Dólar hoje 5,488
19° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Política
Postada em 07/07/2025 13:00 | Atualizada em 07/07/2025 16:32 | Por Todo Segundo

Renan Filho diz que deixará ministério para disputar governo em 2026

Anúncio foi feito durante evento em Arapiraca, onde Renan participou da ordem de serviço do VLT
Renan Filho confirma que deixará ministério para disputar governo de Alagoas em 2026 - Foto: Todo Segundo

Durante entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (7), em Arapiraca, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), confirmou publicamente sua intenção de disputar o Governo de Alagoas nas eleições de 2026. A declaração foi dada antes da assinatura da ordem de serviço para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade, em um momento que mesclou anúncio de obras com movimentação política de olho no futuro eleitoral.

“Estou pronto para voltar e continuar transformando nosso estado. Alagoas avançou muito nos últimos anos, mas ainda temos muito a fazer. Se for da vontade do povo alagoano e do nosso grupo político, estarei na disputa pelo governo em 2026”, afirmou o ministro, em resposta a uma pergunta sobre seus planos políticos.

A fala confirma o que já vinha sendo ventilado nos bastidores da política alagoana e nacional: Renan Filho pretende deixar o Ministério dos Transportes em abril do próximo ano, dentro do prazo legal de desincompatibilização, para disputar novamente o comando do Executivo estadual.

Renan governou Alagoas por dois mandatos consecutivos, entre 2015 e 2022, e é considerado um dos principais quadros do MDB no Nordeste. À frente do governo estadual, foi responsável por obras estruturantes, além de ter ganhado projeção nacional pela condução fiscal equilibrada e pelo aumento de investimentos públicos no estado.

Atualmente, no comando de uma das pastas mais estratégicas do governo Lula, Renan tem se mantido em destaque no cenário político federal, mas o retorno à política estadual reacende o debate sobre sucessão em Alagoas e deve influenciar diretamente as articulações partidárias nos próximos meses.

Questionado sobre possíveis adversários na disputa, o ministro adotou tom cauteloso: “Cada um tem o seu projeto. Eu sigo focado no que me cabe agora: trabalhar até o último dia no Ministério dos Transportes para entregar resultados concretos ao Brasil e, em especial, a Alagoas.”

A confirmação da pré-candidatura promete reconfigurar o xadrez eleitoral alagoano e abrir caminho para novas definições dentro da base governista e da oposição, que também começa a se movimentar de olho na disputa de 2026.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram