Os bancos e corredores da Catedral da Sé, no centro da capital paulista, ficaram lotados no início da tarde desta segunda-feira (21), para acompanhar a missa em homenagem ao papa Francisco, que morreu pela manhã. A missa, que teve início às 12h, foi celebrada pelo cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.
No altar, ao lado de muitas flores, estava uma foto do papa. “Hoje fomos surpreendidos com a notícia do falecimento do papa Francisco. O papa Francisco, se eu pudesse dizer, escolheu um belo dia para morrer: uma segunda-feira da Páscoa, para dizer que a morte é redimida pela vida e pela ressurreição”, disse o cardeal aos fiéis ao iniciar a celebração.
Durante a homilia, o cardeal exaltou a vida de Francisco e sua missão junto à Igreja Católica. “O papa Francisco deixou uma marca importante na vida da Igreja e da humanidade. Naturalmente, nesses dias se farão muitas análises sobre a vida e o pontificado do papa Francisco. Mas uma coisa é certa: primeiramente, ele foi uma pessoa muito humana. E assim foi até o final. Nunca escondeu sua condição humana, mesmo em sua fragilidade. Não escondeu sua condição de cadeirante, quando não pôde mais caminhar. Não escondeu sua condição de enfermo, quando já tomava medicamentos muito fortes para as dores que sofria e suas artroses. E, mesmo no hospital, durante as semanas de internação, ele pediu que não fosse escondida sua condição de enfermo”, disse o cardeal.
Para dom Odilo, o papa deixa um grande exemplo de vida para a humanidade.
“Desde os pobres, os idosos, as crianças não desejadas, passando pelos migrantes indesejados, pelos refugiados, por aqueles que economicamente não contam e por aqueles que, ideologicamente ou religiosamente, pensam ou fazem diferente de nós, o papa Francisco deixou muito forte essa mensagem: não podemos descartar a pessoa humana. Todos são sempre filhos de Deus e, quanto mais sofre ou quanto mais é frágil, tanto mais merece nossa atenção e nosso cuidado. A condição humana é sim, também uma questão de fragilidade, não só de força ou eficiência. Creio que essa é uma mensagem do papa Francisco, de que esse mundo precisa estar presente para não ficar um mundo desumano.”
A fala de dom Odilo foi acompanhada por uma multidão presente na Catedral da Sé para homenagear o papa. Entre esses fiéis estava Elza Rosa, de 74 anos. Em pé, esperando pelo início da missa, ela disse à reportagem que o papa “era uma pessoa excelente”.
“Está doendo muito. A gente ama muito ele. Ele era uma pessoa santa e muito querida. Ele foi muito bom para nós, para o Brasil e para o mundo”, disse.
A fala de dom Odilo foi acompanhada por uma multidão presente na Catedral da Sé para homenagear o papa. Entre esses fiéis estava Elza Rosa, de 74 anos. Em pé, esperando pelo início da missa, ela disse à reportagem que o papa “era uma pessoa excelente”.
“Está doendo muito. A gente ama muito ele. Ele era uma pessoa santa e muito querida. Ele foi muito bom para nós, para o Brasil e para o mundo”, disse.
Também em pé, próximo ao altar, estava Milton Moreira, 80 anos, que destacou a humildade do papa. “Ele era tão humilde que ficou sempre ao lado dos mais necessitados. Ele deu a vida pela unidade e pela paz no mundo. É uma grandeza muito infinita.”
“O papa Francisco não tinha preconceito com nada”, ressaltou a consultora óptica Dina Cavallari, 60 anos.
“Desde a pessoa mais humilde, independente de crença ou de sexualidade, ele sempre teve uma mente muito aberta. Gostava dele porque ele apoiava todas as classes. A igreja lotada hoje dá uma demonstração de muito carinho e de uma perda muito grande para nós”, lamentou Dina Cavallari.
Para a consultora, o novo papa, que será escolhido em conclave, deve “ter um pensamento mais atual para dar seguimento ao que está acontecendo no mundo hoje e ser um papa atualizado com a situação em que o mundo se encontra”.
Coletiva
Pouco antes de celebrar a missa na Sé, o cardeal dom Odilo Scherer conversou com jornalistas e falou sobre a importância do papa Francisco para a Igreja Católica. “Nós temos muito agradecer a Deus pela vida do papa Francisco que foi escolhido como pontífice no Conclave 2013 e deu uma grande contribuição para a Igreja dar passos adiante na linha da prática do Concílio Vaticano II”, exaltou. “Um dos destaques desse pontificado foi a continuidade da implantação do Concílio Vaticano II no que diz respeito à própria Igreja, de tornar a Igreja realmente mais missionária, não voltada para dentro ou apenas cuidando de si, mas uma Igreja para o mundo.”
Outro aspecto que ele citou como importante desse pontificado foi o de ter “coragem em tomar medidas novas, drásticas e fazer legislações novas para corrigir uma chaga moral existente no meio de membros do clero”.
Essas chagas, explicou depois o cardeal, se referem a denúncias de abusos e de pedofilia dentro da Igreja Católica. “O papa Bento XVI já levou muito a sério essas questões, por exemplo, de corrupção moral, pedofilia e abusos sexuais dentro do clero. O papa Francisco prosseguiu nisso e fez uma legislação para claramente limpar essas situações que, naturalmente, atingem uma porcentagem muito pequena no clero. Mas acaba que todo o clero leva a fama", disse.
"O papa Francisco, justamente, pôs a mão nessa chaga e, felizmente, também com bastante firmeza e êxito. Mas isso não significa que isso está resolvido porque essa é uma condição humana que sempre pode voltar. Por isso mesmo requer tanto um cuidado com a escolha dos candidatos quanto cuidado na formação para que os sacerdotes não caiam nessa situação, não caiam nessa tentação", completou.
Segundo ele, o papa Francisco também será lembrado por ter deixado como legado a escolha por cardeais de fora do eixo europeu. “O papa escolheu muitos cardeais de regiões mais periféricas da Igreja, até mesmo em países onde a presença da Igreja é mínima para dar ocasião de ouvir e de participar”, disse. “O papa Francisco se preocupou com as periferias do mundo. As periferias sociais, as geográficas e, até mesmo, as periferias econômicas e também dentro da igreja”, acrescentou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
A próxima tarefa no seu caminho para o sucesso pode ser uma pílula difícil de engolir. Talvez envolva interagir com alguém com quem você não deseja lidar. Você sabe que precisa adotar algum tipo de personalidade falsa para conseguir o que deseja. Você é sensível a esse dilema e pode ficar emocionado com isso, o que o faz hesitar em levar o plano adiante. Previsão para 28/10/2025
A indecisão debilitante pode atormentar você. Você tem deixado que sua boa sorte o leve até a prosperidade. É como se você estivesse amarrado a uma corda e testando constantemente seus limites. Infelizmente, você pode se deparar com um obstáculo e sentir que não pode ir mais longe. Questões emocionais sugerem que você não levou em consideração seus sentimentos. É hora de reavaliar sua abordagem. Previsão para 28/10/2025
Você pode sentir que está fazendo todo o trabalho de um projeto ou relacionamento e, se desistir por um minuto, tudo desmoronará. Tenha cuidado para não colocar um fardo tão grande sobre si mesmo que fique ressentido com todos os outros. Você é bom em criticar as ações de outras pessoas, mas talvez a pessoa com quem você precise conversar sobre essas questões seja você. Previsão para 28/10/2025
É importante permanecer flexível, mas não tanto a ponto de não poder tomar uma decisão sobre nada. Sua cabeça diz uma coisa enquanto seu coração diz outra. Quando você dá liberdade a ambos em um esforço para serem o mais flexíveis possível, eles seguem direções opostas. Adie a tomada de qualquer decisão importante até que seu caminho fique mais claro. Previsão para 28/10/2025
Você se sente emocionalmente forte, mesmo que certas pessoas possam atrapalhar seus planos. Você pode realizar muito. Você é responsável apenas por si mesmo. Você sente vontade de trabalhar mais do que o normal. Mesmo que você esteja trabalhando muito, sua mentalidade geral é boa. Você deve aproveitar o seu dia independentemente das circunstâncias. Previsão para 28/10/2025
Você pode sentir que há uma grande oportunidade esperando por você, mas sua cabeça está confusa demais para aproveitá-la. Talvez você tenha medo de que, se aceitar esta oferta agora, perca uma oferta ainda melhor mais tarde. Não demore. Mudança é progresso. Vá atrás das coisas que chamam sua atenção e o atraem. Essas oportunidades não durarão para sempre. Pare de sonhar e comece a fazer. Previsão para 28/10/2025
Sua natureza sensível é atraente. As pessoas que procuram você em busca de conselhos e orientação não ficam desapontadas. Você tem uma perspectiva sólida e prática, mas também é receptivo e compreensivo. Pessoas com ideias chamativas e um jeito imprudente podem tentar lhe vender um porco na armadilha. Não se deixe levar. Mantenha-se forte dentro de si mesmo e confiante naquilo em que acredita. Previsão para 28/10/2025
Você pode sentir que está viajando em um trem rápido para o sucesso. O sucesso pode ser medido de diferentes maneiras. Hoje é importante que você considere seu sucesso emocional e como seus sentimentos se enquadram em sua vida. Você pode descobrir que o trem em que está não é o trem em que deveria estar. Não tenha medo de descer na próxima estação e fazer transferência para uma linha diferente. Previsão para 28/10/2025
Você pode se sentir como um caracol saindo de sua concha. Quando ninguém está olhando, você lentamente e cautelosamente coloca a cabeça para fora e coloca as antenas para fazer uma leitura do mundo exterior. Quando você vê uma criatura como você, você se sente confortável e sai um pouco mais da sua concha. Tenha cuidado para não baixar muito as suas defesas, porque um pássaro grande e faminto pode estar procurando o jantar. Previsão para 28/10/2025
Sua atitude turbulenta e generosa é inspiradora e bem recebida por outras pessoas. Existem também algumas pessoas que consideram seu comportamento ostensivo ou arrogante. Você pode se perguntar como isso é possível, já que suas intenções são boas. Você quer que as pessoas compartilhem o amor e os bons momentos. Você está atento aos sentimentos dos outros. Sente-se e converse com as pessoas individualmente para entender como elas se sentem. Previsão para 28/10/2025
Assim que você experimenta o sucesso, algo surge e faz você se sentir mal. Talvez outra pessoa tenha ciúmes de você e também faça ou diga coisas que fazem você se sentir inseguro. Talvez a dúvida venha de uma fonte interna que diz que você não merece prosperidade. Não se deixe levar por isso. Siga em frente com seus planos. Previsão para 28/10/2025
Para manter a paz e a harmonia, você pode usar muitas máscaras diferentes. Ao fazer isso, você pode esquecer sua verdade interior e aquilo em que realmente acredita. O atrito entre o seu exterior animado e comunicativo e o seu interior suave e vulnerável pode tornar difícil para você encontrar a solução que procura. Você tem as respostas que precisa. Confie em si mesmo quando os encontrar. Previsão para 28/10/2025