Dólar hoje 5,871
22° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Política
Postada em 19/04/2025 12:20 | Atualizada em 20/04/2025 18:47 | Por Todo Segundo

Criminosos usam nome do presidente da Câmara de Palmeira para aplicar golpes

Madson Monteiro virou alvo de criminosos que tentam aplicar golpes usando suas fotos e seu nome
O nome de Madson Monteiro, presidente da Câmara de Palmeira virou alvo de criminosos - Foto: Reprodução

O nome de Madson Monteiro, presidente da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios virou alvo de criminosos que tentam aplicar um golpe.

Usando fotos de Monteiro em perfis e com pelo menos dois números de contatos, os golpistas vêm se passando pelo vereador desde a última sexta-feira (18), para pedir ajuda financeira por meio de mensagens do aplicativo de WhatsApp.

“Bom dia pessoal. Mais números estão se passando por mim! Não enviem dinheiro, nem respondam as mensagens e ligações. Isso é golpe. Podem ter mais números além desses.” Alertou o presidente do Legislativo nas redes sociais.

Golpes

Golpes e estelionatos virtuais e têm ficado cada vez mais comuns no Brasil. Trata-se de uma mudança no perfil do crime contra o patrimônio, influenciado sobretudo pela transformação tecnológica da economia. Nos últimos anos milhões de pessoas com mais de 16 anos haviam sido vítimas de golpes digitais.

De acordo com uma pesquisa do Instituto DataSenado, mais de 40,85 milhões de pessoas perderam dinheiro em função de algum crime cibernético somente no ano passado – como clonagem de cartão, fraude ou invasão de contas.

Nomes e siglas de órgãos públicos, especialmente os que atuam na atividade de fiscalização, são usados de forma recorrente por criminosos para aplicar golpes contra pessoas de boa-fé.

A estratégia mais utilizada pelos estelionatários é o envio de correspondências eletrônicas (E-mail, SMS) ou ligações de números fakes informando a concessão de benefícios (prêmios, promoções, milhas) ou informando a existência de infrações supostamente cometidas pela vítima. Além do prejuízo financeiro, essa vítima pode passar por grandes aborrecimentos.

Alerta

  • 1. Desconfie sempre. Uma simples pesquisa em sites e ferramentas de busca disponíveis na internet ajuda a desmascarar fraudes e fake news;
  • 2. Proteja-se. Mantenha seus equipamentos, contas e perfis protegidos com senhas longas, com diferentes caracteres. Evite usar dados pessoais; não reutilize suas senhas; ative a verificação em duas etapas; acesse os sites digitando a URL no navegador ou usando aplicativos oficiais.
  • 3. Cuidado com contas falsas. Contas falsas costumam usar bots para multiplicar os boatos e golpes. Bot, originado de robot (robô, em inglês), refere-se a um tipo de programa que permite automatizar tarefas e que pode ser usado tanto para fins legítimos como maliciosos.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram