O presente artigo faz uma análise jurídica, resumidamente, da obrigatoriedade, ou não, da vacina da COVID-19, segundo a legislação brasileira e a jurisprudência da Suprema Corte.
Pela ordem cronológica, a Lei nº 6.259 de 1975, ainda vigente, foi a primeira a tratar da vacinação obrigatória, visto que a parte final do art. 3º da referida lei dispõe o seguinte: “Cabe ao Ministério da Saúde a elaboração do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que definirá as vacinações, inclusive as de caráter OBRIGATÓRIO.” (grifo nosso)
Assim, depreende-se da leitura do dispositivo acima que a competência para elaborar o PNI e definir quais vacinas são obrigatórias é do Ministério da Saúde, por consequência, outro órgão, instituição ou entidade não podem interferir na escolha de quais vacinas serão obrigatórias.
Convém destacar que até a presente data a vacina contra a COVID-19 não está no PNI, basta consultar o DATASUS do Sistema Único de Saúde que é o responsável por divulgar a lista das vacinas obrigatórias, a saber: Hepatite B; Poliomielite (para evitar paralisia infantil); BCG (para casos graves de tuberculose), Tetravalente (para difteria, tétano, coqueluche e meningite); Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba); Febre amarela, dentre outras, porém, não consta a vacina contra a COVID-19, então, por enquanto, esta não é obrigatória por lei.
Já no ano seguinte em 1976, foi publicado o Decreto nº 78.231 que trata no seu art. 29 do dever de quem tem a guarda ou responsabilidade sobre menores para submetê-los às vacinas obrigatórias, aquelas que estão relacionadas no PNI, já mencionadas, onde não consta a vacina da COVID-19.
Por outro lado, o art. 28 do mesmo Decreto nº 78.231/76 prevê que Estados, Distrito Federal e Territórios PODERÃO (não é DEVERÃO) tornar obrigatório o uso de outras vacinas para a população da sua área geográfica, entretanto, o inciso II desse mesmo art. 28 impõe uma restrição, a saber: “desde que o MINISTÉRIO DA SAÚDE APROVE, PREVIAMENTE, A CONVENIÊNCIA DA MEDIDA.” (grifo nosso)
Destarte, nos estados da federação a vacina da COVID-19 pode se tornar obrigatória apenas se o Ministério da Saúde aprovar previamente. Vale frisar que o art. 14, § 1º, do ECA, diz que “É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.” (grifo nosso)
Cumpre esclarecer que, por enquanto, as vacinas obrigatórias recomendadas pelas autoridades sanitárias são somente as que constam na lista do DATASUS, então como a vacina contra a COVID-19 não está nessa lista, os pais não podem ser juridicamente obrigados a vacinarem seus filhos menores.
Porém, o STF já pacificou o entendimento de que é constitucional obrigar a vacina de crianças e adolescentes, no julgamento do ARE 1267879/SP com a fixação da seguinte tese: “É constitucional a obrigatoriedade de imunização por meio de vacina que, registrada em órgão de vigilância sanitária, (i) tenha sido incluída no Programa Nacional de Imunizações, ou (ii) tenha sua aplicação obrigatória determinada em lei ou (iii) seja objeto de determinação da União, Estado, Distrito Federal ou Município, com base em consenso médico-científico. Em tais casos, não se caracteriza violação à liberdade de consciência e de convicção filosófica dos pais ou responsáveis, nem tampouco ao poder familiar”. (grifo nosso)
Ademais, o STF também já decidiu na ADI 6341 que, em razão do disposto nos arts. 23, II, e 198, I, da CF/88, os estados e municípios PODEM adotar medidas de combate ao coronavírus, ainda que a União não adote, sob o fundamento de que a proteção à saúde é de competência concorrente e deve ser observada a autonomia dos entes da federação.
No julgamento da ADPF 756, o STF entendeu que “a decisão de promover a imunização contra a Covid-19 em adolescentes acima de 12 anos, observadas as evidências científicas e análises estratégicas pertinentes, insere-se na competência dos estados, do Distrito Federal e dos municípios”, contrariando a recomendação do Ministério da Saúde que era para não vacinar adolescentes, mesmo que não possuíssem nenhuma comorbidade.
Percebam que o Conselho Tutelar e a autoridade judiciária não podem determinar a obrigatoriedade de os pais vacinarem seus filhos menores, apenas as autoridades sanitárias competentes, neste caso, o Ministério da Saúde que é o único que pode inserir a vacina da COVID-19 no PNI, mas, diante da jurisprudência do STF, as autoridades sanitárias dos estados e municípios podem obrigar a vacinação de crianças e adolescentes.
Caso a vacina da COVID-19 venha a se tornar obrigatória por força de lei, a autoridade judiciária e o Conselho Tutelar também poderão determinar a vacinação, conforme depreende-se da infração administrativa do art. 249, do ECA: “Descumprir, dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao poder familiar ou decorrente de tutela ou guarda, bem assim determinação da autoridade judiciária ou Conselho Tutelar: Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.” (grifo nosso)
Saliente-se que o art. 5º, § 2º, da Portaria nº 597/2004 do Ministério da Saúde, prevê a obrigatoriedade de apresentar o cartão de vacinação para matrícula em creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e universidades, ocasião em que deve constar aquelas vacinas relacionadas no Plano Nacional de Imunização (PNI), onde ainda não consta a vacina contra a COVID-19, por este motivo não é possível que os estabelecimentos de ensino exijam o cartão de vacina contra a COVID-19.
Outra decisão importante do STF aconteceu na ADI nº 6586 que determinou que União, Estados e Municípios podem adotar medidas indiretas para determinar a vacinação obrigatória, desde que haja previsão na lei ou decorra da lei, sendo assim, enquanto não existir lei que proíba o acesso de crianças e adolescentes aos estabelecimentos de ensino, essa medida não pode ser aplicada.
Ainda na ADPF 756, o STF suspendeu despacho do MEC que proibia a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 nas universidades, pois essa decisão do STF se baseou na autonomia gerencial e administrativa das universidades prevista no art. 207 da CF.
Observe-se que as escolas não possuem a autonomia das universidades, portanto, aqueles estabelecimentos de ensino não podem exigir o comprovante de vacinação em tela, haja vista o STF ter fundamentado a decisão acima no art. 207 da CF, que trata da autonomia das universidades, e não das escolas.
Para mais esclarecimentos e eventuais dúvidas, sigam o instagram @professorpaulocesarmelo e acessem conteúdos gratuitos e atualizados sobre Direito.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você manterá o equilíbrio hoje, Áries, então aproveite esta oportunidade para tomar decisões racionais sobre as questões mais intensas sobre a mesa. Fique com os pés no chão e concentre-se no que você precisa fazer. Não se deixe envolver pelo drama emocional habitual. Restrição e limitação são os principais temas do dia que o ajudarão a atingir seus objetivos. Previsão para 25/12/2024
Sua atitude lúdica será uma adição bem-vinda ao tom sóbrio e restritivo do dia. Por outro lado, pode ser necessário que você seja sério para realizar o que precisa ser feito. A escolha é sua. No entanto, provavelmente seria sensato passar o dia cuidando de tarefas domésticas e tarefas incômodas que você adiou por algum tempo. Previsão para 25/12/2024
Este é um dia maravilhoso para você, Gêmeos. Você sentirá um maior sentimento de apreço e respeito pelas pessoas ao seu redor. O planejamento e o trabalho árduo com o qual você contribuiu recentemente estão finalmente valendo a pena. É provável que as pessoas cheguem ao seu nível de pensamento. Você descobrirá que pode se conectar em um nível muito produtivo. Suas emoções estão sob controle e seus pensamentos são cristalinos. Previsão para 25/12/2024
Há um tom restritivo e sóbrio no dia que pode cansá-lo, Câncer. O truque para usar essa energia a seu favor é ajustar seu plano de jogo de acordo com o clima. Cuide das tarefas mundanas e dos pequenos obstáculos. Faça planos realistas e siga metas de curto prazo. Regue suas plantas. Faça coisas que exijam disciplina e fundamentação. Previsão para 25/12/2024
Desça das nuvens hoje, Leo. É importante se conectar com o que está acontecendo aqui. Pode ser que você esteja errando o alvo porque não levou em consideração certos detalhes que são óbvios para todos os outros. Atenda a projetos que exigem sua atenção. Planejamento realista e ações disciplinadas são as melhores atividades para se envolver. Previsão para 25/12/2024
O ritmo letárgico do dia pode deixá-lo frustrado, Virgem. Pode parecer que as coisas não estão progredindo tão rapidamente quanto você gostaria. Não se deixe seduzir pela ideia de que tudo precisa ser feito mais cedo. Mais rápido não é necessariamente melhor. Foco na qualidade e eficiência. Examine o que poderia ser considerado uma ação inútil. Simplifique sua rotina diária. Previsão para 25/12/2024
Este é um dia excelente para você realizar muitas coisas, Libra. Você pode se sentir restrito em suas emoções e incapaz de estabelecer certas conexões profundas, mas não se preocupe com isso. Se não parecer o momento certo para iniciar uma conversa profunda, não force. Concentre-se nas coisas que você precisa realizar pessoalmente e profissionalmente. Previsão para 25/12/2024
Desacelere um pouco hoje e faça um planejamento. Há um clima estável e fundamentado que ajudará a trazer seus pensamentos e ações para a Terra. O vento pode não estar enchendo suas velas tanto quanto você gostaria, mas você pode usar isso a seu favor. A reserva subjacente nas atitudes e opiniões das pessoas irá ajudá-lo bastante. Elimine as bobagens e concentre-se no que é real. Previsão para 25/12/2024
Hoje há um chamado para você se concentrar em itens tangíveis, Sagitário. Suas emoções podem ser um pouco restritas, mas você encontrará conforto em ambientes lindos e luxuosos. Não se surpreenda se as pessoas forem um pouco mais críticas do que o normal. O que eles consideram útil pode parecer prejudicial. Tente manter uma visão positiva das coisas ou você poderá cair em uma espiral negativa de autopiedade. Previsão para 25/12/2024
Coloque sua vida em ordem hoje, Capricórnio. Abandone a falsa personalidade que você está vestindo e realmente olhe-se no espelho. Certifique-se de gostar da pessoa que você vê. Este é um bom dia para deixar a frivolidade de lado e se concentrar no que você precisa realizar. Cuide de seus deveres e planeje sabiamente o futuro. Armazene seus recursos em vez de desperdiçá-los todos agora. Previsão para 25/12/2024
Você se encaixará perfeitamente em quase todas as situações que encontrar hoje, Aquário. As coisas estão indo bem para você, então aproveite a energia. Você descobrirá que pode realizar muito com muito pouco esforço. Outras pessoas respeitarão isso. Se algo precisa ser feito de maneira meticulosa e eficiente, você é a pessoa certa para o trabalho. Previsão para 25/12/2024
Não espere uma reação das pessoas hoje, mesmo que você conte as piadas mais engraçadas. Outros provavelmente serão reservados e tensos. Na maior parte, a previsão do dia prevê céus conservadores e uma pequena chance de mau humor. A melhor maneira de lidar com isso é envolver-se em atividades que exijam disciplina, fundamentação e eficiência. Termine suas tarefas e planeje coisas divertidas para a noite. Previsão para 25/12/2024