A 16ª edição da pesquisa Observatório Febraban, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), entre os dias 4 e 10 de julho com 3 mil pessoas nas cinco regiões do país, revelou que 88% dos brasileiros são favoráveis à punição dos candidatos que usam ou se beneficiam de notícias falsas durante as eleições.
A punição mais defendida, para 52% das pessoas ouvidas, é a impugnação da candidatura; 14% defendem multa em dinheiro; 12% defendem suspensão da campanha eleitoral por um período; 10% consideram que a propaganda eleitoral deve ser suspensa por completo e 3% indicaram apenas uma repreensão pública. Segundo a pesquisa, as notícias falsas ou Fake News são um dos temas que mais chamam atenção no período eleitoral e 73% da população quer punições severas a quem se aproveitar dessa prática.
A pesquisa, inédita, procurou investigar o pensamento dos brasileiros sobre o grau de envolvimento nas campanhas eleitorais que vão começar dentro duas semanas praticamente. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dia 16 de agosto será dada a largada da propaganda eleitoral geral. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto é passível de multa.
Nessa data, 16 de agosto, também é o último dia para os tribunais regionais eleitorais listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita de candidatas e candidatos de municípios onde não há emissoras de rádio e TV. A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando-se os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno, e em municípios onde haverá 2º turno, a propaganda em rádio e TV ocorrerá de 11 a 25 de outubro.
Considerando o início das campanhas, a pesquisa apontou que o desempenho das candidatas e candidatos na campanha eleitoral e nos debates chega a 17% na escolha dos eleitores. Para 43% dos entrevistados, as propostas apresentadas são determinantes na hora do voto e para 29% a experiência administrativa conta de maneira favorável aos eleitores. Para 29% dos pesquisados, a decisão de voto vai acontecer na reta final da campanha, depois do último debate. Para 9%, isso acontecerá no dia da eleição.
Fake News
A pesquisa apontou que mais da metade da população, ou seja, 59%, já recebeu algum tipo de Fake News e 30% responderam que já se sentiram prejudicados por notícias falsas, enquanto que 25% declararam já ter bloqueado uma pessoa ou ter sido bloqueado em grupos do WhatsApp por causa de conflitos, brigas e discussões relacionados aos candidatos nas últimas eleições. Para também 59% dos entrevistados que vivenciaram bloqueios ou saída de grupos do WhatsApp por discussões políticas acham que isso se repetirá neste ano.
Na semana passada, foi lançada uma cartilha que traz orientações para as pessoas detectarem as notícias falsas das verdadeiras. A cartilha pode ser acessada aqui e, a partir dela, os internautas podem identificar facilmente boatos, Fake News e assim evitar desinformação, fraudes e manipulação de opiniões, muito comum em período de campanha eleitoral.
Eleições de Outubro
A maioria da população considera importante votar para prefeito e vereador nas eleições de outubro. Segundo a pesquisa, 68% da população tem muito interesse; 33% tem interesse. Para 93% da população, a escolha do prefeito é considerada importante e para 79% a eleição dos vereadores, os futuros componentes das Câmaras Municipais, deve ser levada à sério. A escolha dos vereadores é muito importante para 36% dos entrevistas e importante para 43% deles.
Importância da eleição
As eleições majoritárias, para presidente, são consideradas mais importantes para 39% dos brasileiros; 20% para a escolha de prefeitos e 7% para a escolha de governadores. Para 17% da população, não há diferença entre as eleições nas três esferas, a federal, a estadual e a municipal.
Eleição na rotina
Para 63% dos entrevistados, as eleições municipais podem ser consideradas como parte da rotina das pessoas, onde 34% disseram que o tema está muito presente nos ambientes de convívio social; 29% responderam que o tema é citado com relativa frequência e 35% afirmam que "ainda não se fala quase nada" sobre eleição e sobre os candidatos.
Mídias
A pesquisa identificou que a televisão (37%) e as redes sociais (30%) seguem isoladas como os meios mais utilizados para se informar sobre as eleições. Em seguida, as conversas com amigos, parentes, portais, blogs e sites de notícias na internet aparecem com 10% como os meios usados para saber novidades das eleições. Nos números agregados da pesquisa, os meios digitais lideram com 43%; o rádio com 4%, WhatsApp com 3% e jornal impresso com 2%.
A hora da escolha
A pesquisa também identificou as fontes de informação consideradas "mais importantes" para ajudar os eleitores escolherem de maneira correta as candidatas e os candidatos às prefeituras municipais. Para 22% dos entrevistados, assistir aos debates entre os candidatos na televisão é relevante para definir as escolhas; 16% consideram importante acompanhar as informações dos candidatos nas mídias sociais; 14% disseram que é importante acompanhar as notícias no rádio, televisão e jornais. Para 11% dos entrevistados, é importante as conversas com amigos e a família para definir o voto e para apenas 1% é importante receber orientações da igreja, do padre, do pastor ou outro guia espiritual. Para 5% dos entrevistados é importante ouvir os candidatos nos eventos de rua e 4% disseram que é importante acompanhar as notícias dos candidatos pelo WhatsApp.
Quem fica e quem sai
De acordo com as entrevistas realizadas, as pessoas se dividem quando o assunto diz respeito à continuidade ou mudança nas administrações municipais. 33% das pessoas ouvidas disseram preferir votar em um candidato que dê continuidade à forma como a cidade está sendo gerida; 31% disseram que optariam por um candidato "que mude um pouco a forma de administrar, mantendo algumas coisas e mudando outras e 30% responderam que desejam uma candidata ou candidato que "mude totalmente a forma de administrar o município". Para 39% dos entrevistados há preferência de votar naquela candidata ou naquele candidato "que tenha experiência política, mas que ainda não foi prefeita ou prefeito; 24% darão preferência a nomes "novos na política" e 25% votaria em quem já foi prefeito ou prefeita.
Religião e o voto
A pesquisa indicou que 36% das pessoas consideram a religião como fator importante na escolha dos candidatos e para 43% dos evangélicos ou protestantes a religião do candidato é importante, enquanto que para os católicos o percentual é 31%. Entre os evangélicos e protestantes, 28% preferem votar num candidato que seja da mesma religião, e esse percentual cai para 16% entre os católicos.
Problemas
Para 55% dos entrevistados, a saúde pública é a área que deveria ser prioridade para os futuros prefeitos e prefeitas. Em segundo lugar, com 10% das respostas, está o núcleo emprego, renda e educação. Para 9% das pessoas ouvidas, a segurança pública deve ser prioridade. Com 3% das respostas, a prioridade deveria focar no trânsito, no transporte público e combate à corrupção.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você manterá o equilíbrio hoje, Áries, então aproveite esta oportunidade para tomar decisões racionais sobre as questões mais intensas sobre a mesa. Fique com os pés no chão e concentre-se no que você precisa fazer. Não se deixe envolver pelo drama emocional habitual. Restrição e limitação são os principais temas do dia que o ajudarão a atingir seus objetivos. Previsão para 25/12/2024
Sua atitude lúdica será uma adição bem-vinda ao tom sóbrio e restritivo do dia. Por outro lado, pode ser necessário que você seja sério para realizar o que precisa ser feito. A escolha é sua. No entanto, provavelmente seria sensato passar o dia cuidando de tarefas domésticas e tarefas incômodas que você adiou por algum tempo. Previsão para 25/12/2024
Este é um dia maravilhoso para você, Gêmeos. Você sentirá um maior sentimento de apreço e respeito pelas pessoas ao seu redor. O planejamento e o trabalho árduo com o qual você contribuiu recentemente estão finalmente valendo a pena. É provável que as pessoas cheguem ao seu nível de pensamento. Você descobrirá que pode se conectar em um nível muito produtivo. Suas emoções estão sob controle e seus pensamentos são cristalinos. Previsão para 25/12/2024
Há um tom restritivo e sóbrio no dia que pode cansá-lo, Câncer. O truque para usar essa energia a seu favor é ajustar seu plano de jogo de acordo com o clima. Cuide das tarefas mundanas e dos pequenos obstáculos. Faça planos realistas e siga metas de curto prazo. Regue suas plantas. Faça coisas que exijam disciplina e fundamentação. Previsão para 25/12/2024
Desça das nuvens hoje, Leo. É importante se conectar com o que está acontecendo aqui. Pode ser que você esteja errando o alvo porque não levou em consideração certos detalhes que são óbvios para todos os outros. Atenda a projetos que exigem sua atenção. Planejamento realista e ações disciplinadas são as melhores atividades para se envolver. Previsão para 25/12/2024
O ritmo letárgico do dia pode deixá-lo frustrado, Virgem. Pode parecer que as coisas não estão progredindo tão rapidamente quanto você gostaria. Não se deixe seduzir pela ideia de que tudo precisa ser feito mais cedo. Mais rápido não é necessariamente melhor. Foco na qualidade e eficiência. Examine o que poderia ser considerado uma ação inútil. Simplifique sua rotina diária. Previsão para 25/12/2024
Este é um dia excelente para você realizar muitas coisas, Libra. Você pode se sentir restrito em suas emoções e incapaz de estabelecer certas conexões profundas, mas não se preocupe com isso. Se não parecer o momento certo para iniciar uma conversa profunda, não force. Concentre-se nas coisas que você precisa realizar pessoalmente e profissionalmente. Previsão para 25/12/2024
Desacelere um pouco hoje e faça um planejamento. Há um clima estável e fundamentado que ajudará a trazer seus pensamentos e ações para a Terra. O vento pode não estar enchendo suas velas tanto quanto você gostaria, mas você pode usar isso a seu favor. A reserva subjacente nas atitudes e opiniões das pessoas irá ajudá-lo bastante. Elimine as bobagens e concentre-se no que é real. Previsão para 25/12/2024
Hoje há um chamado para você se concentrar em itens tangíveis, Sagitário. Suas emoções podem ser um pouco restritas, mas você encontrará conforto em ambientes lindos e luxuosos. Não se surpreenda se as pessoas forem um pouco mais críticas do que o normal. O que eles consideram útil pode parecer prejudicial. Tente manter uma visão positiva das coisas ou você poderá cair em uma espiral negativa de autopiedade. Previsão para 25/12/2024
Coloque sua vida em ordem hoje, Capricórnio. Abandone a falsa personalidade que você está vestindo e realmente olhe-se no espelho. Certifique-se de gostar da pessoa que você vê. Este é um bom dia para deixar a frivolidade de lado e se concentrar no que você precisa realizar. Cuide de seus deveres e planeje sabiamente o futuro. Armazene seus recursos em vez de desperdiçá-los todos agora. Previsão para 25/12/2024
Você se encaixará perfeitamente em quase todas as situações que encontrar hoje, Aquário. As coisas estão indo bem para você, então aproveite a energia. Você descobrirá que pode realizar muito com muito pouco esforço. Outras pessoas respeitarão isso. Se algo precisa ser feito de maneira meticulosa e eficiente, você é a pessoa certa para o trabalho. Previsão para 25/12/2024
Não espere uma reação das pessoas hoje, mesmo que você conte as piadas mais engraçadas. Outros provavelmente serão reservados e tensos. Na maior parte, a previsão do dia prevê céus conservadores e uma pequena chance de mau humor. A melhor maneira de lidar com isso é envolver-se em atividades que exijam disciplina, fundamentação e eficiência. Termine suas tarefas e planeje coisas divertidas para a noite. Previsão para 25/12/2024