A inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumula alta de 7,7% nos últimos 12 meses, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta sexta-feira (6). Nessa comparação, é a mais alta desde maio de 2005, quando atingiu 8,05%.
No mês passado, o indicador apresentou variação de 1,22%, resultado próximo ao de 1,24% de janeiro. Foi o maior resultado para o mês de fevereiro desde 2003, quando o IPCA foi de 1,57%.
O vilão no mês passado foi a gasolina, cujos preços subiram 8,42%. Refletindo aumento nas alíquotas do PIS/Cofins, que entrou em vigor em 1º de fevereiro, a gasolina exerceu um impacto de 0,31 ponto percentual (p.p.), sendo responsável, sozinha, por um quarto do IPCA, ou seja, 25,41%. Sob esta forte pressão, os gastos com Transportes subiram 2,20%, grupo que apresentou o mais elevado impacto no mês (0,41p.p.).
Ainda no grupo transportes, houve aumento também nas alíquotas do PIS/Cofins para o óleo diesel, que apresentou alta de 5,32%. Já os preços do etanol subiram 7,19%. Além dos combustíveis (7,95%), outros gastos importantes com transportes também apresentaram elevação: trem (3,10%), automóvel novo (2,88%), ônibus urbano (2,73%), metrô (2,67%), ônibus intermunicipal (1,68%), táxi (1,21%) e conserto de automóvel (1,20%).
Quanto aos intermunicipais (1,68%), as regiões que influenciaram o resultado foram: Curitiba (9,61%), com reajuste de 12,00% em 08 de fevereiro; Salvador (5,74%), com reajuste de 9,00% em 13 de fevereiro e Rio de Janeiro (2,37%) com 12,46% em 10 de janeiro.
Outros segmentos
Considerando os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, a variação mais elevada foi registrada no grupo educação, que atingiu 5,88%, refletindo os reajustes praticados no início do ano letivo, especialmente nos valores das mensalidades dos cursos regulares, que subiram 7,24%.
À exceção de Fortaleza, que não apresentou aumento em virtude da diferença da data de reajuste, nas demais regiões as variações dos cursos regulares situaram-se entre os 5,11% de Porto Alegre e os 9,78% do Rio de Janeiro. Nas mensalidades dos cursos diversos (idioma, informática etc.), a variação foi de 7,14%.
Em habitação (1,22%), o destaque ficou com a energia elétrica, com alta de 3,14%. Em São Paulo (5,84%), foi registrada parte do reajuste de 3,77% de uma das concessionárias, em vigor desde 8 de janeiro. Além disso, a variação de preços da energia elétrica refletiu movimentos nos valores dos impostos e parcela residual da aplicação do Sistema de Bandeiras Tarifárias sobre as contas, a partir de 1º de janeiro.
Outros gastos com habitação também se elevaram de janeiro para fevereiro, tais como, condomínio (0,99%), mão de obra para pequenos reparos (0,92%), gás de botijão (0,91%), artigos de limpeza (0,81%), aluguel residencial (0,64%).
Com reajustes ocorridos em 31 de dezembro, 12 de janeiro e 2 de fevereiro, conforme marca e região, o item cigarro apresentou variação de 1,16%. Além dele, os itens excursão (6,93%), cabeleireiro (1,09%) e manicure (1,04%) sobressaíram no grupo das despesas pessoais (0,86%). No grupo Saúde e Cuidados Pessoais (0,60%) destacaram-se os serviços médicos e dentários (1,14%) e os artigos de higiene pessoal (0,89%).
Já no grupo dos artigos de residência (0,87%), a alta foi puxada pelos eletrodomésticos, cujos preços se elevaram em 2,15%, e pelos serviços de conserto e manutenção de equipamentos domésticos, que subiram 1,70%.
Quanto ao grupo alimentação e bebidas, com alta de 0,81%, observa-se redução no ritmo de crescimento de preços, tendo em vista a taxa de 1,48% registrada no mês anterior. Os alimentos consumidos fora de casa (0,95%) tiveram aumentos acima dos consumidos em casa (0,74%).
Observa-se ainda que, no agrupamento dos alimentos consumidos em casa, Campo Grande apresentou queda de 0,77%. Assim, as variações se situaram entre -0,77% (Campo Grande) e 1,44% (Salvador), enquanto no mês anterior estiveram entre 1,06% (Recife) e 2,73% (Campo Grande).
Mesmo apresentando ritmo de crescimento de preços menos intenso, alguns alimentos continuaram em elevação, como:
— Feijão-carioca (32,29% em 12 meses)
— Cebola (23,56% em 12 meses)
— Feijão-fradinho (19,53% em 12 meses)
— Cenoura (18,41% em 12 meses)
— Tomate (17,99% em 12 meses)
Alívio no bolso
Apenas dois grupos se apresentaram em queda no mês: vestuário, com -0,60%, reflexo das promoções ocorridas no mercado, e comunicação, com -0,02%, tendo em vista a redução média de 22,00% nas tarifas de telefonia fixa para móvel, a partir de 24 de fevereiro.
Quanto aos índices regionais, os maiores foram registrados em Salvador (1,66%) e Recife (1,64%). A pressão veio dos alimentos e da gasolina em ambas as regiões.
Em Salvador, os alimentos subiram 1,46% e a gasolina 13,92% e em Recife a taxa dos alimentos foi 1,51% e da gasolina, 11,77%.
O item energia elétrica, com alta de 6,77% em Recife e 9,18% em Salvador, também influenciou o índice das regiões. O menor resultado foi o de Brasília (0,57%). A seguir, tabela com os resultados mensais por região pesquisada.
O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do País, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília.
Para cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados no período de 29 de janeiro a 27 de fevereiro de 2015 (referência) com os preços vigentes no período de 30 de dezembro de 2014 a 28 de janeiro de 2015 (base).
Do R7
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
A papelada relativa a um bônus, liquidação ou dividendo de algum tipo pode precisar ser executada hoje. Provavelmente será chato. Você vai conseguir. Insights repentinos, revelações ou voos de fantasia podem fornecer material para atividades criativas, especialmente escrever ou falar. Escreva essas ideias. Você tem boa memória, Áries, mas vai querer se lembrar de cada detalhe. Previsão para 10/01/2025
Os nervos tensos e a ansiedade em relação a tarefas desagradáveis ??podem deixá-lo nervoso e provavelmente descontar o estresse nas pessoas mais próximas a você. Tente evitar isso, Touro. Dê um passeio. Libere o estresse por meio de exercícios ou escrita. Comunique seus sentimentos aos amigos e garanta que você não está chateado com eles. Dessa forma, você passará o dia com poucos danos. Previsão para 10/01/2025
Você pode se sentir sobrecarregado hoje. Sua energia pode estar diminuindo e você pode até sentir febre. Provavelmente isso nada mais é do que estresse, Gêmeos. Provavelmente você deveria tirar um tempo de sua vida agitada e relaxar. Passe a tarde no cinema. Mime-se com um jantar fora. Compre um presente para você. Amanhã você deverá se sentir melhor novamente. Previsão para 10/01/2025
Hoje você pode se sentir especialmente romântico. Romances, filmes e poesias sobre o amor serão atraentes. Se você está envolvido romanticamente, considere planejar uma noite especial com seu parceiro. Se você não estiver envolvido, talvez queira participar de um evento esportivo. Planeje uma noite agradável, Câncer. Quem sabe? Você poderia conhecer alguém novo e emocionante! Previsão para 10/01/2025
Uma atividade intensa em casa provavelmente envolverá preparativos para uma viagem ou evento. Mais de um visitante poderia chegar durante o dia. Sua mente pode estar indo em várias direções diferentes e isso pode ser um pouco desconcertante. Tente fazer pausas e permanecer centrado, Leo. Você não conseguirá nada se entrar em pânico. Previsão para 10/01/2025
Você pode experimentar um aumento na atividade física e mental hoje. Talvez você tenha que ler ou escrever muito rapidamente, fazer vários telefonemas ou fazer mais tarefas do que tem tempo. Isso pode ser frustrante e opressor, mas se você planejar com cuidado, Virgem, conseguirá fazer tudo dentro do prazo. Ocupe-se e vá em frente. Previsão para 10/01/2025
Você pode descobrir um talento oculto para escrever ou, se já sabe disso, pode descobrir que sua habilidade é maior do que suspeitava. Talvez você precise executar alguma papelada relacionada a dinheiro, Libra, mas fará isso de forma rápida e eficiente. Em algum momento do dia você provavelmente ficará um pouco cansado, mas isso vai passar. Faça seu trabalho e depois relaxe. Previsão para 10/01/2025
Você pode se sentir nervoso hoje, mas não sabe por quê. Você pode pular diante de ruídos inesperados ou pensar que vê ou ouve coisas que não existem. Você não está ficando louco. Isto é causado pela configuração planetária atual. A melhor maneira de aliviar o nervosismo é fazer algum exercício – pelo menos dar uma caminhada. À noite, leia um livro envolvente. Previsão para 10/01/2025
Você pode se perguntar se está perdendo a memória hoje. Você pode ter a estranha sensação de que havia algo que precisava fazer, mas não consegue lembrar o quê. Não se preocupe com isso, Sagitário. Se você se esforçar demais, ficará louco. Sua imaginação pode ter ideias para histórias e poemas. Escreva-os. Você vai querer se lembrar deles. Previsão para 10/01/2025
Hoje você pode ter que se comunicar muito com os amigos. Talvez você precise fazer ligações ou colocar correspondência em dia. Você pode estar prestes a atingir um objetivo. Considere dar aquele último jato de energia para ser concluído. Isso pode envolver muito tempo no carro ou ao telefone, Capricórnio, mas persista. Você ficará feliz por ter feito isso. Previsão para 10/01/2025
Um autor proeminente cujo trabalho você gosta pode publicar um novo livro. Você pode considerar escrever por conta própria, principalmente se tiver uma história para contar. Em um nível mais mundano, seu dia pode exigir que você passe muito tempo no carro ou ao telefone quando preferiria ler. Certifique-se de agendar um horário para relaxar à noite. Previsão para 10/01/2025
Boas notícias sobre escrita, palestra ou publicação podem surgir hoje. Você pode se sentir terrivelmente entediado com a vida e de repente sentir vontade de fugir por um tempo. Esta não é uma má ideia, Peixes. Faça alguns telefonemas. Convide um amigo e discuta o assunto com ele. Você tem trabalhado muito e provavelmente uma pequena pausa é necessária. Previsão para 10/01/2025