Dólar hoje 5,292
25° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Francisco de Franca

Sobre o autor

Francisco de Franca: natural de Palmeira dos Índios, casado e advogado militante, ex-presidente da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, ex-vice-prefeito de Palmeira dos Índios, ex-vice-presidente da OAB/AL e ex-presidente da Uveal.
Postada em 23/06/2026 16:04

PODER DE QUEM INDICA

 

É comum discussão em que, quem está no poder leva vantagem na disputa eleitoral.

Prefeito, governador e presidente, até de associação, usa "com força" a máquina para conseguir sua reeleição ou de quem está apoiando. Isto é público e notório!

Só perde reeleição quem é inocente ou burro. O titular do executivo deita e rola, se reelege e elege a maioria nas Câmaras (municipal, estadual e federal). Por isto, que as pesquisas mostram sempre vantagens para os candidatos apoiados pelo azeite da máquina pública. 

Lula e Renan Filho são exemplos próximos da gente. Contudo, uma oposição unida, tem chance de mudar o quadro, principalmente porque, apesar da força da máquina, quem controla o poder tem mais desgaste, notadamente através das redes sociais que nada deixam escapar.

E assim ocorre em todas as esferas de poder, até no judiciário, pois os componentes das cortes são indicações de governadores e presidentes. O indicado dificilmente deixa de atender pedidos de quem o indicou, se recusar, será tido como ingrato. 

Lula foi descondenado, e teve seu processo anulado, também em razão de ter amigos na Corte Suprema do país.

Governador também é quem indica desembargador e procurador geral de justiça. É errado? Talvez seja, mas no Brasil é assim. Manda que pode e obedece quem tem juízo.

Penso assim, mas você pode e deve pensar diferente.

Por hoje é só.

Francisco de França - advogado.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Instagram