A vitória de Jair Bolsonaro (PSL) nas urnas vem acompanhada de uma série de desafios complicados para resolver e que continuarão a existir a partir de 1º de janeiro de 2019, quando ele assumir a cadeira de presidente da República.
A equipe do presidente eleito vai se reunir em breve com auxiliares do presidente Michel Temer (MDB) para iniciar a transição do governo.
Na pauta, questões como reforma da Previdência, reforma tributária, intervenção federal no Rio de Janeiro e segurança pública em todo o país, entre outras.
Congresso
O novo Congresso terá 30 partidos, o maior número já registrado. Mas o perfil dos parlamentares que integrarão a Câmara dos Deputados e o Senado Federal a partir de fevereiro do ano que vem é conservador, algo inicialmente vantajoso para Bolsonaro na avaliação do cientista político e professor Rodrigo Prando, da Universidade Presbiteriana Mackenzie
"Esse perfil mais conservador já cria para ele [Bolsonaro] uma base de sustentação. Além disso, algumas bancadas como a ruralista e a dos evangélicos estão com ele, sem contar parlamentares ligados aos militares. Não me parece que ele deva ter neste início grandes dificuldades com esse Congresso", observa.
"O grande desafio do Bolsonaro vai ser tirar a roupa de candidato e vestir a roupa de presidente. Ele vai ter que abandonar o discurso e a retórica da eleição para assumir a chamada liturgia do cargo. Ele vai ter responsabilidade redobrada sobre aquilo que ele fala, assim como os filhos dele."
Presidente eleito terá 24,6 mil cargos à disposição
Para o professor, o prestígio inicial do novo presidente deverá ser um capital político valioso para a aprovação de projetos importantes no Congresso, mas só isso não bastará. "Ele vai precisar negociar e fazer concessões. Como é um deputado que sabe como as coisas funcionam, ele está ciente disso", diz. O futuro presidente já havia feito acenos ao deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que quer se candidatar novamente à Presidência da Câmara, o que indica uma flexibilidade do discurso inicial dele.
Além disso, Bolsonaro terá que dar certa tranquilidade ao mercado financeiro, isso inclui manter o economista Paulo Guedes no ministério da Fazenda.
"Uma eventual saída de Paulo Guedes do governo criaria uma crise de confiança no mercado. O candidato que a vida toda foi intervencionista e estatizante, agora perde o principal aliado liberal. Não seria algo positivo", completa.
O futuro presidente ainda sofrerá pressões de partidos políticos para as nomeações de cargos públicos.
"A retórica do palanque é uma e na hora de governar é outra, sobretudo porque o Bolsonaro sabe como funciona. Bolsonaro pode bater no peito e dizer 'eu ganhei sozinho', sem partido, sem coligação, sem tempo de TV, sem dinheiro. Tecnicamente, não deveria nada a ninguém, mas ele sabe que para governar, exige a necessidade de cargos e indicações. Há uma diferença substancial entre ganhar e governar. A Dilma ganhou em 2014, mas não governou por causa do estilo dela, de não ceder e não querer dialogar com ninguém", diz Prando.
Economia
O país ainda registra 12,7 milhões de desempregados e 11,2 milhões que trabalham sem carteira assinada. Ainda existe o fantasma de uma piora da economia e reformas como a da Previdência e tributária são esperadas do novo governo. À frente disso, estará Paulo Guedes, o "passaporte liberal" de Bolsonaro garantiu a ele o apoio do mercado financeiro e dos empresários durante a campanha.
O apoio, no entanto, não é incondicional e futuro presidente terá a missão de reaquecer a economia e gerar empregos. O presidente do Cofecon (Conselho Federal de Economia), Wellington Leonardo da Silva, diz que o novo governo terá a missão de fazer com que o empresariado volte a investir na produção.
"A primeira coisa que precisa fazer é planejar ter um projeto de país. O Brasil não tem um projeto de nação. Não existe aqui uma elite, que mereça ser assim chamada, do ponto de vista do desenvolvimento econômico. No Brasil, nós não temos isso, temos uma galera que vende qualquer coisa e o negócio é botar dinheiro no banco para render 6,5% ao ano. Se porta apenas como rentista. O empresário brasileiro hoje prefere investir recursos para financiar a dívida pública e não investe na produção, que é o que traz retorno ao país", avalia.
Silva fala da necessidade de se discutir a reforma tributária "ainda no primeiro ano de governo". "Precisamos acabar com o mito de que a tributação no Brasil é excessiva. Ela é injusta com quem ganha menos. Mas a reforma não é uma tarefa simples, até porque bancos, empresários, Estados, municípios... cada um vai querer algum tipo de benefício."
A reforma da Previdência nos moldes desenhados pelo presidente Michel Temer (MDB) já foi rejeitada por aliados de Bolsonaro e deve ser revista pela equipe de Bolsonaro. O tema, que enfrenta grande resistência na sociedade, é tido pelo mercado financeiro como uma prioridade.
Pesquisa BTG/FSB mostrou na semana passada que 84% dos eleitores são contrários ao aumento da idade mínima de aposentadoria para 65 anos. O combate à violência foi uma das bandeiras de campanha mais levantadas por Bolsonaro. Para o pesquisador Cláudio Edward dos Reis, vice-coordenador do Núcleo de Estudos sobre Violência e Relações de Gênero da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Assis, o tema da segurança pública terá que ser enfrentado logo nos primeiros meses de mandato.
"Eu imagino que o primeiro [desafio], tendo em vista o acirramento desses últimos dias antes das eleições, será pacificar o país. Haverá necessidade de uma atuação diplomática para pensar em políticas que possam atender às necessidades da população", observa.
Ele também avalia que Bolsonaro e o novo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), terão que entrar em um acordo sobre o que será feito em relação à intervenção federal no Estado.
"Eu imagino que o governo deverá interromper a intervenção no Rio, porque existem algumas medidas que o Congresso precisa votar e enquanto houver a intervenção o Congresso não pode realizar essas votações. Juntamente com o novo governador do Rio de Janeiro, há de se pensar um novo plano para combater a violência."
O cientista político Rodrigo Prando aposta que Bolsonaro deverá investir inicialmente nas pautas de segurança no Congresso, como a redução da maioridade penal e a revisão do Estatuto do Desarmamento. "Esses são projetos que eu acredito que ele aprovaria com mais facilidade e passa a imagem de um governo forte para aprovar posteriormente outras pautas."
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
A papelada relativa a um bônus, liquidação ou dividendo de algum tipo pode precisar ser executada hoje. Provavelmente será chato. Você vai conseguir. Insights repentinos, revelações ou voos de fantasia podem fornecer material para atividades criativas, especialmente escrever ou falar. Escreva essas ideias. Você tem boa memória, Áries, mas vai querer se lembrar de cada detalhe. Previsão para 10/01/2025
Os nervos tensos e a ansiedade em relação a tarefas desagradáveis ??podem deixá-lo nervoso e provavelmente descontar o estresse nas pessoas mais próximas a você. Tente evitar isso, Touro. Dê um passeio. Libere o estresse por meio de exercícios ou escrita. Comunique seus sentimentos aos amigos e garanta que você não está chateado com eles. Dessa forma, você passará o dia com poucos danos. Previsão para 10/01/2025
Você pode se sentir sobrecarregado hoje. Sua energia pode estar diminuindo e você pode até sentir febre. Provavelmente isso nada mais é do que estresse, Gêmeos. Provavelmente você deveria tirar um tempo de sua vida agitada e relaxar. Passe a tarde no cinema. Mime-se com um jantar fora. Compre um presente para você. Amanhã você deverá se sentir melhor novamente. Previsão para 10/01/2025
Hoje você pode se sentir especialmente romântico. Romances, filmes e poesias sobre o amor serão atraentes. Se você está envolvido romanticamente, considere planejar uma noite especial com seu parceiro. Se você não estiver envolvido, talvez queira participar de um evento esportivo. Planeje uma noite agradável, Câncer. Quem sabe? Você poderia conhecer alguém novo e emocionante! Previsão para 10/01/2025
Uma atividade intensa em casa provavelmente envolverá preparativos para uma viagem ou evento. Mais de um visitante poderia chegar durante o dia. Sua mente pode estar indo em várias direções diferentes e isso pode ser um pouco desconcertante. Tente fazer pausas e permanecer centrado, Leo. Você não conseguirá nada se entrar em pânico. Previsão para 10/01/2025
Você pode experimentar um aumento na atividade física e mental hoje. Talvez você tenha que ler ou escrever muito rapidamente, fazer vários telefonemas ou fazer mais tarefas do que tem tempo. Isso pode ser frustrante e opressor, mas se você planejar com cuidado, Virgem, conseguirá fazer tudo dentro do prazo. Ocupe-se e vá em frente. Previsão para 10/01/2025
Você pode descobrir um talento oculto para escrever ou, se já sabe disso, pode descobrir que sua habilidade é maior do que suspeitava. Talvez você precise executar alguma papelada relacionada a dinheiro, Libra, mas fará isso de forma rápida e eficiente. Em algum momento do dia você provavelmente ficará um pouco cansado, mas isso vai passar. Faça seu trabalho e depois relaxe. Previsão para 10/01/2025
Você pode se sentir nervoso hoje, mas não sabe por quê. Você pode pular diante de ruídos inesperados ou pensar que vê ou ouve coisas que não existem. Você não está ficando louco. Isto é causado pela configuração planetária atual. A melhor maneira de aliviar o nervosismo é fazer algum exercício – pelo menos dar uma caminhada. À noite, leia um livro envolvente. Previsão para 10/01/2025
Você pode se perguntar se está perdendo a memória hoje. Você pode ter a estranha sensação de que havia algo que precisava fazer, mas não consegue lembrar o quê. Não se preocupe com isso, Sagitário. Se você se esforçar demais, ficará louco. Sua imaginação pode ter ideias para histórias e poemas. Escreva-os. Você vai querer se lembrar deles. Previsão para 10/01/2025
Hoje você pode ter que se comunicar muito com os amigos. Talvez você precise fazer ligações ou colocar correspondência em dia. Você pode estar prestes a atingir um objetivo. Considere dar aquele último jato de energia para ser concluído. Isso pode envolver muito tempo no carro ou ao telefone, Capricórnio, mas persista. Você ficará feliz por ter feito isso. Previsão para 10/01/2025
Um autor proeminente cujo trabalho você gosta pode publicar um novo livro. Você pode considerar escrever por conta própria, principalmente se tiver uma história para contar. Em um nível mais mundano, seu dia pode exigir que você passe muito tempo no carro ou ao telefone quando preferiria ler. Certifique-se de agendar um horário para relaxar à noite. Previsão para 10/01/2025
Boas notícias sobre escrita, palestra ou publicação podem surgir hoje. Você pode se sentir terrivelmente entediado com a vida e de repente sentir vontade de fugir por um tempo. Esta não é uma má ideia, Peixes. Faça alguns telefonemas. Convide um amigo e discuta o assunto com ele. Você tem trabalhado muito e provavelmente uma pequena pausa é necessária. Previsão para 10/01/2025