Dados inéditos da fundação internacional Walk Free revelam que cerca de 35,8 milhões de pessoas são mantidas em situação de escravidão no mundo. O relatório de 2014 da organização ainda será lançado no dia 18 de novembro e a versão em português será apresentada em 1º de dezembro, no Rio de Janeiro, durante a entrega do Prêmio João Canuto, de direitos humanos.
Em entrevista à Agência Brasil, a representante da Walk Free no país, Diana Maggiore, conta que o número de pessoas escravizadas hoje cresceu 20%, em relação aos 29,8 milhões de pessoas apontadas no The Global Slavery Index 2013, o primeiro relatório da organização.
Segundo a Walk Free, no Brasil há cerca de 220 mil pessoas trabalhando como escravos. Maggiore explicou que, em 2013, pela primeira vez, o número de pessoas resgatadas de situações de escravidão no setor urbano foi maior que no setor rural no país. “Por causa dos eventos esportivos, tivemos muitos registros na construção civil e a tendência deve continuar até as Olimpíadas. O Brasil está crescendo, daqui a alguns anos pode ser diferente”, disse.
Entre as formas de escravidão estão o tráfico de pessoas, o trabalho infantil, a exploração sexual, o recrutamento de pessoas para conflitos armados e o trabalho forçado em condições degradantes, com extensas jornadas, sob coerção, violência, ameaça ou dívida fraudulenta. Os últimos dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2012, apontam que quase 21 milhões de crianças e adultos estão presos em regimes de escravidão em todo o mundo.
O maior número de trabalhadores forçados, segundo a OIT, está na Ásia e região do Pacífico, com 11,7 milhões de pessoas nessas condições. No último dia 23 de outubro, Sandra Miranda, de Brasília, recebeu uma encomenda do site chinês AliExpress com um pedido de socorro: “I slave. Help me [Sou escravo, ajude-me]”. A filha da advogada colocou a foto da mensagem nas redes sociais e já teve mais de 15 mil compartilhamentos. “Fiquei perplexa, pensei até que fosse brincadeira, mas o pacote estava muito bem fechado, então veio mesmo de quem embalou”, disse.
“A alegação feita contra um dos vendedores da plataforma AliExpress está sendo investigada”, respondeu a empresa do Grupo Alibaba à Agência Brasil. Segundo Sandra Miranda, um representante da empresa entrou em contato e explicou que o site apenas revende os produtos que já chegam embalados de diversas fábricas e que precisaria rastrear de qual vendedor veio o seu produto.
A Embaixada da China no Brasil respondeu dizendo que o país asiático tem leis que proíbem rigorosamente o trabalho escravo e um órgão que atua para sua erradicação, similar ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Brasil. Sobre o pedido de socorro no pacote de Sandra Miranda, não há solução, segundo a embaixada, já que no bilhete não havia nome, nem nada que pudesse levar à identificação da vítima.
A mensagem, entretanto, chamou atenção para a situação dos trabalhadores daquele país. Segundo o coordenador Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da OIT no Brasil, Luiz Machado, já houve outras mensagens semelhantes, não só no Brasil, e mostra um problema grave que deve ser endereçado às autoridades chinesas.
Machado explica que, independente da China não ter ratificado as convenções sobre trabalho escravo da organização, a OIT lançou em 1998 a Declaração de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, que prega a erradicação do trabalho escravo e infantil, a não discriminação no trabalho e a liberdade sindical. “A China fez avanços e vem trabalhando melhor a regulação da relação de trabalho, coisa que nem existia por lá. A OIT tem escritório no país e projetos de cooperação técnica na área, ela [China] vem se abrindo a aceitar essa cooperação, aceitar observar os direitos humanos”, explicou.
Segundo Machado, o perfil de trabalhadores escravizados na Ásia não é muito diferente de outros lugares do mundo. São pessoas pobres, a maioria mulheres e crianças, por serem mais vulneráveis, que geralmente migram do seu local de origem, dentro do próprio país ou não, por conta própria ou forçados, e sem educação formal aceitam qualquer proposta de trabalho; podem ser enganadas ou ter a liberdade cerceada e acabam aceitando a exploração por ser a única forma de ganhar um pouco de dinheiro ou comida.
O coordenador da OIT explica que qualquer governo que tenha relações comerciais com outro país e que perceba que, no processo de fabricação de seus produtos, há a utilização de trabalho escravo, pode impor condições para sua comercialização, assim como faz o setor privado.
“Temos o caso clássico de Myanmar, que sofreu condenação na OIT e sanções econômicas por causa da exploração de trabalho forçado. Existem casos mais específicos de empresas privadas, como o embargo da indústria automotiva ao aço brasileiro. Em determinado momento, descobriu-se que o carvão utilizado em siderúrgicas vinha de trabalho escravo e infantil e do desmatamento ilegal. As pessoas começaram a dar mais atenção a toda a cadeia de valor”, contou Machado. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil não mantém acordos bilaterais de combate ao trabalho escravo nem impõe sanções unilaterais a outros países por questões sociais. “O Brasil defende que eventuais sanções sejam determinadas por órgãos multilaterais como o Conselho de Segurança das Nações Unidas. Na área de combate internacional ao trabalho escravo, o país participou neste ano, em Genebra, da elaboração do novo protocolo da Convenção da OIT sobre trabalho escravo. O governo brasileiro deverá ser um dos primeiros países a ratificá-lo”, disse o Itamaraty, em nota.
Segundo Machado, o Brasil é um dos pouquíssimos países que tem estrutura específica de combate ao trabalho escravo, que são os grupos de fiscalização móvel do MTE, em parceria com a Polícia Federal. De 1995 até 2013, quase 47 mil vítimas foram resgatadas da situação de escravidão no Brasil, entre brasileiros e estrangeiros. Historicamente, os setores agropecuário e sucroalcooleiro são os que mais aparecem na lista suja do trabalho escravo, mas a construção civil e a moda vêm ganhando destaque.
Para o coordenador da OIT no Brasil, o país deve se preparar para enfrentar a questão da imigração, já que cada vez mais latino-americanos, africanos e asiáticos estão vindo em busca de trabalho. “Não há um processo ainda desburocratizado para apoiar o trabalhador migrante. O Estatuto do Estrangeiro, de 1980, tem que ser revisado e adequado ao novo cenário global de fronteiras”, argumentou Machado.
Agência Brasil
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Quanto mais você tenta controlar os outros, mais difícil será conseguir o que deseja, Áries. Pessoas com vontades igualmente fortes estão divulgando que não serão intimidadas pelo seu comportamento manipulador. Se uma abordagem direta não funcionar, deixe -a. Talvez a situação não fosse feita para se desenvolver da maneira que você queria. Confie que as coisas funcionarão da melhor maneira possível, se você consegue ou não o seu caminho. Previsão para 19/04/2025
Você pode dar as mãos a um porta -voz que está disposto a atestar sua honestidade e boa natureza, Touro. Essa pessoa está feliz em intensificar e fazer sua buzina para você. Você ganhou um espaço no centro das atenções; portanto, não encolher em segundo plano quando seu nome for chamado. Aceitar graciosamente os elogios que você recebe - você merece. Em seguida, aprenda a tocar sua própria buzina. Previsão para 19/04/2025
Você pode ficar frustrado quando as pessoas que sofreram atalhos ganham em sua posição, Gêmeos. Você acredita que o trabalho duro é necessário para chegar aonde você precisa ir. Você não tem medo de gastar o sangue e o suor necessários para o sucesso. Você planejou bem e está no caminho certo. Tente não ficar chateado por outras pessoas que seguem o caminho mais fácil. Eles podem parecer que estão ganhando com você, mas você está à frente. Previsão para 19/04/2025
Você pode não perceber o efeito de seu comportamento irregular em outras pessoas, câncer. Eles podem tentar entender seu ponto de vista, mas às vezes parece que você está falando em enigmas. Diminua a velocidade e esclareça seus pensamentos antes de ditar ordens para os outros. Você tem poder incrível. Aprenda a aproveitá -lo e se tornar um bom líder para que você possa fazer o uso mais eficaz dos recursos em questão. Previsão para 19/04/2025
Pode ser melhor se você ficar fora da linha de fogo, Leo. Não entre nas batalhas dos outros. Ao escolher lados, você cria inimigos. Use sua compaixão para acalmar a situação. Use sua natureza carinhosa para apagar o fogo. Não seja sugado pelas chamas onde você pode adicionar à confusão. Seu trabalho é ficar de lado. Você pode se preocupar com o resultado sem se jogar na cabeça. Previsão para 19/04/2025
Embora seu humor geral seja bom, Virgem, isso não significa que seu dia dispare sem problemas. Quando se trata de projetos e de fazer as coisas, você pode ser o único a assumir a liderança. Você é bom em motivar as tropas a se mover como uma força unificada. A única coisa a ter cuidado é ter motivos egoístas. Se você não considerar as necessidades dos outros, haverá motim no seu navio. Previsão para 19/04/2025
Pode surgir situações difíceis nas quais você sente que está condenado, não importa o que faça. Encontrar uma solução de trabalho parece impossível devido aos egos das pessoas envolvidas. Mesmo que tudo pareça viável no papel, isso não é garantia de que as coisas funcionarão na vida real. Seja honesto e prático e faça questão de não escolher lados ou ser tendencioso de forma alguma. Previsão para 19/04/2025
Seja rápido em apontar quando vir uma injustiça, Escorpião. Se alguém disser algo ofensivo ou falso, não deixe que ela deslize. Se o fizer, você está tão culpado quanto a pessoa que cometeu a ofensa. Quando você sabe que está certo, diga isso. É importante que os outros o respeitem. Sua natureza honesta e bom senso moral são qualidades importantes e devem ser reconhecidos de acordo. Previsão para 19/04/2025
Suas emoções podem ser irregulares, Sagitário. Você pode querer que todos saibam o que está sentindo e agem de maneira imaturosa para serem notados. De certa forma, você se sente como uma criança que fará qualquer coisa para chamar a atenção dos pais, mesmo que a ação seja travesso. Ao mesmo tempo, você não quer ser visto como o garoto mau. Como resultado, você pode simplesmente fazer uma moa até que alguém lhe pergunte o que está errado. Previsão para 19/04/2025
Você pode estar mexendo, Capricórnio, dada sua inquietação geral. Você está ansioso para se levantar e fazer algum tipo de música e dança, e ainda assim insiste em esperar a hora certa. Enquanto isso, você está ficando extremamente ansioso pelo seu grande momento. Você está no comando de seu próprio show. Se você se sentir pronto para continuar, não espere. A ansiedade adicionada só fará com que você esqueça suas falas. Previsão para 19/04/2025
Embora você possa se orgulhar de sua paciência, Aquário, essa qualidade pode ser difícil de encontrar hoje. É possível que você se inclinasse o mais longe possível e atingiu o ponto de ruptura. A palha final está prestes a ser colocada nas costas do camelo. Solte a explosão da emoção exigida pelos eventos. Não há utilidade para tentar manter um comportamento santo hoje. Previsão para 19/04/2025
As pessoas podem estar explodindo com raiva por toda parte, e você pode se perguntar qual é o problema. Se alguém provavelmente terá um nível de cabeça no caos de hoje, é você, e isso oferece uma tremenda vantagem em qualquer situação. A beleza disso é que você deve usar essas situações em sua vantagem. Você entende os lados diferentes e sabe como fazê -los funcionar para você. Previsão para 19/04/2025