Dólar hoje 6,181
23° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Política
Postada em 10/01/2022 15:15 | Atualizada em 10/01/2022 16:17 | Por Último Segundo

Eleitor tem até 4 de maio para transferir e mudar local de voto online

A alteração pode ser feita no Título Net , plataforma digital do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Título de eleitor: saiba como transferir e mudar local de voto online - Foto: Divulgação

Aos cidadãos que precisam transferir o título e mudar o local de voto para as Eleições de 2022, é necessário fazer o requerimento online até o dia 04 de maio . A alteração pode ser feita noTítulo Net, plataforma digital do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Antes de preencher os dados, é preciso que o eleitor esteja com os documentos como RG ou CNH, comprovante de residência atual com no mínimo três meses no novo endereço, comprovante de pagamento de débito com a Justiça eleitoral (caso haja débitos) e comprovante de quitação do serviço militar (para eleitores do sexo masculino entre 18 e 45 anos), em mãos.

Tirar, transferir ou regularizar o título

Enquanto as obrigações para partidos e políticos começam já em janeiro, a primeira data à qual o eleitor deve estar atento é o dia 4 de maio: fim do prazo para tirar, transferir o local de votação ou regularizar o título. Jovens que completam 16 ou 17 anos até 2 de outubro, caso desejem, e aqueles acima de 18 anos que ainda não tenham o título, neste caso de forma obrigatória, podem solicitar a emissão do documento por meio da plataforma online do TSE.

Para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação da sua circunscrição que melhor atenda às suas necessidades, é disponibilizado o prazo do dia 18 de julho a 18 de agosto para que o pedido seja feito no cartório eleitoral.

No dia 11 de julho, o TSE divulgará o número oficial de eleitores considerados aptos a votar nas eleições de 2022, e entre 5 de julho e 3 de agosto, os juízes eleitorais deverão nomear os eleitores que serão mesários e darão apoio logístico nos locais de votação.

Após as eleições, aqueles que não tiverem votado no primeiro turno têm até o dia 1º de dezembro para apresentar a justificativa por meio dos serviços online disponibilizados pelo TSE ou no próprio cartório eleitoral.

Confira o passo a passo para dar entrada na solicitação:

Passo 1: o solicitante devera entrar na plataforma Título Net disponível aqui;

Passo 2: selecione o estado para onde você deseja mudar seu domicílio eleitoral e pressione o botão “Próximo”;

Passo 3: após clicar em "Próximo" a tela com informações a respeito do processo de solicitação irá aparecer. Leia e clique em “Próximo”;

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram