A Rádio Câmara apresentou uma série especial de cinco reportagens sobre a vitamina D. Vários estudos nacionais e internacionais comprovam que existe carência da substância na maior parte da população do Brasil. A série explica como suprir a falta da vitamina D e traz divergências na classe médica sobre as doses que devem ser prescritas aos pacientes, e saber quais doenças podem ser causadas pela deficiência da substância.
Escute
A deficiência de Vitamina D no organismo das pessoas já é uma pandemia, ou seja, uma epidemia disseminada em vários países. E a forma de curar essa deficiência é relativamente simples, principalmente no Brasil: a maior fonte da Vitamina D é o sol. Tomar sol é necessário para o corpo sintetizar a vitamina.
Apesar de ter esse nome, a Vitamina D, na verdade, é considerada um hormônio, de acordo com as últimas publicações científicas. A presença da substância foi percebida no óleo de fígado de bacalhau no início do século passado.
Esclerose múltipla e lúpus
O neurologista Cícero Coimbra, professor da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, afirma que baixos níveis dessa substância favorecem o surgimento de doenças como câncer, hipertensão, diabetes, derrames, distúrbios psiquiátricos e doenças autoimunes, que ocorrem quando o sistema imunológico da própria pessoa ataca e destrói os tecidos saudáveis do corpo. É o caso da esclerose múltipla e do lupus.
Além disso, sem vitamina D suficiente, o corpo não pode absorver cálcio de maneira adequada, o que, entre outros problemas, impede que as pessoas tenham ossos saudáveis e fortes.
Desde 2002, Cícero Coimbra já tratou de aproximadamente 1.400 pessoas com esclerose múltipla usando a substância. Ele afirma que a falta de Vitamina D é um grande problema de saúde pública. O neurologista explica que ela controla aproximadamente 10% das funções das células do corpo:
"O reconhecimento das doenças que estão ligadas a essa deficiência está sendo cada vez maior à medida em que os anos passam. Hoje, nós sabemos que os níveis baixos de Vitamina D favorecem doenças como hipertensão, diabetes, doença cardiovacular - como infarto, angina, AVC. Sabemos que gestantes que têm níveis baixos de Vitamina D podem dar à luz, mais facilmente, a crianças autistas. Sabemos que níveis baixos de Vitamina D estão associados com o surgimento de esquizofrenia na adolescência e diversos outros distúrbios psiquiátricos. O mais importante de todos, o mais comum, é a depressão, mas também tem o distúrbio bipolar."
Insuficiência de vitamina D
Apesar de a maior fonte da vitamina D ser a absorção dos raios do sol pelo organismo, muitas vezes é necessário que a substância seja administrada de outras formas - por meio de comprimidos, por exemplo. A insuficiência ou suficiência da Vitamina D no corpo é verificada por meio de exame de sangue e a suplementação por meio de medicamentos deve ser acompanhada por um médico.
As peles claras absorvem a Vitamina D com mais facilidade. Quanto mais escura a pele, mais tempo de exposição ao sol a pessoa deve ter para metabolizar a substância. Inclusive, existe uma teoria segundo a qual a cor da pele de determinados grupos de pessoas mudou justamente por causa da necessidade de absorção da Vitamina D.
Há mais de 30 mil anos, através de mutação genética, a pele do homem foi ficando mais clara a partir do momento em que saiu da África, onde a incidência do sol é maior, para outras regiões mais distantes da linha do Equador, como a Europa, onde a incidência é menor.
A bióloga molecular e professora do Laboratório de Genética Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais, Andrea Mara Macedo, explica que primeiro, o Homo, que viveu antes do Homo Sapiens na África, perdeu os pelos. Os indíviduos de pele escura, que os protegia da grande radição solar na região, foram se reproduzindo mais, pois os de pele clara não resistiam tanto: sofriam queimaduras e tinham câncer.
A vitamina D e a cor da pele
À medida em que o Homo Sapiens foi se deslocando para a Europa e outros lugares onde havia menor radiação solar, as mulheres que tinham pele escura, ou seja, mais melanina, se reproduziam menos, porque absorviam menos Vitamina D. Por outro lado, as mulheres mais claras se reproduziam mais. É o que explica Adrea Mara Macedo, em relação aos grupos que foram da África para a Europa:
"À medida em que apareceu esse indivíduo de pele mais clara, nesse novo ambiente, ele era mais favorecido em relação àquele de pele escura. Nesse novo ambiente, ter menos melanina significava absorver mais luz ultravioleta, que era pouca, produzir mais Vitamina D3 e, com isso, principalmente, mulheres com Vitamina D são mais férteis. E, portanto, foi tornando a pele mais clara, foram sendo selecionados. A mutação não ocorreu porque migrou. A mutação ocorreu porque, neste novo ambiente, os indivíduos de pele mais clara foram deixando mais descendentes. É exatamente o contrário que acontecia na África."
Hoje, quando se observa a população europeia, pode-se verificar que, no sul da Itália, as pessoas são mais morenas. À medida em que se vai dirigindo aos países mais ao norte, percebe-se que as pessoas têm a pele mais clara. Na Escandinávia, por exemplo, a maioria das pessoas são loiras, de olhos claros.
A guerra civil na Somália, país da África - que teve início em 1991 -, também ajudou os pesquisadores a descobrirem mais sobre a relação entre cor de pele, a falta de Vitamina D no organismo e o autismo.
Autismo e a vitamina D
Autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro. O autista, geralmente, tem dificuldade de se relacionar socialmente. O transtorno também afeta a capacidade de comunicação da pessoa, o comportamento e, muitas vezes, vem acompanhado de deficiência intelectual. O neurologista Cícero Coimbra fala sobre as conclusões a que médicos chegaram sobre a Vitamina D a partir dos refugiadas da Somália que foram para o norte da Europa:
"Milhares de pessoas fugiram da Somália no ínicio da década de 90. Foram aceitas como refugiados em países como a Suécia, foram viver em Estocolmo. Poucos anos depois, na comunidade somali de Estocolmo, houve uma epidemia de crianças com autismo. A única coisa que os médicos suecos encontraram nessas crianças foi níveis muitos baixos de Vitamina D. Então, devido à pele escura, elas não conseguiam absorver a radiação solar rarefeita e tinham níveis muito mais sérios de hipovitaminose D do que a população sueca, que tinha uma pele clara, adaptada a viver em áreas distantes do Equador."
Cícero Coimbra afirma que, no Brasil, estima-se que 77% da população da cidade de São Paulo apresente deficiência da Vitamina D no inverno, quando a incidência do sol é menor. Já no verão, esse percentual cai para 39% - o que ele ainda considera um número elevado.
Do Portal EBC
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você deveria aproveitar a energia intensa de hoje, Áries. A lama está finalmente começando a se dissipar. Exponha a verdade em cada questão e prepare-se para os gremlins que podem ser desenterrados. Conecte-se com a natureza hoje e passe algum tempo com os animais, se puder. Respire fundo ao ar livre e desfrute de uma longa caminhada em algum lugar especial com um amigo próximo. Previsão para 04/01/2025
Hoje marca o início de um novo ciclo para você, Touro. Colete e consolide suas ideias recentes e concentre-as externamente. É o momento certo para você agir. Melhore o ambiente e ajuste a cama para que fique voltada para leste/oeste. (A colocação norte/sul alinha você com o campo magnético da Terra e faz com que você perca energia à noite.) Beba bastante água para manter a mente limpa. Previsão para 04/01/2025
Tome um banho frio para começar hoje, Gêmeos. Não há problema se você descansar um pouco pela manhã, mas à noite você deverá estar trabalhando em plena capacidade. Você será chamado à ação, queira ou não. Observe como seus sonhos estão ativos esta noite e nas próximas noites. As mensagens estão tentando passar, então ouça. Previsão para 04/01/2025
Hoje pode começar lento para você, Câncer, mas no final do dia a energia se moverá rápida e furiosamente. Seus pensamentos zumbirão em sua cabeça como abelhas em uma colmeia. Uma manhã introspectiva e contemplativa encheu seu cérebro com uma nova onda de pensamentos, que você estará ansioso para compartilhar com qualquer pessoa que tenha ouvidos esta noite. Previsão para 04/01/2025
Aproveite a manhã calma, Leão, porque as coisas vão ficar mais loucas e enérgicas com o passar do dia. As emoções ficarão intensas e as pessoas serão mais teimosas do que o normal. Pode surgir um conflito do qual você deseja apenas se livrar. Perceba que um acordo mais pacífico resultará se você intervir e adicionar o valor de seus dois centavos. Previsão para 04/01/2025
Você experimentará uma quantidade intensa de energia hoje, Virgem. Seu estado de sonho será mais ativo do que o normal e você descobrirá que as pessoas são atraídas por você como mariposas pela luz. Certifique-se de manter suas emoções ardentes em equilíbrio e não cruzar limites com outras pessoas. As pessoas têm limites e é importante que você honre os limites delas e também os seus. Previsão para 04/01/2025
É hora de se levantar e se mexer, Libra. Você tem ideias e visão tremendas para o futuro. Você tem todas as informações que precisa. Agora tudo que você precisa fazer é agir. Aproxime-se da placa e acerte um por cima da cerca. Sair da sua caixa e entrar no mundo em geral lhe fará muito bem. Obtenha uma perspectiva maior das coisas e aproveite o tempo em um novo ambiente. Previsão para 04/01/2025
A primeira parte do dia pode achar você lento e indeciso, Escorpião, mas mais tarde você deve estar empolgado e pronto para começar. Hoje marca o início de um novo período em que você deve colocar suas ideias em ação. Ação é a chave. Pense antes de falar e tenha cuidado ao falar sobre outras pessoas. Certifique-se de que suas discussões sobre outras pessoas não se transformem em fofoca. Previsão para 04/01/2025
As energias de hoje ficarão progressivamente mais intensas à medida que o dia passa. De manhã, você pode estar em um estado tranquilo e sonhador, Sagitário, mas estará ansioso para agir ao anoitecer. Pegue o que você aprendeu com seu estado sensível e meditativo e compartilhe com outras pessoas. Use sua calma interior para trazer estabilidade a situações estressantes. Certifique-se de que as coisas não saiam do controle esta noite. Previsão para 04/01/2025
Nas últimas semanas, você sentiu que estava se arrastando, Capricórnio. As decisões podem ter sido difíceis de tomar e as pessoas podem ter parecido insossos. Há uma grande mudança de energia esta noite que fará com que as coisas voltem à ação. Mais uma vez você estará no centro do palco. Seja você mesmo e sorria. Diversão é uma mercadoria que você tem em abundância. Compartilhe este presente incrível com outras pessoas. Previsão para 04/01/2025
A manhã pode encontrar você sentado como um pedaço de pau na lama, Aquário. As pessoas podem estar criticando você por não contribuir, mas diga-lhes para serem pacientes. Você estará ansioso para ir ao anoitecer. O catalisador pode vir de uma fonte externa. Esteja atento a um desafio. Alguém pode sacudir demais sua gaiola, então seja paciente e não leve para o lado pessoal. Previsão para 04/01/2025
As coisas estão mudando do seu jeito, Peixes. À medida que o dia avança, você descobrirá que a energia se intensifica. Os conflitos podem surgir perto do pôr do sol, mas não se preocupe muito com isso. Veja isso como um chamado para dar partida no seu motor. Visite uma loja de antiguidades e converse com as pessoas ao seu redor. Encontros simples, mas significativos, podem ser extremamente gratificantes. Previsão para 04/01/2025