Dólar hoje 5,842
22° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Internacional
Postada em 27/02/2025 18:12 | Por Todo Segundo com Agências

Fenômeno raro, alinhamento dos planetas ocorre nesta sexta-feira (28)

Serão sete planetas alinhados de uma só vez, um fenômeno que só deve voltar ocorrer em 2161
Desfile raro de planetas ocorre nesta sexta-feira - Foto: (MARK GARLICK/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)

Na sexta-feira (28), sete planetas do Sistema Solar estarão visíveis em um mesmo arco no céu noturno - algo que é conhecido como "alinhamento dos planetas". Marte, Júpiter, Urano, Vênus, Netuno, Mercúrio e Saturno, enfeitará a noite.

Embora seja chamado popularmente de “alinhamento planetário”, o termo não é utilizado pelos cientistas – afinal, os planetas não estarão dispostos em uma linha reta. Na prática, eles só estarão “alinhados” do lado contrário do Sol. Assim, poderemos ver vários planetas de uma vez no mesmo hemisfério.

Em outras palavras, esse desfile planetário é simplesmente um excelente motivo para observar as estrelas – ou os planetas, se preferir. É comum poder enxergar três planetas no céu de uma vez, mas conforme o número aumenta, a probabilidade é cada vez menor.

Isso porque é preciso uma sincronia na translação dos planetas, ou seja, o tempo que demoram para dar a volta ao redor do Sol. Na Terra, esse percurso leva 365 dias, mas isso varia enormemente para os outros planetas. Enquanto Mercúrio leva apenas 88 dias, Netuno leva 165 anos terrestres para completar a translação.

Para especialistas, esse fenômeno é considerado muito raro e é uma oportunidade única, já que só se repetirá no amanhecer de 19 de maio de 2161. Depois, no começo das noites de 7 de novembro de 2176 e 6 de maio de 2492.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram