
É comum discussão em que, quem está no poder leva vantagem na disputa eleitoral.
Prefeito, governador e presidente, até de associação, usa "com força" a máquina para conseguir sua reeleição ou de quem está apoiando. Isto é público e notório!
Só perde reeleição quem é inocente ou burro. O titular do executivo deita e rola, se reelege e elege a maioria nas Câmaras (municipal, estadual e federal). Por isto, que as pesquisas mostram sempre vantagens para os candidatos apoiados pelo azeite da máquina pública.
Lula e Renan Filho são exemplos próximos da gente. Contudo, uma oposição unida, tem chance de mudar o quadro, principalmente porque, apesar da força da máquina, quem controla o poder tem mais desgaste, notadamente através das redes sociais que nada deixam escapar.
E assim ocorre em todas as esferas de poder, até no judiciário, pois os componentes das cortes são indicações de governadores e presidentes. O indicado dificilmente deixa de atender pedidos de quem o indicou, se recusar, será tido como ingrato.
Lula foi descondenado, e teve seu processo anulado, também em razão de ter amigos na Corte Suprema do país.
Governador também é quem indica desembargador e procurador geral de justiça. É errado? Talvez seja, mas no Brasil é assim. Manda que pode e obedece quem tem juízo.
Penso assim, mas você pode e deve pensar diferente.
Por hoje é só.
Francisco de França - advogado.

E-mail: portaltodosegundo@hotmail.com
Telefone: 3420-1621