 que trata no seu art. 29 do dever de quem tem a guarda ou responsabilidade sobre menores para submetê-los às vacinas obrigatórias, aquelas que estão relacionadas no PNI, já mencionadas, onde não consta a vacina da COVID-19.
Por outro lado, o art. 28 do mesmo Decreto nº 78.231/76 prevê que Estados, Distrito Federal e Territórios PODERÃO (não é DEVERÃO) tornar obrigatório o uso de outras vacinas para a população da sua área geográfica, entretanto, o inciso II desse mesmo art. 28 impõe uma restrição, a saber: “desde que o MINISTÉRIO DA SAÚDE APROVE, PREVIAMENTE, A CONVENIÊNCIA DA MEDIDA.” (grifo nosso)
Destarte, nos estados da federação a vacina da COVID-19 pode se tornar obrigatória apenas se o Ministério da Saúde aprovar previamente. Vale frisar que o art. 14, § 1º, do ECA, diz que “É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.” (grifo nosso)
Cumpre esclarecer que, por enquanto, as vacinas obrigatórias recomendadas pelas autoridades sanitárias são somente as que constam na lista do DATASUS, então como a vacina contra a COVID-19 não está nessa lista, os pais não podem ser juridicamente obrigados a vacinarem seus filhos menores.
Porém, o STF já pacificou o entendimento de que é constitucional obrigar a vacina de crianças e adolescentes, no julgamento do ARE 1267879/SP com a fixação da seguinte tese: “É constitucional a obrigatoriedade de imunização por meio de vacina que, registrada em órgão de vigilância sanitária, (i) tenha sido incluída no Programa Nacional de Imunizações, ou (ii) tenha sua aplicação obrigatória determinada em lei ou (iii) seja objeto de determinação da União, Estado, Distrito Federal ou Município, com base em consenso médico-científico. Em tais casos, não se caracteriza violação à liberdade de consciência e de convicção filosófica dos pais ou responsáveis, nem tampouco ao poder familiar”. (grifo nosso)
Ademais, o STF também já decidiu na ADI 6341 que, em razão do disposto nos arts. 23, II, e 198, I, da CF/88, os estados e municípios PODEM adotar medidas de combate ao coronavírus, ainda que a União não adote, sob o fundamento de que a proteção à saúde é de competência concorrente e deve ser observada a autonomia dos entes da federação.
No julgamento da ADPF 756, o STF entendeu que “a decisão de promover a imunização contra a Covid-19 em adolescentes acima de 12 anos, observadas as evidências científicas e análises estratégicas pertinentes, insere-se na competência dos estados, do Distrito Federal e dos municípios”, contrariando a recomendação do Ministério da Saúde que era para não vacinar adolescentes, mesmo que não possuíssem nenhuma comorbidade.
Percebam que o Conselho Tutelar e a autoridade judiciária não podem determinar a obrigatoriedade de os pais vacinarem seus filhos menores, apenas as autoridades sanitárias competentes, neste caso, o Ministério da Saúde que é o único que pode inserir a vacina da COVID-19 no PNI, mas, diante da jurisprudência do STF, as autoridades sanitárias dos estados e municípios podem obrigar a vacinação de crianças e adolescentes.
Caso a vacina da COVID-19 venha a se tornar obrigatória por força de lei, a autoridade judiciária e o Conselho Tutelar também poderão determinar a vacinação, conforme depreende-se da infração administrativa do art. 249, do ECA: “Descumprir, dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao poder familiar ou decorrente de tutela ou guarda, bem assim determinação da autoridade judiciária ou Conselho Tutelar: Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.” (grifo nosso)
Saliente-se que o art. 5º, § 2º, da Portaria nº 597/2004 do Ministério da Saúde, prevê a obrigatoriedade de apresentar o cartão de vacinação para matrícula em creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e universidades, ocasião em que deve constar aquelas vacinas relacionadas no Plano Nacional de Imunização (PNI), onde ainda não consta a vacina contra a COVID-19, por este motivo não é possível que os estabelecimentos de ensino exijam o cartão de vacina contra a COVID-19.
Outra decisão importante do STF aconteceu na ADI nº 6586 que determinou que União, Estados e Municípios podem adotar medidas indiretas para determinar a vacinação obrigatória, desde que haja previsão na lei ou decorra da lei, sendo assim, enquanto não existir lei que proíba o acesso de crianças e adolescentes aos estabelecimentos de ensino, essa medida não pode ser aplicada.
Ainda na ADPF 756, o STF suspendeu despacho do MEC que proibia a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 nas universidades, pois essa decisão do STF se baseou na autonomia gerencial e administrativa das universidades prevista no art. 207 da CF.
Observe-se que as escolas não possuem a autonomia das universidades, portanto, aqueles estabelecimentos de ensino não podem exigir o comprovante de vacinação em tela, haja vista o STF ter fundamentado a decisão acima no art. 207 da CF, que trata da autonomia das universidades, e não das escolas.
Para mais esclarecimentos e eventuais dúvidas, sigam o instagram @professorpaulocesarmelo e acessem conteúdos gratuitos e atualizados sobre Direito.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Será um dia estimulante para você. Você se sentirá ótimo e não terá problemas para canalizar toda a sua energia em suas atividades. Não se surpreenda se encontrar alguma resistência. Por mais criativas que sejam suas ideias, elas podem não agradar a todos. Na verdade, você pode enfrentar alguma rebeldia. Seja persuasivo e você conseguirá o que quer. Previsão para 03/11/2025
Tenha cuidado para não perder a paciência hoje. Você está ansioso atualmente, embora sua natureza ousada tenha sido restringida por restrições financeiras e profissionais. É inútil alimentar ilusões grandiosas neste momento. Além disso, você pode esperar alguns confrontos se tentar. Se você for aconselhado a ser mais conservador, preste atenção à sugestão. Previsão para 03/11/2025
Hoje, o tempo irá congelar e até parecer retroceder. Use esta pausa para refletir sobre suas motivações. As pistas astrais parecem sugerir que você está atualmente resolvendo questões que dizem respeito ao destino de outra pessoa. Talvez você devesse gastar a mesma quantidade de tempo considerando seu destino também. Previsão para 03/11/2025
O clima está tenso hoje. Você terá consciência de um sentimento de inquietação e desejo de mudança, mas também relutará em fazer qualquer movimento real nessa direção. Seu julgamento lhe diz que as reclamações que não levam à ação não têm sentido. Então, por que não ser o catalisador que provoca alguma ação? Previsão para 03/11/2025
Você pode interpretar o dia seguinte como uma pergunta aberta sobre você. Você pode ter notado certos aspectos físicos ou psicológicos com os quais se sente desconfortável. O dia seguinte pode forçá-lo a tomar medidas para corrigir essa atitude. Você realizará muito se compartilhar suas preocupações com um amigo ou parente. Previsão para 03/11/2025
Às vezes, as pessoas podem censurá-lo por não ter muito tato nos relacionamentos. As posições planetárias vão ajudá-lo a ser mais sensível. Você sentirá que de repente tem uma capacidade muito maior de ouvir. Quer seja verdade ou não, os outros têm a impressão de que você não é mais tão egocêntrico. Previsão para 03/11/2025
Você tem um dom incomum para fazer uma situação parecer menos dramática. Com a energia astral de hoje, você testemunhará crises de todos os tipos. Você será aquele que tranquiliza as pessoas e será capaz de resumir a situação de forma objetiva, sem pânico ou exagero. Isso, aliado à sua calma lendária, formam uma ótima combinação! Previsão para 03/11/2025
Ouse expressar suas ideias sem medo do ridículo. Isto é o que a configuração planetária tem a dizer para vocês hoje. É exatamente disso que você gosta, porque o medo do ridículo geralmente é sua ruína. O desafio para você é dizer o que pensa com clareza, sem tomar emprestadas as ideias dos outros. Ouse fazer isso! Previsão para 03/11/2025
Se você sentiu vontade de escrever algo, agora é a hora de fazê-lo. Certamente não lhe falta imaginação. Seu problema pode ser que você tenha dificuldade em levar sua prosa a sério. Não pense tão seriamente em ser “um escritor”. Basta escrever e deixar as pessoas lerem o que você escreve. Um grupo de escritores seria uma ótima maneira de você sair do esconderijo. Previsão para 03/11/2025
Você pode ter alguma hesitação forte durante o dia. Você pode ter que encobrir a verdade ou dizê-la em voz alta. Se sim, diga o que você está pensando. Você será apoiado pelos planetas, que o ajudarão a formular suas ideias de uma forma que não choque as pessoas. Na verdade, você pode até influenciar alguns deles de acordo com o seu ponto de vista! Previsão para 03/11/2025
Há momentos em que seu pensamento claro revela sua tremenda maturidade. Você não é um sonhador, então é difícil levá-lo a situações ambíguas. Se você está atualmente tendo casos sentimentais, este seria um excelente dia para fazer um balanço, mas tente não ser muito frio. Previsão para 03/11/2025
Nos últimos dias, você pode ter se sentido um tanto frustrado em suas iniciativas. Tanto os obstáculos externos (como eventos que causaram atrasos) quanto as restrições internas (como a sua apatia) representavam um claro desafio. Antes que você possa fazer qualquer progresso real, certos assuntos devem ser resolvidos. O dia seguinte pode lhe dar a oportunidade de finalmente resolver essas questões. Previsão para 03/11/2025