Dólar hoje 5,815
29° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 05/05/2017 20:38 | Atualizada em 05/05/2017 21:09 | Por Todo Segundo

Prefeitura e Hospital inauguram Unidade de Coleta e Transfusão

Com isso, os moradores de Palmeira, e região, não precisarão mais sair do município para fazerem doações de sangue
Prefeitura e Hospital inauguram Unidade de Coleta e Transfusão - Foto: Djalma Lyma
Com Assessoria

A prefeitura e Palmeira dos Índios e o Hospital Regional Santa Rita inauguraram nesta sexta-feira (5) a Unidade de Coleta e Transfusão Dr. Wilson Viera Costa. Com isso, os moradores de Palmeira, e região, não precisarão mais sair do município para fazerem doações de sangue ou mesmo uma transfusão sanguínea. O nome da Unidade é uma homenagem ao médico Wilson Costa, que durante 50 anos prestou serviços ao Hospital e ajudou a salvar muitas vidas. O senador Benedito de Lira, o prefeito Júlio Cezar, vereadores, secretários municipais, representantes do governo do Estado, prefeitos de cidades vizinhas, funcionários do Hospital e outras autoridades participaram da solenidade de inauguração.

Wilson Costa disse que a homenagem feita a ele é honrosa e edificante. "A vida é feita de realizações e atitudes e, às vezes, de coincidências. E nesse fato eu incluo ter sido eu a primeira pessoa a realizar uma transfusão de sangue em Palmeira, há muitas décadas. E não tínhamos os recursos que hoje temos. Quando o Pedro Gaia me disse que esta unidade teria o meu nome, aceitei, porque tenho 50 anos de serviço prestado à essa casa, e é uma honra vir novamente ao Hospital Santa Rita receber esta homenagem. Estou aposentado, trabalho em outra profissão, mas quero agradecer a todos os que vieram aqui assistir a esta honraria que hoje recebo”, disse emocionado o empresário Wilson Costa.

O provedor do Hospital disse que fazer homenagem a uma pessoa que tem tanto tempo de serviço prestado é motivo de orgulho para todos da instituição. “Ele sempre deu sustentação à nossa equipe. Não poderia deixar de agradecer aos deputados federais Marx Beltrão e Paulão que destinaram recursos para modernizar o hospital e reformar os leitos. Estamos mudando a cara dessa unidade hospitalar. Todos sabem da nossa luta e carinho para manter a nossa unidade em funcionamento. Problemas nós temos, mas temos coragem para enfrenta-los”, disse Pedro Gaia.

Verônica Guedes, gerente da Hemorrede Pública de Alagoas (Hemoal), que representou o secretário estadual de Saúde Christian Teixeira, falou da importância da Unidade para o município. “Estou muito feliz e acreditando no sonho que sonhamos juntos. Comecei a minha vida na medicina estagiando neste hospital e fiquei triste quando ele deixou de fazer a coleta de sangue. Quem doa sangue doa vida e quer ter a facilidade de doar perto de sua casa. Trazer de volta a unidade de coleta e transfusão para Palmeira é maravilhoso. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, e isso é muito bonito. Agora, esta unidade torna-se responsável por essa região. O dr. Wilson foi um grande herói e a homenagem feita a ele é muito mais do que justa”, destacou a gerente do Hemoal.

Para o prefeito Júlio Cezar, a Unidade de Coleta e Transfusão de Palmeira vai possibilitar ao município uma melhor autonomia, no que se refere à coleta de sangue e hemoderivados. “O dr. Wilson é meu companheiro de Rotary, conheço a história dele e a homenagem é mais do que justa. Esse banco de sangue não é só de Palmeira. Agora, a gente passa a ter uma condição de autonomia do sangue e seus hemoderivados. Esse serviço novo coloca Palmeira na mesma direção de Maceió. Os municípios da região vão precisar muito dos serviços do Hospital. Tudo que for do hospital não vamos contencionar. Todos os repasses são feitos. A Prefeitura é parceira do Hospital e sabemos que precisamos de mais recursos para ampliar a UTI e abrir as portas para a nossa população, com um centro cirúrgico funcionando de domingo à domingo. Não durmo em paz sabendo que o pobre tem que pagar para entrar no Hospital. Não quero saber se o dr. Pedro votou em mim ou se vai votar em mim na próxima eleição. O que eu quero é que a população seja atendida gratuitamente. O Hospital não é meu e nem da mordomia. É do povo. A divisão prejudica o elo mais fraco que é o povo. Então o momento é de darmos as mãos para juntos lutarmos pelo bem da nossa população que tanto precisa de nós”, afirmou o prefeito.



Ao ouvir o discurso de Júlio Cezar, o senador Benedito de Lira garantiu que vai ajudar a cuidar da saúde pública do município de Palmeira dos Índios. “E para isso, vamos garantir o repasse de um milhão de reais para que o Hospital possa fazer seus investimentos e reabrir as portas para a população. Saúde pública é o nosso compromisso”, finalizou o senador.

1 Comentário
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.

Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram