Nas residências em áreas urbanas do Brasil, 85% têm acesso à internet. Nas áreas rurais, o índice é de 74%. Os dados fazem parte da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Este ano, o estudo completa 20 anos. A série histórica sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação em domicílios e suas formas de uso pela população com 10 anos de idade ou mais apresenta um retrato da transformação da conectividade no Brasil, considerando que em 2005 apenas 13% das residências em áreas urbanas, por exemplo, tinham acesso à rede.
Divulgada nesta quinta-feira (31) durante a 10ª edição da Semana de Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a série histórica mostra que, há 20 anos, 24% dos habitantes de áreas urbanas eram usuários da rede. Este ano, o índice alcançou 86%, indicando um total de 141 milhões de pessoas conectadas ao ambiente digital.
Se considerado o conceito ampliado de usuário de internet, que abarca quem informou não ter acessado a rede, mas realizou atividades online pelo celular, o índice sobe para 90%.
“Em seus anos iniciais, a pesquisa investigava exclusivamente domicílios e usuários de áreas urbanas. Agora, a comparação foi feita com base nesse recorte”, explica o Cetic.br.
Em duas décadas a coleta de dados revela que o país passou de um a cada oito domicílios com internet para sete a cada oito domicílios conectados. A forma de acesso também mudou: em 2008, usuários se conectavam mais via lan houses ou internet cafés e utilizando computadores. Atualmente, quase todos se conectam de seus domicílios utilizando um smartphone.
Apesar dos avanços, a pesquisa revela desigualdades classificadas como “marcantes” pela Cetic.br. Enquanto a internet está presente em 100% dos domicílios de classe A, por exemplo, o índice é de 68% nos lares das classes D e E.
Além disso, de um total de 29 milhões de não usuários da rede, 24 milhões moram em áreas urbanas, 22 milhões têm até o ensino fundamental, 17 milhões se declaram pretos ou pardos, 16 milhões pertencem às classes D e E e 21 milhões vivem nas regiões Sudeste (12 milhões) e Nordeste (8 milhões).
Os dados mostram ainda desigualdades na qualidade do acesso à internet. Segundo o indicador de conectividade significativa criado pelo Cetic.br, que inclui fatores como custo e velocidade da conexão, presença de banda larga fixa nos domicílios e acesso por múltiplos dispositivos, apenas 22% dos indivíduos com 10 anos de idade ou mais no Brasil têm condições satisfatórias de conectividade.
Estão nessa situação 73% dos indivíduos da classe A, 33% dos habitantes da Região Sul, 28% dos homens, 16% das mulheres, 11% dos que vivem no Nordeste e 3% dos indivíduos das classes D e E.
Perfil
De acordo com o Cetic.br, uma tendência que vem se consolidando é a do acesso à internet pela TV. O dispositivo é o segundo mais utilizado para esse fim, com índice de 60%, atrás apenas do telefone celular (99%). Até 2019, o acesso pelo computador superava o pela TV (42% contra 37%). Este ano, o acesso pela televisão ficou 20 pontos percentuais acima do pelo computador (40%), a maior diferença histórica da série.
O estudo identificou ainda que 60% dos brasileiros se conectam à rede pelo celular, mas não pelo computador, enquanto 40% utilizam ambos. Nas classes D e E, as proporções foram de 86% e 13%, respectivamente. O acesso exclusivo à rede pelo celular é maior entre as mulheres (66%) do que entre os homens (54%) e entre pretos (56%) e pardos (66%) do que entre brancos (51%).
Entre os brasileiros que têm celular, mais da metade (57%) conta com plano pré-pago, 20% têm plano pós-pago e 18% plano controle. Nessa última modalidade, o cliente paga um valor fixo por mês e tem direito a uma franquia de serviços nesse período. Se ele ultrapassar o limite da franquia, os serviços podem ser cortados ou reduzidos. Para continuar utilizando os serviços, o cliente pode aguardar a renovação da franquia ou adicionar créditos.
Sobre a forma de conexão, 73% dos que acessam a internet pelo celular o fazem tanto por wi-fi quanto pela rede móvel. Entre brasileiros da classe A, a proporção é de 95%, enquanto nas classes D e E, a porcentagem é de 57%. Outros 37% se conectam exclusivamente por wi-fi e 6%, somente pela rede móvel.
Habilidades digitais
A pesquisa identificou que as chamadas habilidades digitais estão mais presentes entre pessoas com maior escolaridade. Enquanto 80% dos usuários de internet com ensino superior afirmaram ter buscado verificar a veracidade de uma informação encontrada no ambiente digital, a proporção foi de 31% entre aqueles com ensino fundamental. De maneira geral, a prática foi realizada por 52% dos usuários.
O uso de alterações de configurações de privacidade para limitar o compartilhamento de dados foi reportada por 58% dos que têm ensino superior e por 18% dos com ensino fundamental. Entre os que relataram não ter nenhuma das habilidades digitais investigadas pela pesquisa, 51% tinham ensino fundamental e 8%, ensino superior.
Serviços públicos
Serviços públicos online relacionados à saúde foram a ação realizada em maior proporção (32%) entre usuários de internet com 16 anos de idade ou mais nos 12 meses anteriores à pesquisa. Serviços ligados ao pagamento de impostos e taxas foram os prevalentes entre usuários das classes A (66%) e B (59%), enquanto serviços online relacionados à educação pública, como matrículas em escolas ou universidades públicas, foram realizados em maior proporção por usuários de 16 a 24 anos de idade (42%).
Entre os usuários de internet com ocupação formal, 46% haviam procurado ou usado algum serviço público vinculado a pagamento de impostos e taxas e 37%, algum serviço público ligado a direitos do trabalhador ou previdência social. Entre aqueles com ocupação informal, os índices foram de 26% e 20%, respectivamente.
Comércio online
Aplicado a cada 2 anos, o módulo de comércio eletrônico revela que a prática de comprar online, tanto produtos como serviços, alavancada durante a pandemia, segue em um patamar mais elevado do que o verificado antes da crise sanitária. Segundo a pesquisa, 73 milhões (46%) de usuários de internet realizaram esse tipo de atividade este ano, o equivalente a 6 milhões a mais do que em 2022 (67 milhões).
O estudo mostra também que o Pix superou o cartão de crédito (67%) como forma de pagamento mais utilizada no ambiente digital, sendo citado por 84% dos entrevistados, 18 pontos percentuais acima do observado em 2022 (66%).
Os maiores índices de uso foram registrados entre as classes B (de 63% para 82%), C (de 68% para 86%) e D e E (de 60% para 78%).
Em contrapartida, a proporção dos que pagaram por boleto bancário passou de 43% em 2022 para 24% este ano, uma diferença de 19 pontos percentuais.
As categorias de produtos com maior crescimento de compras online em relação a 2022 foram roupas, calçados e material esportivo (de 64% em 2022 para 71% este ano) e cosméticos e produtos de higiene pessoal (de 34% em 2022 para 41% este ano).
Também foi identificado aumento significativo no pagamento por serviços de músicas pela internet, passando de 13% dos usuários em 2022 para 19% este ano. O avanço foi maior entre usuários de 16 a 24 anos de idade, cuja proporção passou de 15% para 32%, e entre usuários da classe B, de 22% para 41%.
Houve aumento ainda na proporção de usuários de internet que adquiriram produtos ou serviços em sites de compra e venda (marketplaces), com o índice passando de 72% em 2022 para 90% este ano. Aplicativos de lojas no telefone celular foram mencionados por 65% dos usuários que compraram online, enquanto 22% citaram ter comprado por meio de redes sociais.
Os que disseram ter visualizado anúncios de produtos ou serviços em posts de redes sociais somam 41%, em vídeos na internet 49% e em propagandas em sites ou aplicativos 49%.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você pode descobrir hoje que as pessoas se sentem realmente atraídas por você como amigo. Isso ocorre porque você geralmente é um bom ouvinte. Você está aberto às idéias e pensamentos de outras pessoas e pode se importar facilmente. Considere observar as pessoas ao seu redor para ver se não há alguém que possa ouvir um problema. Pode não demorar muito para fazer alguém falar. Previsão para 14/11/2024
É bom sonhar, principalmente em dias como hoje, Touro. Expandir sua mente e pensar em possibilidades são formas positivas de aumentar seu conhecimento. Dê a si mesmo tempo para pensar. Por que não deitar de costas e observar as nuvens ou as estrelas? Deixe-se sonhar com coisas que podem não parecer práticas ou possíveis. Muitas coisas reais surgiram dos sonhos de alguém. Sua criatividade florescerá se você dedicar tempo. Previsão para 14/11/2024
Com a energia de hoje, você pode querer dar asas à sua imaginação por um tempo, Gêmeos. Isso pode dar um verdadeiro impulso, pois conectará você com seu eu interior. Deixe a sua imaginação ser o seu bilhete para as suas capacidades criativas e artísticas. As habilidades de resolução de problemas também podem ser acentuadas ou realizadas quando a mente tem tempo para vagar. Esta parte de você é tão importante quanto o seu coração, então use-a ao máximo. Previsão para 14/11/2024
Hoje você pode conhecer um novo amigo, Câncer. As pessoas tendem a se sentir confortáveis ??perto de você, mesmo que sejam diferentes de você. Isso porque você geralmente aceita o fato de que todo mundo é diferente e está tudo bem. Esta é uma qualidade rara e especial – nem todo mundo tem a mente tão aberta quanto você! Planeje fazer algo com seu novo amigo ou sair com outra pessoa especial, se possível. Não faltarão pessoas interessadas em passar um tempo com você. Previsão para 14/11/2024
Você tem uma imaginação incrível, Leo. Hoje é um ótimo dia para colocá-lo em uso. Reserve um tempo para se envolver em atividades criativas e experimente meditação, planejamento de histórias, dramatização ou visualização. Você tem uma ferramenta poderosa para desbloquear medos e inibições interiores, aumentando sua confiança e criatividade e resolvendo os desafios da vida. Se esta é uma ideia nova para você, considere aprender mais sobre meditação para se conectar com seu eu interior. Previsão para 14/11/2024
Há boas chances de você se sentir forte e confiante hoje, Virgem. É um bom momento para tentar algo que você nunca fez antes. Você pode ser a pessoa certa para começar, especialmente se for sobre algo que você deseja mudar. Se você nunca concorreu a um cargo público antes ou assumiu um cargo de liderança em outra área, considere fazer isso. Você tem o poder e a popularidade para fazer uma diferença real. Previsão para 14/11/2024
A energia do dia deve fazer você se sentir muito bem, Libra. Seu ânimo deve estar elevado e rir pode muito bem ser uma boa parte do seu dia. Quando você ri, isso faz as outras pessoas irem. Este é um efeito poderoso de se ter. Você pode descobrir que pode transferir o entusiasmo e os bons sentimentos que tem para as pessoas ao seu redor. Compartilhe sua energia positiva sorrindo, rindo e sendo você mesmo. Previsão para 14/11/2024
Espere um aumento na popularidade hoje, Escorpião. Uma maneira de fazer bom uso disso é provocar mudanças. Talvez você e seus colegas de trabalho sintam que o local de trabalho precisa de um novo programa, como benefícios. Você seria uma boa pessoa para apresentar isso aos tomadores de decisão. Mesmo que isso já tenha sido feito antes, use sua popularidade para iniciar uma petição ou encontrar maneiras criativas de tornar um grupo mais eficaz. Previsão para 14/11/2024
A energia de hoje pode destacar sua popularidade, Sagitário. Os trânsitos aumentam seu entusiasmo e energia para fazer as coisas. As pessoas se sentirão atraídas por você. Você pode até descobrir que outras pessoas o admiram. Esse tipo de popularidade pode fazer você se sentir especial e sortudo. Por outro lado, pode fazer você pensar que é melhor do que é. Não se empolgue. Use essa influência para o bem. Previsão para 14/11/2024
O dia de hoje deve apresentar uma influência muito positiva para você, Capricórnio. A energia em jogo permitirá coisas como tomar decisões excelentes. As coisas acontecerão mais rapidamente do que o normal. A cooperação dos colegas, a energia física e uma mente perspicaz irão apoiá-lo. O que mais você poderia perguntar? Você pode descobrir que quase tudo acontece do seu jeito e o riso preenche as horas. Dê um tapinha nas costas porque você deve ser capaz de lidar com tudo. Previsão para 14/11/2024
Tenha tato ao falar hoje, Aquário. Com a energia deste dia, é importante que você reserve um tempo para pensar em como suas palavras afetam a pessoa com quem você está falando. Pode ser mais fácil do que o normal dizer a coisa errada, especialmente se você estiver na posição de contar a alguém algo que acha que pode não funcionar muito bem. Evite comentários que sugiram críticas à pessoa e não à ação. Previsão para 14/11/2024
Hoje, Peixes, não se surpreenda se tiver dificuldade em entrar no clima de trabalho. É provável que você prefira sonhar acordado do que estar no mundo real. Você é suscetível a sonhar acordado e a fazer viagens imaginativas. Considere fazer uma lista de tudo o que você precisa fazer para ajudá-lo a se concentrar. Isso o ajudará a atingir seus objetivos de curto prazo e você poderá relaxar esta noite. Previsão para 14/11/2024