Dólar hoje 6,197
23° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Municípios
Postada em 23/01/2017 19:06 | Atualizada em 23/01/2017 19:48 | Por Todo Segundo

Secretária de Saúde alerta sobre os casos de diarreia em Palmeira

Já foram registrados 115 casos de diarreia infantil, adulta e de idoso; "evitar mortes é prioridade", diz Kátia Born
Secretária de Saúde alerta sobre os casos de diarreia em Palmeira - Foto: Divulgação
Da Assessoria
 
A secretária municipal de saúde de Palmeira dos Índios, Katia Born, visitou, na manhã da última sexta-feira (20), os programas de Felipe Junior na rádio Farol FM, e o de Anselmo Robério, na Palmeira FM. O objetivo da visita foi de alertar a população palmeirense sobre o crescente número de casos de diarreia que vem acontecendo no município, por conta da crise hídrica que castiga a cidade. Segundo a Secretária, apenas nas duas primeiras semanas de janeiro já foram registrados 115 casos de diarreia infantil, adulta e de idoso.

A preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é que, devido aos problemas da crise hídrica do município, o número de casos cresça ao ponto de se transformar em um surto de diarreia semelhante ao que houve em 2013 e com 15 mil casos registrados e 15 óbitos.

Kátia explicou que o trabalho gora é de prevenção para evitar uma possível epidemia. “Estamos realizando a prevenção. Não vim aqui para dizer que estamos numa epidemia. Vim para alertar sobre os riscos de se consumir água não tratada de alguns caminhões pipa que estão abastecendo a população. Estamos distribuindo hipoclorito de sódio na zona rural e na zona urbana. Então, para evitar qualquer morte estamos em alerta. A Secretaria está em alerta, as unidades de saúde estão em alerta, a UPA está em alerta, e a Prefeitura, como um todo, também está em alerta, e o prefeito Júlio Cezar está muito preocupado com esse número enorme de casos de diarreia e determinou um monitoramento no município “, destacou a secretária.

A coordenadora de vigilância e saúde da Secretaria Municipal de Saúde Rebeca de Oliveira, também alertou para o uso correto do hipoclorito, para a fervura da água e para a higiene antes do consumo de água e de alimentos. “Estamos pedindo para a população utilizar o hipoclorito e ferver a água antes de beber. São 2 gotas de hipoclorito para cada litro de água. A população também tem que lavar as mãos todas as vezes que for manipular alimentos. E quem já está com os sintomas da diarreia não deve manipular água e nem alimentos”, alertou.

A prefeitura está distribuindo Hipoclorito de Sódio para a população. São 2 frascos para cada residência. Para esta ação são mobilizados 170 agentes de saúde e 53 agentes de combate às endemias. Também, em parceria com o Dnocs e o governo do Estado, a prefeitura está revitalizando poços artesianos, como foi o caso dos poços dos bairros Vila Maria e São Francisco. Nesses dois a água é potável e de boa qualidade para beber.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram