Dólar hoje 6,197
28° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Municípios
Postada em 22/04/2017 18:14 | Atualizada em 23/04/2017 20:48 | Por Todo Segundo

Palmeira sedia o I Encontro da Mulher Progressista de Alagoas

Evento contou com a participação de prefeitos, senadores e deputados federais
Palmeira sedia o I Encontro da Mulher Progressista de Alagoas - Foto: Diego Pereira
Por Luciana Araújo

O município de Palmeira dos Índios sediou neste sábado (22), o I Encontro da Mulher Progressista de Alagoas. O evento, que aconteceu no ginásio do Complexo Educacional Agostiniano, foi realizado pelo senador Benedito de Lira, presidente do Partido Progressista (PP) no Estado e pela presidente do PP Mulher em Alagoas Ângela Garrote, que tomou posse do cargo durante o Encontro. O prefeito Júlio Cezar recepcionou os convidados, que reuniu mais de 2 mil mulheres, além de prefeitos alagoanos, secretários municipais, vereadores, educadores, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Mulher Progressista Nacional deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM) e a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS).   

Para Ângela Garrote, presidir o PP Mulher em Alagoas é motivo de orgulho, mas também a certeza de que muitas lutas ainda serão travadas para que as mulheres possam, a cada dia, desempenhar papéis na sociedade sem que sejam discriminadas. “É esse o objetivo do encontro, mostrar à mulher o quanto ela é importante dentro do processo político e na luta pelos seus direitos e igualdades. Me sinto muito honrada em representar a mulher alagoana e progressista em Alagoas. Precisamos mostrar aos homens que as mulheres têm vez e votos. E por onde eu for representarei e falarei da mulher alagoana. Este evento é para mostrar a força da mulher e que o partido precisa ser fortalecido por nós. Agradeço ao senador Benedito de Lira pela oportunidade e pela confiança”, disse Ângela Garrote, que também é secretária de Saúde do município de Estrela de Alagoas.

A deputada federal do PP do Amazonas Conceição Sampaio ressaltou a importância do Encontro, sobretudo no que diz respeito à busca pela promoção da saúde da mulher e pelo direito que cada uma tem em buscar prevenção e tratamento para doenças, como o câncer de mama e de colo de útero, que são as que mais matam no Brasil. “Estamos em uma luta constante para combater o câncer, que tanto tem matado as mulheres no país. O nosso partido tem feito um enfrentamento para que as mulheres possam ser diagnosticadas e tratadas, pois muitas nem têm a oportunidade de receber o tratamento. Apesar de todas as lutas, é com o enorme prazer que eu anuncio, graças a senador Benedito de Lira, que em breve, a mulher alagoana contará com os serviços da Carreta da Mulher. E não mediremos esforços para que mulheres de outros estados também sejam beneficiadas e não morram nas filas dos hospitais”, declarou a deputada.

A relevância do Encontro em Palmeira foi reforçada pela senadora Ana Amélia Lemos, do PP do Rio Grande do Sul. Segundo ela, encontrar milhares de mulheres reunidas com um único propósito foi motivo de surpresa e também de emoção. “O senador Benedito me disse que teríamos aqui cerca de quinhentas mulheres. Mas encontrar mais de duas mil nos deixa muito felizes e emocionados. Estar em Palmeira e sentir a receptividade das pessoas é uma alegria muito grande. Vejo o empenho das mulheres para a prevenção do câncer de mamãe de colo de útero e isso nos encoraja a seguir em frente. Também quero agradecer ao prefeito Júlio Cezar, que é de outro partido, o PSB, mas que reconhece o trabalho do Benedito de Lira em todo o Estado de Alagoas. É esse reconhecimento que torna o político com atitude e seriedade. E isso o Júlio demonstrou aqui. Temos muitas lutas a travar, mas também queremos que as mulheres saibam a importância da sua participação na política. Na última eleição, o número de prefeitas caiu, e queremos, no próximo pleito, aumentar esse número prestigiando as mulheres dentro da política brasileira”, comentou a senadora.

O senador Benedito de Lira agradeceu ao prefeito Júlio Cezar por aceitar o convite para sediar o I Encontro da Mulher em Palmeira e se emocionou com a receptividade do público. “Várias vezes já enxuguei os olhos porque não contive as minhas lágrimas. Este é um momento muito emocionante, pois eu não esperava esse número de mulheres, aqui em Palmeira dos Índios. Agradeço ao Júlio Cezar por ter aceitado o meu convite e eu também queria divulgar Palmeira, dar maior visibilidade ao município e prestigiar a mulher alagoana, que não pode ficar fora do processo político. Por isso, coloquei uma mulher forte e guerreira, que é Ângela Garrote, para fazer parte da presidência do PP Mulher em Alagoas”, garantiu o senador.

Para o prefeito Júlio Cezar, receber em Palmeira mulheres de Alagoas e de todas as partes do país, que lutam pela igualdade de classes e pelo direito político e de assistência à saúde, reforça que a escolha que fez, em colocar oito secretárias em seu governo, não foi em vão. “Agradeço ao senador Benedito de Lira, pois precisamos muito dele, que não mede esforços em ajudar aos palmeirenses, assim como o deputado federal Arthur Lira. A mulher precisa ter essa visibilidade e com isso mostramos que o nosso governo está comprometido com a igualdade de classes, que é o que este encontro também propõe. E por ter o sonho de governar e enxergar uma cidade melhor é que das doze secretarias do meu governo, oito são compostas de mulheres, que lutam e trabalham para termos um lugar melhor para viver”, disse o prefeito.



E prosseguiu. “Não é fácil ser mulher, e ainda mais a nordestina, que sofre tantos preconceitos. As mulheres alagoanas, sobretudo as palmeirenses, são guerreiras, destemidas e vão à luta por dias melhores. Este encontro ser realizado aqui em Palmeira só nos enche de orgulho. Mostra a força da mulher, a importância da assistência de saúde na vida de cada uma delas e também no engajamento político”, finalizou o prefeito, anunciando, em um momento de muita emoção, a liberação, por parte do senador Benedito de Lira e do deputado federal Arthur Lira, de um aporte financeiro mensal para o tratamento de mulheres com câncer, no hospital Chama, em Arapiraca.







Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram