Dólar hoje 6,188
21° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Política
Postada em 08/08/2022 16:19 | Atualizada em 08/08/2022 19:01 | Por Todo Segundo

Professor Cícero Albuquerque é o 1º a registrar candidatura ao governo de Alagoas

Federação também registrou a candidatura de Eliane Silva, como candidata a vice
Candidato a governador, Professor Cícero Albuquerque e candidata à vice, Eliane Silva - Foto: Assessoria

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu nesta segunda-feira (08), o primeiro registro formal de candidatura ao governo de Alagoas. A Federação integrada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e pela Rede Sustentabilidade (REDE) registrou o candidato Professor Cícero Albuquerque.

Além de Cícero Albuquerque, a Federação também registrou a candidatura de Eliane Silva, como candidata a vice, e Mário Agra, que concorre ao Senado. Esse é o último passo para a oficialização de uma candidatura. As três candidaturas aos cargos majoritários foram oficializadas em convenção do partido, no dia 30 de julho. Agora, foram devidamente registradas na Justiça Eleitoral.

Com a apresentação do registro junto ao TSE, a Receita Federal poderá fornecer um número de CNPJ às chapas, que poderão enfim arrecadar recursos e pagar despesas necessárias à campanha eleitoral.

Nos próximos dias, o TSE deve publicar um edital para que interessados sugiram, em até cinco dias, a impugnação dos pedidos de registro. Qualquer candidato, partido político, federação, coligação ou o Ministério Público pode impugnar o pedido de registro de candidatura.

A Corte Eleitoral terá até o dia 12 de setembro para julgar definitivamente os pedidos de registro e eventuais recursos. O primeiro turno das eleições 2022 está marcado para o dia 2 de outubro.

Alianças

A Federação partidária PSOL-REDE foi aprovada pelo TSE em maio e tem o comando dividido entre Guilherme Boulos e a porta-voz da REDE Heloísa Helena.

Em Alagoas, a candidatura do Professor Cícero Albuquerque à chefia do executivo estadual é apoiada pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) e pela Unidade Popular (UP).

Trajetória política

Cícero Albuquerque é professor universitário e educador popular. Em 2018 foi candidato ao Senado, tendo recebido 57.747 votos. Antes, foi candidato a prefeito de Atalaia, cidade onde nasceu, nas eleições de 1996. Também disputou o cargo de deputado estadual em 1998.

Cícero é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) nos campi de Palmeira dos Índios e de Arapiraca, com graduação em história. É mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram