Dólar hoje 6,197
28° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Municípios
Postada em 26/04/2017 22:30 | Atualizada em 27/04/2017 20:03 | Por Todo Segundo

Defesa Civil prorroga Programa Água é Vida em Palmeira dos Índios

Estado e município também vão somar esforços para ajudar às comunidades que enfrentam a fome, na região
Defesa Civil prorroga Programa Água é Vida em Palmeira dos Índios - Foto: Assessoria
Da Assessoria

O coordenador da Defesa Civil do Estado de Alagoas Major Moisés visitou nesta quarta-feira (26), o prefeito Júlio Cezar para anunciar a prorrogação da Operação Água é Vida em Palmeira dos Índios. Dos 40 municípios alagoanos, beneficiados com o programa de enfrentamento à estiagem do governo do Estado, apenas Palmeira, Maravilha, Cacimbinhas, Minador do Negrão e Ouro Branco continuam recebendo água, até a chegada do inverno na região.

O major Moisés disse que ele e o governador Renan Filho viram a necessidade de continuar com a Operação no município de Palmeira, que sofre com a falta de água. “O governador está atento a tudo que acontece em Palmeira e externa à população, ao Júlio e toda a equipe que compõe a prefeitura, que está à disposição e que continuará servindo ao município. O governador determinou que continuássemos com a operação pipa em Palmeira, pois sabemos dos problemas hídricos enfrentados pela população devido à seca. A operação continuará até a chegada do inverno, para encher as barragens, e que a Casal volte a abastecer da maneira que vinha fazendo, antes de toda essa crise hídrica”, afirmou o major.

O prefeito Júlio Cezar agradeceu o comprometimento da Defesa Civil do Estado e ao governador Renan Filho pela sensibilidade e cuidado com o povo de Palmeira. "Sabemos que os recursos estão cada vez mais escassos, mas a Operação Água é Vida continua em Palmeira vai continuar, e agradeço por termos sido atendidos com este pedido. O Exército também anunciou que vai socorrer algumas comunidades que a gente não consegue abastecer. O Exército estava afastado de Palmeira por falta de apoio da gestão passada. Mas fomos algumas vezes a Brasília e conseguimos retomar a Operação Pipa do Exército, que junto com a operação Água é vida, conseguimos abastecer noventa por cento das comunidades rurais que até então não recebiam água da Casal ou da prefeitura. Com isso, houve a contenção das doenças diarreicas, graças à intervenção da Defesa Civil com a nossa Saúde. O nosso sentimento é de gratidão por tudo que já foi feito e por tudo que continuará sendo feito pelo nosso povo”, declarou o prefeito Júlio.

Fome
O prefeito Júlio também pediu ao coordenador da Defesa Civil do Estado que interceda junto ao governador, e aos órgãos competentes, para minimizar o sofrimento de quem também passa fome no município. Emocionado, Júlio Cezar relatou a situação de 3.500 famílias que vivem abaixo da linha da pobreza, em completa situação de insegurança alimentar. “Além da água, também temos que pensar na comida dessas pessoas. Peço que o major Moisés, junto com o governador, nos ajude a fazer uma ação conjunta para ajudar a essas pessoas. Tem família que vive sem nada. Na mais completa miséria. Fizemos um mapa que mostra as regiões que estão nessa situação e precisamos ajuda-las”, alertou o prefeito.

O major Moisés disse que o prefeito Júlio pode contar com o apoio da Defesa Civil e do governo do Estado para ajudar às famílias que passam fome no município. “Já vou tratar pessoalmente disso, conversar com o governador, mobilizar órgãos, amigos e a população para que eles sintam essa dor que o prefeito Júlio está sentindo. Não é justo ver os nossos irmãos sofrendo pela escassez de alimentos, em um mundo tão avançado como o que vivemos. O município pode ficar tranquilo, pois vamos encabeçar e nos envolver nesse projeto, para que daqui a alguns dias, já possamos trazer alívio para essas famílias que passam necessidade”, garantiu o coordenador da Defesa Civil.

Participaram da reunião, representantes da Defesa Civil do Estado, o coordenador de Defesa Civil do município Flávio Emílio, o procurador-geral do município Marcondes Oliveira e a secretária de Agricultura Manuella Barbosa.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram