Dólar hoje 5,462
22° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 01/07/2025 12:33 | Por Todo Segundo

TSE realiza nesta quarta (2) audiência pública sobre Teste da Urna 2025

Evento virtual esclarecerá regras do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais
TSE realiza audiência pública nesta quarta (2) sobre o Teste Público de Segurança da Urna 2025

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta quarta-feira (2), das 14h às 15h, uma audiência pública virtual para prestar esclarecimentos sobre as regras do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, conhecido como Teste da Urna. A audiência poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

O evento é uma oportunidade para que a sociedade civil, especialistas em tecnologia e interessados no processo eleitoral compreendam melhor como será conduzida a oitava edição do teste, que ocorrerá entre 1º e 5 de dezembro de 2025, na sede do TSE, em Brasília (DF).

Durante a audiência, quem quiser tirar dúvidas poderá enviar perguntas para o e-mail: tpu2025@tse.jus.br.

Transparência e participação

A audiência pública será presidida pelo juiz auxiliar da Presidência do TSE, Júlio Ferreira de Andrade. Também participarão o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Júlio Valente, o chefe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo, o chefe da Seção de Voto Informatizado, Rodrigo Coimbra, e o chefe da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados, Alberto Cavalcante.

O edital de convocação do Teste da Urna foi publicado na última sexta-feira (27), no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), e marca o início de mais uma etapa do calendário técnico do TSE em preparação para as Eleições Gerais de 2026.

Inscrições abertas

As inscrições para participação no teste já estão abertas e seguem até o dia 18 de julho, por meio da página oficial do evento no site do TSE. Lá também serão disponibilizados o regulamento, os prazos e os resultados das avaliações.

O Teste Público é voltado para especialistas em segurança da informação, acadêmicos e representantes da sociedade civil, que poderão apresentar propostas de investigação e contribuir para o aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e totalização dos votos.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram