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Política
Postada em 19/10/2025 21:22 | Por Todo Segundo

Júlio Cezar defende ampliação do VLT de Arapiraca até Palmeira dos Índios

Secretário destaca iniciativa do ministro Renan Filho, governador Paulo Dantas, senador Renan Calheiros e prefeito Luciano
“VLT de Arapiraca pode se tornar modelo de mobilidade regional em Alagoas”, diz Júlio Cezar - Foto: Divulgação

O secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais e ex-prefeito de Palmeira dos índios, Júlio Cezar, defendeu a interligação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Arapiraca aos municípios de Igaci e Palmeira dos Índios, criando um novo corredor de transporte no agreste alagoano. O Governo do Estado está fazendo uma importante duplicação para interligar essas cidades, imagina ter um VLT entre Palmeira e Arapiraca.

Para ele, o VLT poderá, numa segunda etapa, estender-se de Igaci até Palmeira dos Índios, visto que o trecho ja é um corredor de transporte antigo, muito conhecido e com um volume grande de passageiros diariamente — principalmente estudantes, comerciantes e trabalhadores que se deslocam diariamente para Arapiraca.

“Nós já temos a linha pronta então é só botar o trem pra andar. A ferrovia marcou uma época importante do desenvolvimento da região, então farei um apelo ao ministro Renan Filho, governador Paulo e senador Renan para que interligue o VLT até Igaci e Palmeira, criando um corredor novo de transporte, a custo menor para a população, com mais comodidade e conforto. Parabenizo a iniciativa do governador Paulo Dantas, ministro Renan Filho, prefeito Luciano e senador Renan Calheiros”, destacou o ex-prefeito.

Atualmente, o projeto do VLT de Arapiraca prevê uma malha ferroviária de 13 quilômetros de extensão, conectando a Estação João Paulo II ao campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Quando entrar em operação, o sistema irá interligar sete bairros, com capacidsde para 400 passageiros, por viagem,. com velocidade média de 40 km/h.

O investimento total é de R$ 200 milhões, financiado pelo Governo Federal, e as obras estão previstas para começar em agosto deste ano, com início da operação estimado para o segundo semestre de 2026.

O trajeto utilizará 9 km de ferrovia já existente, que será revitalizada, e 4 km de novo traçado, integrando áreas urbanas e polos de educação e comércio. O trecho faz parte da antiga ferrovia concedida à Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), desativada desde 2011.

Com a reativação, a linha voltará a cumprir papel estratégico no desenvolvimento econômico e na mobilidade regional. A proposta de Júlio Cezar reforça o compromisso do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria Especial de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), de buscar parcerias e investimentos junto ao Governo Federal para ampliar a infraestrutura e promover integração regional sustentável.

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