Nas residências em áreas urbanas do Brasil, 85% têm acesso à internet. Nas áreas rurais, o índice é de 74%. Os dados fazem parte da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Este ano, o estudo completa 20 anos. A série histórica sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação em domicílios e suas formas de uso pela população com 10 anos de idade ou mais apresenta um retrato da transformação da conectividade no Brasil, considerando que em 2005 apenas 13% das residências em áreas urbanas, por exemplo, tinham acesso à rede.
Divulgada nesta quinta-feira (31) durante a 10ª edição da Semana de Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a série histórica mostra que, há 20 anos, 24% dos habitantes de áreas urbanas eram usuários da rede. Este ano, o índice alcançou 86%, indicando um total de 141 milhões de pessoas conectadas ao ambiente digital.
Se considerado o conceito ampliado de usuário de internet, que abarca quem informou não ter acessado a rede, mas realizou atividades online pelo celular, o índice sobe para 90%.
“Em seus anos iniciais, a pesquisa investigava exclusivamente domicílios e usuários de áreas urbanas. Agora, a comparação foi feita com base nesse recorte”, explica o Cetic.br.
Em duas décadas a coleta de dados revela que o país passou de um a cada oito domicílios com internet para sete a cada oito domicílios conectados. A forma de acesso também mudou: em 2008, usuários se conectavam mais via lan houses ou internet cafés e utilizando computadores. Atualmente, quase todos se conectam de seus domicílios utilizando um smartphone.
Apesar dos avanços, a pesquisa revela desigualdades classificadas como “marcantes” pela Cetic.br. Enquanto a internet está presente em 100% dos domicílios de classe A, por exemplo, o índice é de 68% nos lares das classes D e E.
Além disso, de um total de 29 milhões de não usuários da rede, 24 milhões moram em áreas urbanas, 22 milhões têm até o ensino fundamental, 17 milhões se declaram pretos ou pardos, 16 milhões pertencem às classes D e E e 21 milhões vivem nas regiões Sudeste (12 milhões) e Nordeste (8 milhões).
Os dados mostram ainda desigualdades na qualidade do acesso à internet. Segundo o indicador de conectividade significativa criado pelo Cetic.br, que inclui fatores como custo e velocidade da conexão, presença de banda larga fixa nos domicílios e acesso por múltiplos dispositivos, apenas 22% dos indivíduos com 10 anos de idade ou mais no Brasil têm condições satisfatórias de conectividade.
Estão nessa situação 73% dos indivíduos da classe A, 33% dos habitantes da Região Sul, 28% dos homens, 16% das mulheres, 11% dos que vivem no Nordeste e 3% dos indivíduos das classes D e E.
O IPTV, tecnologia que utiliza a internet para transmitir conteúdo televisivo, a exemplo do teste IPTV, tem ganhado espaço no Brasil como alternativa aos serviços tradicionais de TV a cabo e por satélite. Oferecendo maior flexibilidade e uma vasta gama de canais e conteúdos sob demanda, o IPTV atraiu milhões de usuários, mas também levantou preocupações relacionadas à pirataria, já que muitas plataformas não licenciadas operam fora das regulamentações. Enquanto órgãos governamentais e empresas do setor discutem maneiras de coibir o uso ilegal, consumidores buscam entender os limites entre as ofertas legítimas e as que infringem direitos autorais, em um mercado que cresce rapidamente e desafia os modelos tradicionais de consumo de mídia.
De acordo com o Cetic.br, uma tendência que vem se consolidando é a do acesso à internet pela TV. O dispositivo é o segundo mais utilizado para esse fim, com índice de 60%, atrás apenas do telefone celular (99%). Até 2019, o acesso pelo computador superava o pela TV (42% contra 37%). Este ano, o acesso pela televisão ficou 20 pontos percentuais acima do pelo computador (40%), a maior diferença histórica da série.
O estudo identificou ainda que 60% dos brasileiros se conectam à rede pelo celular, mas não pelo computador, enquanto 40% utilizam ambos. Nas classes D e E, as proporções foram de 86% e 13%, respectivamente. O acesso exclusivo à rede pelo celular é maior entre as mulheres (66%) do que entre os homens (54%) e entre pretos (56%) e pardos (66%) do que entre brancos (51%).
Entre os brasileiros que têm celular, mais da metade (57%) conta com plano pré-pago, 20% têm plano pós-pago e 18% plano controle. Nessa última modalidade, o cliente paga um valor fixo por mês e tem direito a uma franquia de serviços nesse período. Se ele ultrapassar o limite da franquia, os serviços podem ser cortados ou reduzidos. Para continuar utilizando os serviços, o cliente pode aguardar a renovação da franquia ou adicionar créditos.
Sobre a forma de conexão, 73% dos que acessam a internet pelo celular o fazem tanto por wi-fi quanto pela rede móvel. Entre brasileiros da classe A, a proporção é de 95%, enquanto nas classes D e E, a porcentagem é de 57%. Outros 37% se conectam exclusivamente por wi-fi e 6%, somente pela rede móvel.
A pesquisa identificou que as chamadas habilidades digitais estão mais presentes entre pessoas com maior escolaridade. Enquanto 80% dos usuários de internet com ensino superior afirmaram ter buscado verificar a veracidade de uma informação encontrada no ambiente digital, a proporção foi de 31% entre aqueles com ensino fundamental. De maneira geral, a prática foi realizada por 52% dos usuários.
O uso de alterações de configurações de privacidade para limitar o compartilhamento de dados foi reportada por 58% dos que têm ensino superior e por 18% dos com ensino fundamental. Entre os que relataram não ter nenhuma das habilidades digitais investigadas pela pesquisa, 51% tinham ensino fundamental e 8%, ensino superior.
Serviços públicos online relacionados à saúde foram a ação realizada em maior proporção (32%) entre usuários de internet com 16 anos de idade ou mais nos 12 meses anteriores à pesquisa. Serviços ligados ao pagamento de impostos e taxas foram os prevalentes entre usuários das classes A (66%) e B (59%), enquanto serviços online relacionados à educação pública, como matrículas em escolas ou universidades públicas, foram realizados em maior proporção por usuários de 16 a 24 anos de idade (42%).
Entre os usuários de internet com ocupação formal, 46% haviam procurado ou usado algum serviço público vinculado a pagamento de impostos e taxas e 37%, algum serviço público ligado a direitos do trabalhador ou previdência social. Entre aqueles com ocupação informal, os índices foram de 26% e 20%, respectivamente.
Aplicado a cada 2 anos, o módulo de comércio eletrônico revela que a prática de comprar online, tanto produtos como serviços, alavancada durante a pandemia, segue em um patamar mais elevado do que o verificado antes da crise sanitária. Segundo a pesquisa, 73 milhões (46%) de usuários de internet realizaram esse tipo de atividade este ano, o equivalente a 6 milhões a mais do que em 2022 (67 milhões).
O estudo mostra também que o Pix superou o cartão de crédito (67%) como forma de pagamento mais utilizada no ambiente digital, sendo citado por 84% dos entrevistados, 18 pontos percentuais acima do observado em 2022 (66%).
Os maiores índices de uso foram registrados entre as classes B (de 63% para 82%), C (de 68% para 86%) e D e E (de 60% para 78%).
Em contrapartida, a proporção dos que pagaram por boleto bancário passou de 43% em 2022 para 24% este ano, uma diferença de 19 pontos percentuais.
As categorias de produtos com maior crescimento de compras online em relação a 2022 foram roupas, calçados e material esportivo (de 64% em 2022 para 71% este ano) e cosméticos e produtos de higiene pessoal (de 34% em 2022 para 41% este ano).
Também foi identificado aumento significativo no pagamento por serviços de músicas pela internet, passando de 13% dos usuários em 2022 para 19% este ano. O avanço foi maior entre usuários de 16 a 24 anos de idade, cuja proporção passou de 15% para 32%, e entre usuários da classe B, de 22% para 41%.
Houve aumento ainda na proporção de usuários de internet que adquiriram produtos ou serviços em sites de compra e venda (marketplaces), com o índice passando de 72% em 2022 para 90% este ano. Aplicativos de lojas no telefone celular foram mencionados por 65% dos usuários que compraram online, enquanto 22% citaram ter comprado por meio de redes sociais.
Os que disseram ter visualizado anúncios de produtos ou serviços em posts de redes sociais somam 41%, em vídeos na internet 49% e em propagandas em sites ou aplicativos 49%.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você pode ser uma situação em que precisa tomar uma decisão sobre um relacionamento, Áries. Talvez os velhos demônios tenham voltado para assombrá -lo sobre sua liberdade, e agora você tem dúvidas. Não ouça as dúvidas, porque, se o fizer, poderá regredir dez passos em sua vida emocional. Enrole os dados e decida. Previsão para 17/05/2025
Você não é o maior defensor do trabalho sob restrições, Taurus, então hoje será bom para você. Você os aceitará e graciosamente. Você entende o significado de tal dia? Seria maravilhoso se você aprendesse a segurar o paradoxo que descobre. A maior liberdade vem através da disciplina. Se você puder fazer isso, você ficará feliz! Previsão para 17/05/2025
Abandone o mito de que você não tem presentes ou meios à sua disposição, Gêmeos. A prova é que você tem seu corpo. Você está cuidando de si mesmo? Você se exercita? Você cuida de pequenos problemas de saúde? Todas essas perguntas estão relacionadas. Você considera seus presentes da mesma maneira que considera seu corpo. Previsão para 17/05/2025
Câncer, se você está esperando alguém para atender a todas as suas necessidades, pode ter que esperar muito tempo. O paradoxo do amor é que ele chega à sua porta em sua forma mais profunda quando você precisa menos. Portanto, tome as medidas que você deve para cumprir a si mesmo. Se não o fizer, você será eternamente dependente, o que não se encaixa muito bem em você. Previsão para 17/05/2025
Se você tem filhos, suas dificuldades podem lembrá -lo por conta própria, Leo. Ou a educação deles traz de volta suas próprias memórias. Você já manteve algum problema daquele período que ainda o incomoda hoje? Este seria um bom momento para fazer a si mesmo essa pergunta. A resposta pode beneficiar drasticamente seus entes queridos. Previsão para 17/05/2025
Não gaste além dos seus meios hoje, Virgem! Se você estiver em uma multidão de compradores entusiasmados, pode ser desastroso para sua carteira. Você pode ceder ao humor dos gastos predominantes com muita facilidade! Por outro lado, talvez você tenha um prazer. Se você acha que esse é o caso, pelo menos se limita um pouco. Previsão para 17/05/2025
As pequenas tensões surgirão hoje, Libra. Alguém próximo a você, talvez seu parceiro ou uma figura parental - parece estar tentando convencê -lo a adotar um certo comportamento que você não está disposto a seguir. Você negociará com gentileza ou com força? O segundo parece mais provável. Sabendo disso, faça o seu melhor para controlá -lo. Previsão para 17/05/2025
O clima será um pouco opressivo hoje, Escorpião. Depois de enfrentar os desafios apresentados nos últimos dias, é provável que você queira um pouco de paz e sossego! Mas você pode esperar ser procurado e solicitado a assumir seus deveres. Você pode sentir vontade de esquecer a coisa toda e fugir. Seja razoável e aguarde até que você tenha algum tempo de férias. Previsão para 17/05/2025
Este não é um dia para pessoas sutis e sensíveis como você, Sagitário. De fato, o vencedor provavelmente será quem grita mais alto e bate na mesa. O ar da agressão terá um efeito sobre você. Você pode estar um pouco chateado e mais vulnerável do que o habitual. Seria sensato você ficar longe de toda a comoção. Previsão para 17/05/2025
Algumas diferenças de opinião sobre sua vida amorosa podem surgir hoje, Capricórnio. Você pode encontrar seu amado tomando mais liberdades do que se permite. Em vez de ressentir -o, siga a liderança do seu parceiro. Essa pode ser uma chance de perceber que você precisa de mais novidade no reino emocional. Esteja aberto a investigar as possibilidades. O dia seguinte pode lhe trazer exatamente o que você procura. Previsão para 17/05/2025
Este dia pode não ser um dos seus favoritos, Aquário. Você pode estar ciente demais das restrições de sua ocupação principal. É provável que você faça recompensas apropriadas para seus trabalhos. Este é um bom dia para definir novos objetivos pessoais e profissionais. Eles o sustentarão através de suas tarefas. Enquanto isso, que tal pedir esse aumento? Previsão para 17/05/2025
Até agora, você pode ter sido muito teimoso em fazer o que deseja sem tentar abordar a questão de seus meios financeiros, Peixes. Mesmo que pareça muito materialista, é urgente que você cuide dessa pergunta. Em seguida, tente elevar seu padrão de vida, porque você tem algo a aprender neste domínio. Previsão para 17/05/2025