Estudo publicado na Revista Cancer Medicine indicou que cada 12 meses de aleitamento materno pode reduzir em 4,3% a possibilidade de desenvolver câncer de mama. “E isso é cumulativo: a cada nascimento, esse risco reduz 7%”, disse à Agência Brasil a coordenadora de Assistência do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), Maíra Domingues.
Segundo a pesquisa, isso acontece em mulheres de diferentes países, rendas, idades, entrada na menopausa, grupos étnicos e idade do primeiro parto em todo o mundo. “O que a gente tem são diversas evidências robustas que revelam esse dado de redução do câncer de mama”, explicou Maíra.
Ela informou que o Banco de Leite Humano sempre recomenda o aleitamento materno, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), durante seis meses, de forma exclusiva e, após seis meses, até dois anos ou mais, de forma continuada.
“São justamente [com] esses dois anos ou mais [que se] ganha a proteção para o câncer de mama. Muitas famílias perguntam por que é preciso amamentar por dois anos ou mais se o bebê está fazendo alimentação em casa. Porque amamentar vai muito além de alimentar a criança. Amamentar é proteção não só para a criança, mas também para a mulher. Esses benefícios se estendem para ela”.
A coordenadora sustentou que a recomendação do IFF/Fiocruz é esta: que a criança pode ser amamentada por dois anos ou mais também para proteger contra o câncer de mama.
Ela reforçou que amamentar traz outros benefícios a curto, médio e longo prazos para mãe e a criança. Além do laço afetivo com o filho, a mulher se beneficia pela redução do risco de câncer de ovário, de ter diabetes e algumas doenças cardiovasculares.
Para as crianças, ela destacou a proteção contra doenças diarreicas e infecções respiratórias, como pneumonia; melhor formação e desenvolvimento da região orofacial; desenvolvimento da linguagem; redução do risco de má oclusão dentária; redução de doenças mais à frente, como obesidade e diabetes, entre outras.
Há, ainda, estudos que mostram que o leite humano tem células-tronco que trazem outra dimensão, inclusive, terapêutica. “O fato de o leite humano ter células-tronco mostra o quanto esse alimento tem um potencial enorme, que vai muito além da alimentação da criança”.
Risco relativo
Além de contribuir para o desenvolvimento do vínculo afetivo entre mãe e filho, amamentar gera diversos benefícios para a saúde infantil e materna, entre os quais está a diminuição do risco de ter câncer de mama.
O mastologista do Hospital do Coração, Afonso Nazário, esclareceu, entretanto, que esse não é um risco absoluto e individual, mas relativo para uma população. “Suponha que o risco de certa população, para ter câncer de mama, é de 100 casos para cada 100 mil mulheres. Quando o risco relativo diminui 4%, essa redução é sobre a população geral. Se o risco relativo de câncer de mama aumenta 20%, não é que ela, a pessoa, vai ter 20% mais de risco. É em relação à população geral. Se determinada população tem 100 casos de câncer para 100 mil mulheres, quando o risco aumenta 20%, vai ter 120 mulheres – 20 a mais – para cada 100 mil”, explicou.
Nazário esclareceu que mulheres que amamentam pelo menos um ano têm 4% menos risco em relação à população em geral. Se agregar um novo parto, essa dimensão aumenta mais 7%. Isso resultaria em 11%, mas não é um risco absoluto daquela mulher, mas em relação à população geral. O mastologista destacou que esse efeito protetor é quando a mulher está em idade jovem, abaixo de 35 anos e, principalmente, abaixo de 25 anos, porque o epitélio mamário é mais suscetível ao câncer nessa fase da vida. O especialista frisou que “tudo que aumenta o risco, quanto mais jovem a mulher, maior o impacto”, afirmou. Acima de 35 anos, o efeito protetor da amamentação deixa de existir.
Ao se tornar mãe antes dos 25 anos, o risco relativo de câncer de mama na pós-menopausa reduz em 35% em comparação com as mulheres que nunca tiveram filhos. Depois disso, as chances de desenvolver a doença passam a aumentar.
Afonso afirmou, contudo, que o efeito protetor da amamentação durante mais de um ano ocorre, inclusive, em formas agressivas de câncer de mama (caso de tumores triplo-negativos, quando detectados precocemente). O risco pode diminuir em cerca de 20%.
Nas mulheres com câncer de mama que apresentam mutações hereditárias, chamadas mutações BRCA1, a amamentação também reduz a manifestação da doença em cerca de 22% a 50%. “Mesmo nascendo com uma mutação agressiva, tem como diminuir esse risco”, disse. Amamentação e estilo de vida são fatores que contribuem para isso.
O médico do Hcor citou estudo feito pelas universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Amazonas (Ufam), no ano passado, com populações ribeirinhas e de Manaus. A pesquisa revelou que não existe taxa de mortalidade de câncer de mama nas populações indígenas.
Foram analisados vários dados, incluindo idade, gestação, parto e amamentação. “A única coisa que a gente achou como efeito protetor foi a amamentação”, afirmou.
Os dados das mulheres indígenas foram comparados aos das mulheres de Manaus e o único fato diferente é que as indígenas amamentam durante cinco ou seis anos, em média. “Isso é muito maior do que a população não indígena. É um efeito protetor absurdo”, opinou. Mulheres da capital amazonense também amamentam os filhos, mas não chegam a esse número. Mesmo as indígenas que vão morar em Manaus mantêm a cultura de amamentar os filhos muito tempo e não têm câncer de mama.
Teorias
Membro da Comissão de Mastologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o médico Guilherme Novita disse que as mulheres que amamentam têm menos câncer de mama do que as que não amamentam. Acredita-se que isso acontece por duas coisas. “Durante o período da amamentação, o ovário da mulher fica em uma fase de dormência em que não produz os hormônios do ciclo menstrual. Normalmente, quando a mulher está amamentando, não tem menstruação. A gente sabe que os hormônios do ciclo menstrual causam alterações nas células mamárias, do tipo proliferação de células e posterior descamação. E isso favorece que surja um câncer ali no meio”, opinou.
Outra teoria diz que, quando a mulher amamenta, em especial em uma fase mais jovem, ocorrem algumas modificações no nível das células mamárias que tornariam essa célula mais estável e menos suscetível a agentes ambientais oncológicos. Essa teoria é menos aceita, segundo Novita.
A grande questão, segundo o médico, é que não se estudou mulheres que tiveram gravidez a termo e amamentaram. “Geralmente, eles separam o muito do muito pouco. Comparam mulheres que tenham tido vários filhos, acima de três, principalmente de comunidades rurais onde o acesso à prevenção de gravidez é mais difícil, que têm idade do primeiro parto mais cedo, com mulheres de cidades grandes, que têm mais acesso a métodos anticoncepcionais que, geralmente, não têm filhos em idade muito jovem e têm número menor de filhos ou que nunca tiveram filhos. Quando se faz essa comparação, você vê que as mulheres que tiveram mais filhos têm menos câncer de mama. A gravidez previne câncer de mama e a amamentação também previne. Quanto, a gente não sabe”, acentuou.
Benefícios
O médico estimou que estudos sobre benefícios da amamentação das mulheres têm que ser vistos com cuidado porque, muitas vezes, estão comparando mães de populações rurais, com hábitos e expectativas de vida diferentes, com populações urbanas.
“Se pegar um país em desenvolvimento, encontrará predomínio maior de uma população rural, gestações mais precoces, mais gestações, mais amamentação. E as pessoas não têm expectativa de vida longa por questões de falta de cuidados básicos, como saneamento, e acabam tendo menos câncer de mama”, frisou.
Na avaliação de Novita, ninguém defende que a mulher amamente exclusivamente para se prevenir de câncer de mama. “Não amamentar também não é um risco tão alto. O fato de não terem filhos ou não terem amamentado não muda tanto, principalmente se os filhos [vieram] após os 35 anos de idade. O maior benefício da amamentação é, realmente, a nutrição da criança, ainda mais em um país como o Brasil em que, em alguns lugares, há dificuldade de alimentar. É fundamental para o desenvolvimento e diminuição da mortalidade infantil”, acentuou.
Um benefício adicional da amamentação acaba sendo a redução do câncer de mama. Destacou, entretanto, que “é um benefício não tão fundamental assim. Não precisa você indicar amamentação para prevenção de câncer”. O especialista concordou, entretanto, que amamentar reduz o risco de câncer de mama, “mas transformar isso em números é muito difícil de ser feito. A gente sempre recomenda a amamentação”, finalizou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Espere ouvir ótimas notícias hoje. Alguns parentes distantes podem ligar para dizer que estão vindo fazer uma visita. Ou você pode descobrir uma viagem que você e sua família farão em um futuro próximo. Seu ânimo dispara com as notícias e você espalha seu entusiasmo e espírito positivo para outras pessoas. Previsão para 15/10/2025
Você tem uma mente perspicaz e tem sede de conhecimento. Uma conquista recente pode fazer você buscar o próximo desafio. Considere olhar para seus hobbies para o próximo grande acontecimento em sua vida. Os pequenos projetos paralelos nos quais você gosta de trabalhar podem levar a um novo campo. Você é especialmente adequado para campos voltados para a pesquisa. Você certamente terá sucesso. Previsão para 15/10/2025
Você pode estar sentindo nostalgia de velhos amigos e familiares distantes. Mesmo que você não fale com eles há algum tempo, pegue o telefone e ligue para eles. Todos os sinais indicam que qualquer pessoa com quem você conversar hoje ficará muito feliz em receber notícias suas. Você ficará surpreso com o quanto vocês têm em comum. A conversa continua exatamente de onde você parou da última vez. Previsão para 15/10/2025
Com os aspectos atuais, você pode esperar mudanças positivas no trabalho. Você trabalhou duro nos últimos meses e contribuiu com ideias importantes. Não se surpreenda se você for recompensado com reconhecimento, aumento ou promoção. Saia e comemore com os amigos esta noite. Você merece uma noite na cidade. Nada lhe daria mais prazer do que convidar seus entes queridos para jantar. Previsão para 15/10/2025
Tome cuidado para não se esgotar. Você pode estar fazendo muito pelos outros agora. Seu coração bondoso e sua natureza generosa muitas vezes fazem com que você diga sim a pedidos quando deveria recusar. Hoje você pode querer repensar quaisquer obrigações. Pense desta forma: você não está dizendo não para outra pessoa, você está dizendo sim para si mesmo! Previsão para 15/10/2025
Hoje você começou a correr. Você está feliz, enérgico e otimista. Você sente amor por toda a humanidade. Não se surpreenda se isso trouxer novas pessoas para sua vida. Você não pode culpá-los por quererem estar perto de você. Você está tão bem quanto se sente. Você pode sentir os olhos seguindo você enquanto você anda pela rua. Aproveite a atenção! Previsão para 15/10/2025
Você é um tradicionalista de coração e fica feliz em fazer a mesma coisa ano após ano. Seu parceiro pode estar cansado da velha rotina. Hoje seu amigo pode querer fazer as coisas de maneira diferente. Não há necessidade de ficar traumatizado com essa mudança. Você pode descobrir algumas novas tradições que pode adicionar às antigas. Seja flexível. Você não se arrependerá de manter a mente aberta. Previsão para 15/10/2025
O amor que você sente por todos hoje atrai novas pessoas para sua órbita. Você está apaixonado por todos, até mesmo por pessoas que você não suportava ontem. Se você trabalha em vendas ou em uma área que o coloca em contato com muitas pessoas, pode esperar um sucesso extraordinário. As pessoas farão o que for preciso e pagarão qualquer quantia para se conectar com você. Isso também se aplica à sua vida pessoal. Previsão para 15/10/2025
Você tem uma maneira gentil de se expressar com a pessoa amada. Não é seu estilo fazer grandes gestos ou comprar presentes extravagantes. Você prefere passar bons momentos juntos, conversando e abraçando. Hoje você pode estar com um humor incomumente romântico e confessar a profundidade de seus sentimentos. Isso terá exatamente o efeito que você espera! Previsão para 15/10/2025
Você pode estar esperando alguns visitantes. Por mais feliz que esteja com isso, você pode estar se sentindo oprimido pelo que ainda precisa ser feito. Controle seu ritmo. Esses amigos estão vindo ver você, não procurando por coelhinhos de poeira embaixo das camas. É mais importante desfrutar da companhia deles do que se estressar com as minúcias das tarefas domésticas. Reserve algum tempo para relaxar e se sentir revigorado para a visita. Previsão para 15/10/2025
Seu nível de energia está no nível mais alto, então você pode trabalhar mais do que o normal. Você pode se inspirar para trabalhar em casa, limpando, consertando e arrumando. Os visitantes podem aparecer inesperadamente esta noite. Mesmo que você não planejasse ter companhia para jantar, a casa está em boas condições e você desempenha o papel de anfitrião lindamente. Previsão para 15/10/2025
Pode ser necessária uma mudança nas responsabilidades em casa. Você ou seu parceiro podem precisar de mais ajuda nas tarefas domésticas ou querer abdicar da responsabilidade por todas as tarefas diárias. As tarefas diárias podem estressar até mesmo as famílias mais felizes. Tentem trabalhar juntos para traçar um plano que permita que vocês façam tudo e ainda se divirtam juntos. Previsão para 15/10/2025