Dólar hoje 6,105
33° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Roberto Gonçalves

Sobre o autor

É Formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação Assis Chateaubriand/RJ e Radialista Profissional. É membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa. Membro da Academia Arapiraquense de Letras e Artes.
Postada em 25/03/2018 19:33

Candidatos a ALE em Arapiraca: Cinco estão bem posicionados

Postulantes estão bem posicionados com vistas nas eleições 2018
Candidatos a ALE em Arapiraca: Cinco estão bem posicionados - Foto: Divulgação
Por Roberto Gonçalves

Cinco postulantes à Assembleia Legislativa Estadual (ALE) estão bem posicionados com vistas a reeleição e a eleição 2018 em Arapiraca. São eles Tarcizo Freire (PP) Ricardo Nezinho (MDB) que buscam a reeleição além da ex-prefeita Célia Rocha (PTC) a vice-prefeita Fabiana Pessoa (PSC) e Breno Albuquerque (PRTB).  O sexto postulante a ALE, o advogado Moacir Neto (PSDB) filho do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) além da baixa avaliação política do pai, na gestão, enfrenta a turbulência vivenciada pelo partido após a desistência do prefeito de Maceió, Rui Palmeira em não participar da eleição majoritária enfrentando Renan Filho para o Governo do Estado.

Candidatos a ALE 02

Os tucanos enfrentam a debandada dos filiados para outros partidos para garantir a reeleição. Moacir Neto enfrenta outras “pedras no caminho” a exemplo de ser fruto de uma oligarquia familiar, um governo de poucas pessoas e de uma família. Esta forma de governo busca os próprios interesses políticos e econômicos do grupo prevalecendo sobre a maioria. Essa pratica política foi nada salutar em Arapiraca para quem tentou no passado não muito distante, colocar familiares no poder. Resultou em uma aposentadoria antecipada da política.

 Candidatos a ALE 03

Um dos exemplos; o ex-prefeito José Alexandre que governou Arapiraca de 1989 a 1992 e colocou o filho, Marcelino Alexandre na Casa de Tavares Bastos. O outro exemplo do insucesso com a oligarquia familiar na política, foi o ex-prefeito Severino Leão no período que governou Arapiraca de 1989 a 1992, elegeu o irmão Demuriez Leão deputado estadual. Demuriez se elegeu para um mandato na ALE, na tentativa de uma reeleição ficou em uma suplência, chegando a assumir, o entanto, abandonou a política.

 Maurício Quintella foi indicado para ser “pedra no caminho de Biu
A política tem dessas coisas é um jogo dinâmico e sobretudo surpreendente e perigoso, principalmente jogada pelos que estão no poder. Recentemente, o deputado federal licenciado e ministro Maurício Quintella, afirmava que o candidato apoiado por ele ao Senado seria Benedito de Lira, ambos aliados ao presidente Michel Temer Exatamente aquele a quem ele pretende eliminar da vida pública e encerrando a sua carreira de senador.

Maurício Quintella 02

Quintella foi “ungido” pelos Calheiros para a missão de assumir a condição de contramão exatamente por ter um perfil político e de comportamento e ação semelhante ao do senador do PP. Com a vantagem da juventude, fundamental numa disputa eleitoral que promete ser intensa e bem disputada Independentemente do adversário, Biu de Lira tornou-se a maior vítima política da desistência do prefeito Rui Palmeira (PSDB) de disputar o governo do Estado. Isso sem falar nos deputados estaduais tucanos, que estão como barata em terreiro de galinha, sem saber como atravessar.

A dúvida de Alfredo Gaspar de Mendonça
Ainda não está definida uma eventual candidatura de Alfredo Gaspar de Mendonça nas eleições deste ano. A dúvida e a expectativa vai permanecer até bem próximo do fechamento da janela partidária no início de abril. O Procurador-Geral de Justiça de Alagoas que tem pretensões de ingressar na seara política avisa que até o final do mês vai cuidar exclusivamente da agenda do Ministério Público Estadual. “Depois tirarei cinco dias para tomar uma decisão”, avisou

Prazo para filiação partidária

Para quem quer disputar as eleições deste ano, a janela de filiação partidária vai até 7 de abril. De acordo com os prazos e exigências da Legislação Eleitoral, recomenda-se que a filiação partidária seja feita, no entanto, ao menos três dias antes  do prazo final para evitar riscos de perda de prazo em função do processo de registro ou apresentação da documentação exigida.

Cidoca sai do PRTB

O suplente de deputado estadual Alcides Andrade Neto (Cidoca) vai mudar de sigla partidária cm vistas as eleições este ao. O penedense já foi do PSD, passou para o PRTB e agora vai ficar no PTC da ex-prefeita Célia Rocha. Bem avaliada na disputa de uma das 27 vagas para ALE tem sua base eleitoral em Arapiraca e demais cidades do Agreste.

Cidoca 02
Cidoca conversou com o senador Fernando Collor para mudar de partido e topou a parada de imediato. Ele é filho do ex governador Moacir Andrade foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Penedo onde se destacou na sua atuação reduzindo as despesas do Poder Legislativo da histórica cidade de Penedo e conseguindo admiração e respeito da população.

Os desertores do PSDB

A revoada do PSDB após a decisão do prefeito de Maceió, Rui Palmeira em não participar da eleição deste ano continua provocando a demandada do ninho tucano. Estão fora do barco até o momento, o prefeito de Messias, Jarbas Omena e o deputado estadual Gilvan Barros. Eles deixaram claro que não vão apoiar o candidato do grupo, seja quem for. Os desertores repetem o mesmo discurso, afirmando que sem Rui, estão livres para escolher seus destinos.

Caos na educação

A educação na cidade mais importante do interior do Estado na gestão do prefeito educador Rogério Teófilo vivencia um dos piores momentos da sua história. Insatisfeitos e indignados com a politica salarial imposta pelo atual gestor, os professores da rede municipal cruzaram os braços e iniciaram a maior greve da história do município no final de 2017. A paralisação, por mais de dois messes comprometeu o ano letivo e prejudicou o ensino aprendizagem.

Caos na educação 02

Pra completar o descaso na educação, de acordo com o Sinteal, a situação estrutural e física dos prédios das 80 escolas da rede municipal de ensino na zona rural e urbana e Arapiraca é a pior possível. O problema desestimula os professores que enfrentam no dia a dia os mais de seis mil alunos. Só Deus na causa.
O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram