Dólar hoje 6,180
31° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Política
Postada em 09/05/2024 19:23 | Atualizada em 09/05/2024 19:42 | Por Todo Segundo

TSE lança campanha de incentivo a participação feminina na vida política

Com o slogan “Mulher na política é outra história”, a ação será veiculada nas emissoras de rádio e televisão até 9 de junho
Mulher na política é outra história: campanha do TSE incentiva participação feminina nas eleições - Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral lançou nesta quinta-feira (09), uma campanha de incentivo, valorização e respeito às mulheres na vida política. Com o slogan “Mulher na política é outra história”, a ação será veiculada nas emissoras de rádio e televisão até 9 de junho.

A campanha também estará disponível no canal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no YouTube e nas redes sociais. No vídeo, mulheres de diferentes idades manifestam opiniões sobre direito ao voto, representatividade e violência política de gênero. (Vídeo abaixo da matéria).

Nas eleições 2020, as candidaturas femininas cresceram em comparação a 2016, saltando de 31,9% naquele ano para 33,3% no último pleito municipal. Entretanto, a proporção ainda é baixa em comparação com o eleitorado feminino, que corresponde atualmente a 53% do total.

Alagoas

Alagoas é o quarto estado do País com maior proporção de mulheres que comandam as prefeituras. Aqui, o percentual alcança 21,6%, ficando atrás, apenas, de Roraima (26,7%), Rio Grande do Norte (22,8%), Maranhão (22,1%).

Diferentemente do que apresentam as estatísticas populacionais em Alagoas, em que as mulheres são maioria no eleitorado (53,11%), em relação aos homens (46,89%), o gênero masculino compõe a maior parte das filiações partidárias, apesar de não muito distante da quantidade de filiadas. São 100.749 homens inscritos em agremiações políticas, representando 52,85 % do total, e 89.793 mulheres (47,10 %).

Embora haja um certo equilíbrio no número de filiados por gênero em Alagoas, entre os sexos, com homens (52,85%) e mulheres (47,10%), a participação feminina na política dentro do estado ainda está muito aquém do ideal.

Entre os partidos, o que mais elegeu prefeitas em Alagoas, no último pleito municipal, foi o MDB, com nove vitoriosas. O PP elegeu cinco; PSD e PTB elegeram duas; PSB, PL, PSC e Podemos elegeram uma prefeita cada. Dez foram reeleitas.

São elas: Atalaia – Ceci Rocha, Barra de Santo Antônio – Livia Carla, Batalha – Marina Dantas, Belém – Paula Santa Rosa, Cajueiro – Lucila Toledo, Coqueiro Seco – Decele Dâmaso, Delmiro Gouveia – Ziane Costa, Feliz Deserto – Rosiana Beltrão, Flexeiras – Silvana Cavalcante, Ibateguara – Néa do Geo, Igreja Nova – Vera Dantas, Lagoa da Canoa – Tainá Veiga, Maravilha – Conceição Albuquerque, Maribondo – Leopoldina Amorim, Novo Lino – Marcela Gomes, Olho d’Água Grande – Suzy Higino, Ouro Branco – Denyse de Dona Telma, Porto Calvo – Eronita Leão e Lima, Senador Rui Palmeira – Jeane Moura, Santana do Ipanema – Dra Christiane Bulhões, São José da Laje – Ângela Vanessa e São Luís do Quitunde – Fernanda Cavalcanti.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram