Dólar hoje 6,197
22° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Municípios
Postada em 17/01/2017 10:49 | Atualizada em 18/01/2017 09:06 | Por Todo Segundo

Governador autoriza obras para amenizar crise hídrica em Palmeira dos Índios

Renan Filho (PMDB) falou da implantação de um plano emergencial para minimizar os efeitos da falta de água
Governador autoriza obras para amenizar crise hídrica em Palmeira dos Índios - Foto: Todo Segundo
Todo Segundo

O governador Renan Filho (PMDB) visitou nesta terça-feira (17), o município de Palmeira dos Índios, para assinatura de ordens de serviço com obras emergenciais, dentre elas a interligação de duas barragens, para tentar melhorar a oferta de água à população palmeirense. A estimativa que somente nesta obra seja investida mais de R$ 3 milhões.

O chefe do executivo estadual destacou que a obra para interligar as barragens do sistema Caçamba para o sistema Carangueja, terá 100% de recursos oriundos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

A grave crise hídrica no município de Palmeira dos Índios mobilizou o Estado e também a bancada federal alagoana. Segundo Renan Filho, a seca vem causando grandes prejuízos nos municípios alagoanos e o governo estadual vem buscando alternativas para conseguir minimizar os efeitos.

“É uma grande satisfação estar aqui em Palmeira dessa vez acompanhado pelos técnicos da Casal para ao lado dos representantes da prefeitura municipal nós lançarmos a integração dos sistemas hídricos daqui do município ligando a barragem do Bálsamo a barragem da Carangueja para que possamos minimizar os efeitos da seca que trouxe um grande prejuízo a Palmeira dos Índios e a todo Nordeste brasileiro que vive seis anos de seca”, afirmou.


Governador Renan Filho autoriza obras no valor superior a R$ 3 milhões para atenuar crise hídrica em Palmeira dos Índios

Na ocasião o governador falou sobre a implantação de um plano emergencial da Casal que irá fazer o abastecimento em caráter de urgência por carros pipas e também os investimentos na estrutura física das adutoras.

As obras

As obras que foram lançadas nesta terça-feira, são as seguintes: aproveitamento do excedente de água do novo Sistema Bálsamo-Estrela de Alagoas-Minador do Negrão; duplicação do fornecimento de água para a cidade de Palmeira dos Índios a partir da barragem do Caçamba, com a implantação de novos equipamentos e 3.500m de adutora de 250mm para transposição do Sistema Caçamba para a adutora da Carangueja.

Entre as obras constam também a perfuração, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), de cinco poços na área urbana de Palmeira dos Índios para a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) fazer a interligação na rede de distribuição de água; disponibilização, pela Casal, de 10 caminhões-pipa para reforçar o abastecimento urbano, principalmente das unidade de saúde e educação; e a intensificação, pela Casal, do combate aos desvios de água das adutoras e às ligações clandestinas.
+ fotos
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram