Nas residências em áreas urbanas do Brasil, 85% têm acesso à internet. Nas áreas rurais, o índice é de 74%. Os dados fazem parte da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Este ano, o estudo completa 20 anos. A série histórica sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação em domicílios e suas formas de uso pela população com 10 anos de idade ou mais apresenta um retrato da transformação da conectividade no Brasil, considerando que em 2005 apenas 13% das residências em áreas urbanas, por exemplo, tinham acesso à rede.
Divulgada nesta quinta-feira (31) durante a 10ª edição da Semana de Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a série histórica mostra que, há 20 anos, 24% dos habitantes de áreas urbanas eram usuários da rede. Este ano, o índice alcançou 86%, indicando um total de 141 milhões de pessoas conectadas ao ambiente digital.
Se considerado o conceito ampliado de usuário de internet, que abarca quem informou não ter acessado a rede, mas realizou atividades online pelo celular, o índice sobe para 90%.
“Em seus anos iniciais, a pesquisa investigava exclusivamente domicílios e usuários de áreas urbanas. Agora, a comparação foi feita com base nesse recorte”, explica o Cetic.br.
Em duas décadas a coleta de dados revela que o país passou de um a cada oito domicílios com internet para sete a cada oito domicílios conectados. A forma de acesso também mudou: em 2008, usuários se conectavam mais via lan houses ou internet cafés e utilizando computadores. Atualmente, quase todos se conectam de seus domicílios utilizando um smartphone.
Apesar dos avanços, a pesquisa revela desigualdades classificadas como “marcantes” pela Cetic.br. Enquanto a internet está presente em 100% dos domicílios de classe A, por exemplo, o índice é de 68% nos lares das classes D e E.
Além disso, de um total de 29 milhões de não usuários da rede, 24 milhões moram em áreas urbanas, 22 milhões têm até o ensino fundamental, 17 milhões se declaram pretos ou pardos, 16 milhões pertencem às classes D e E e 21 milhões vivem nas regiões Sudeste (12 milhões) e Nordeste (8 milhões).
Os dados mostram ainda desigualdades na qualidade do acesso à internet. Segundo o indicador de conectividade significativa criado pelo Cetic.br, que inclui fatores como custo e velocidade da conexão, presença de banda larga fixa nos domicílios e acesso por múltiplos dispositivos, apenas 22% dos indivíduos com 10 anos de idade ou mais no Brasil têm condições satisfatórias de conectividade.
Estão nessa situação 73% dos indivíduos da classe A, 33% dos habitantes da Região Sul, 28% dos homens, 16% das mulheres, 11% dos que vivem no Nordeste e 3% dos indivíduos das classes D e E.
O IPTV, tecnologia que utiliza a internet para transmitir conteúdo televisivo, a exemplo do teste IPTV, tem ganhado espaço no Brasil como alternativa aos serviços tradicionais de TV a cabo e por satélite. Oferecendo maior flexibilidade e uma vasta gama de canais e conteúdos sob demanda, o IPTV atraiu milhões de usuários, mas também levantou preocupações relacionadas à pirataria, já que muitas plataformas não licenciadas operam fora das regulamentações. Enquanto órgãos governamentais e empresas do setor discutem maneiras de coibir o uso ilegal, consumidores buscam entender os limites entre as ofertas legítimas e as que infringem direitos autorais, em um mercado que cresce rapidamente e desafia os modelos tradicionais de consumo de mídia.
De acordo com o Cetic.br, uma tendência que vem se consolidando é a do acesso à internet pela TV. O dispositivo é o segundo mais utilizado para esse fim, com índice de 60%, atrás apenas do telefone celular (99%). Até 2019, o acesso pelo computador superava o pela TV (42% contra 37%). Este ano, o acesso pela televisão ficou 20 pontos percentuais acima do pelo computador (40%), a maior diferença histórica da série.
O estudo identificou ainda que 60% dos brasileiros se conectam à rede pelo celular, mas não pelo computador, enquanto 40% utilizam ambos. Nas classes D e E, as proporções foram de 86% e 13%, respectivamente. O acesso exclusivo à rede pelo celular é maior entre as mulheres (66%) do que entre os homens (54%) e entre pretos (56%) e pardos (66%) do que entre brancos (51%).
Entre os brasileiros que têm celular, mais da metade (57%) conta com plano pré-pago, 20% têm plano pós-pago e 18% plano controle. Nessa última modalidade, o cliente paga um valor fixo por mês e tem direito a uma franquia de serviços nesse período. Se ele ultrapassar o limite da franquia, os serviços podem ser cortados ou reduzidos. Para continuar utilizando os serviços, o cliente pode aguardar a renovação da franquia ou adicionar créditos.
Sobre a forma de conexão, 73% dos que acessam a internet pelo celular o fazem tanto por wi-fi quanto pela rede móvel. Entre brasileiros da classe A, a proporção é de 95%, enquanto nas classes D e E, a porcentagem é de 57%. Outros 37% se conectam exclusivamente por wi-fi e 6%, somente pela rede móvel.
A pesquisa identificou que as chamadas habilidades digitais estão mais presentes entre pessoas com maior escolaridade. Enquanto 80% dos usuários de internet com ensino superior afirmaram ter buscado verificar a veracidade de uma informação encontrada no ambiente digital, a proporção foi de 31% entre aqueles com ensino fundamental. De maneira geral, a prática foi realizada por 52% dos usuários.
O uso de alterações de configurações de privacidade para limitar o compartilhamento de dados foi reportada por 58% dos que têm ensino superior e por 18% dos com ensino fundamental. Entre os que relataram não ter nenhuma das habilidades digitais investigadas pela pesquisa, 51% tinham ensino fundamental e 8%, ensino superior.
Serviços públicos online relacionados à saúde foram a ação realizada em maior proporção (32%) entre usuários de internet com 16 anos de idade ou mais nos 12 meses anteriores à pesquisa. Serviços ligados ao pagamento de impostos e taxas foram os prevalentes entre usuários das classes A (66%) e B (59%), enquanto serviços online relacionados à educação pública, como matrículas em escolas ou universidades públicas, foram realizados em maior proporção por usuários de 16 a 24 anos de idade (42%).
Entre os usuários de internet com ocupação formal, 46% haviam procurado ou usado algum serviço público vinculado a pagamento de impostos e taxas e 37%, algum serviço público ligado a direitos do trabalhador ou previdência social. Entre aqueles com ocupação informal, os índices foram de 26% e 20%, respectivamente.
Aplicado a cada 2 anos, o módulo de comércio eletrônico revela que a prática de comprar online, tanto produtos como serviços, alavancada durante a pandemia, segue em um patamar mais elevado do que o verificado antes da crise sanitária. Segundo a pesquisa, 73 milhões (46%) de usuários de internet realizaram esse tipo de atividade este ano, o equivalente a 6 milhões a mais do que em 2022 (67 milhões).
O estudo mostra também que o Pix superou o cartão de crédito (67%) como forma de pagamento mais utilizada no ambiente digital, sendo citado por 84% dos entrevistados, 18 pontos percentuais acima do observado em 2022 (66%).
Os maiores índices de uso foram registrados entre as classes B (de 63% para 82%), C (de 68% para 86%) e D e E (de 60% para 78%).
Em contrapartida, a proporção dos que pagaram por boleto bancário passou de 43% em 2022 para 24% este ano, uma diferença de 19 pontos percentuais.
As categorias de produtos com maior crescimento de compras online em relação a 2022 foram roupas, calçados e material esportivo (de 64% em 2022 para 71% este ano) e cosméticos e produtos de higiene pessoal (de 34% em 2022 para 41% este ano).
Também foi identificado aumento significativo no pagamento por serviços de músicas pela internet, passando de 13% dos usuários em 2022 para 19% este ano. O avanço foi maior entre usuários de 16 a 24 anos de idade, cuja proporção passou de 15% para 32%, e entre usuários da classe B, de 22% para 41%.
Houve aumento ainda na proporção de usuários de internet que adquiriram produtos ou serviços em sites de compra e venda (marketplaces), com o índice passando de 72% em 2022 para 90% este ano. Aplicativos de lojas no telefone celular foram mencionados por 65% dos usuários que compraram online, enquanto 22% citaram ter comprado por meio de redes sociais.
Os que disseram ter visualizado anúncios de produtos ou serviços em posts de redes sociais somam 41%, em vídeos na internet 49% e em propagandas em sites ou aplicativos 49%.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Não será surpreendente se você estiver frustrado com um amigo próximo ou parceiro que é muito menos ambicioso do que você, Áries. A energia no ar pode realmente enfatizar o seu jeito “vai, vai, vai” de atingir metas e alcançar o sucesso. Outros que são passivos ou medrosos nesta área podem ser difíceis de compreender. No entanto, cada pessoa tem que fazer as coisas da maneira que for melhor para ela. Tente ser paciente. Previsão para 03/02/2026
Veja como usar seu bom relacionamento com amigos e entes queridos hoje para iniciar algumas atividades em grupo, Touro. Provavelmente, você se sentirá muito bem e a ideia de socializar será atraente para você. Veja como convidar pessoas para jantar ou jogar cartas. Se você é especialmente animado, alguns esportes podem ser apenas a passagem para você sair e se movimentar. Faça o que for preciso para se divertir e tomar um pouco de ar fresco hoje. Previsão para 03/02/2026
Se você não tem uma rotina regular de exercícios, Gêmeos, hoje é um ótimo dia para mudar isso. O exercício não precisa cansá-lo ou doer. Mesmo atividades relaxantes como caminhada ou ioga são excelentes maneiras de mantê-lo em boa forma. Praticar um esporte que lhe agrada, como vôlei ou boliche, combina diversão com exercícios. Caramba, até dançar é uma forma reconhecida de exercício! Veja como encontrar algo que funcione para você. Previsão para 03/02/2026
Passar por hoje não deve representar um problema muito grande para você, Câncer. Você pode sentir um grande fôlego que pode lhe dar o impulso e a determinação para realizar suas tarefas e projetos. Faça alguns planos para esta noite, como reunir-se com amigos ou participar de um evento que realmente o intriga. Até então, execute suas tarefas aos poucos. Você terminará as coisas antes que perceba. Previsão para 03/02/2026
Não hesite em assumir um projeto ou fazer planos hoje, Leo. A energia extra complementará suas habilidades organizacionais, formando a combinação perfeita para lidar com quase tudo. Certifique-se de anotar seus objetivos e planos para ajudar a mantê-lo focado. Se você decidir fazer alguma limpeza hoje, livre-se das coisas que nunca usa. Considere doar esses itens para instituições de caridade, pois sem dúvida há alguém por aí que poderia usá-los. Previsão para 03/02/2026
Hoje deve correr bem para você, Virgem. Espere sentir uma energia e uma perspectiva renovadas sobre as coisas, especialmente aquelas relacionadas ao trabalho. Aproveite ao máximo trabalhando na finalização dos projetos que estão esperando por você ou limpando e organizando sua mesa ou armário de vassouras. Sinta-se confiante de que será capaz de realizar quase todas as tarefas em pouco tempo. Quando tudo o que você queria fazer estiver resolvido, faça alguns planos para um pouco de recreação. Você merece. Previsão para 03/02/2026
Hoje você pode perceber que está se sentindo muito criativo e ambicioso, Libra. Você pode querer usar esses pontos fortes para trabalhar diretamente em um projeto artístico. Ou você pode optar por canalizar essa energia para atividades como organizar sua casa ou espaço de trabalho. Se você planejar isso, deve haver bastante tempo para chegar a ambos, se você quiser. Aproveite ao máximo o dia! Previsão para 03/02/2026
Tente não se deixar abater pela tristeza de hoje, Escorpião. Embora seja verdade que alguns dias parecem se arrastar, quanto mais ocupado você estiver, mais rápido o tempo passará. Comece a terminar qualquer trabalho que ainda tenha pela frente e faça planos para esta noite. Se houver uma luz no fim do túnel, as coisas não apenas parecerão acelerar, mas você se sentirá melhor sabendo que isso está chegando. Previsão para 03/02/2026
Ouse ser diferente, Sagitário. Pode ser tão fácil cair em uma furadeira. Dormir na mesma hora, comer na mesma hora, usar o mesmo estilo e trabalhar da mesma maneira, dia após dia. Antes que você perceba, você se sente como se estivesse em uma rotina. A única maneira de fugir disso é tomar a decisão de se libertar fazendo algo único. Experimente um novo corte de cabelo. Use cores que sejam incomuns para você. Se houver necessidade, considere uma nova carreira. Buscar a expansão. Previsão para 03/02/2026
Assuma o controle de sua saúde geral hoje, Capricórnio. Você provavelmente acordará sentindo-se enérgico e bem. Aproveite esta oportunidade para ser ativo em fazer coisas que ajudarão a manter seus bons sentimentos. Considere todos os aspectos da sua saúde, incluindo emocional e espiritual. Se puder, sente-se ao ar livre, ao sol e ao ar livre, para considerar as áreas de sua vida que precisam de um treino. Dê um passeio, faça jardinagem, envolva-se em algo criativo e físico. Previsão para 03/02/2026
Se há algo astuto ou artístico que você está de olho e realmente gostaria de conseguir, mas não pode pagar, Aquário, considere fazê-lo. Mesmo que você não se considere artístico, você pode se surpreender se der uma chance a um projeto. Existem vários sites voltados para iniciantes e que podem fornecer o suporte e as instruções necessárias. Não descarte sua capacidade. Explore este caminho e veja como encontrar um nicho criativo para você. Previsão para 03/02/2026
É o dia perfeito para se levantar e sair, Peixes. Você provavelmente se sentirá positivo e cheio de energia, e um pouco de ar fresco, sol e atividade física podem estar muito atrasados. Mesmo que este seja um dia de trabalho para você, aproveite ao máximo os intervalos e a hora do almoço caminhando. Esta noite pode ser o momento oportuno para se reunir com alguns amigos para um café ou para um evento esportivo favorito. Previsão para 03/02/2026