Dólar hoje 6,358
30° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Mulher
Postada em 07/06/2016 23:02 | Atualizada em 07/06/2016 23:17 | Por Todo Segundo

Dentes separados: conheça opções de tratamento

Espaços entre os dentes de trás podem causar acúmulo de alimentos e inflamações
Dentes separados: conheça opções de tratamento - Foto: Divulgação
Por Helder Montenegro

Diastema, que é popularmente conhecido como "dentes separados", é o excesso de espaço entre os dentes. Os diastemas são muito frequentes em crianças que ainda possuem apenas dentes de leite até ente cinco e sete anos de idade e podem permanecer por mais alguns anos enquanto ainda dividem espaço com os permanentes que estão por nascerem entre nove e dez anos, nesta fase os diastemas são benéficos, pois permitem que haja espaço suficiente durante a erupção dos permanentes favorecendo o posicionamento e alinhamento dos mesmos. Após a perda completa dos dentes de leite e erupção dos dentes permanentes, o diastema já não é tão comum e frequente.

Se os diastemas forem apenas nos dentes da frente, o que é mais comum, não existe ameaça ou problemas para a saúde bucal e até mesmo o fator estético é questionável, pois depende do gosto de cada pessoa. Já nos dentes posteriores que possuem a função de triturar os alimentos os diastemas podem passar a ser uma ameaça e gerar alguns problemas, isto porque durante a mastigação alimentos podem ficar presos entre os espaços e se permanecerem por muito tempo em contato com a gengiva podem causar dor e levar a uma inflamação. Se a inflamação persistir, pode atingir a região dos ossos e levar ainda à uma perda óssea, evolução da perda óssea pode levar a mobilidade dos dentes. Portanto em todos os casos havendo espaço ou não entre os dentes, é fundamental manter uma boa higienização e usar o fio dental diariamente.

Como a ocorrência ou não de diastemas não é evitável, a melhor opção é procurar o método mais indicado, o que irá ser definido após uma avaliação. As opções de tratamentos são variadas e dentre elas estão os aparelhos ortodônticos, alinhadores ou as restaurações estéticas com resina ou cerâmica com facetas ou lentes de contato. No caso dos tratamentos com restaurações é muito difícil e pouco provável que o espaço volte. Porém, no caso do uso do aparelho ortodôntico é muito importante um acompanhamento com o ortodontista para prevenir movimentações e a formação de novos espaços.

Os cuidados de higiene em dentes restaurados com resinas compostas ou com porcelanas são os mesmos de dentes naturais, limpeza periódica de 6 em 6 meses, higiene bucal 4 vezes ao dia, uso de fio dental duas vezes ao dia e dieta balanceada.

Do Minha Vida
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram