Ao receber verbas da União decorrentes de repasses não feitos ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Básica (Fundef/Fundeb) via precatórios, estados e municípios não precisam destinar 60% para pagamento de professores da educação básica.
Essa foi a conclusão alcançada pelo Supremo Tribunal Federal, que julgou improcedente a ação de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pelo Partido Social Cristão (PSC) contra um acórdão do Tribunal de Contas de União.
Fundef e Fundeb são fundos compostos por valores provenientes de impostos e transferências dos estados, municípios e do Distrito Federal usados para financiar a educação pública. Por lei, uma porcentagem desse montante deve ser destinada ao pagamento de professores.
O artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias ainda prevê que cabe à União complementar esses fundos quando, em cada estado, município ou Distrito Federal, o valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente.
O problema é que, entre 1998 a 2006, a União complementou essa verba de forma insuficiente. Esse erro de cálculo levou à judicialização do caso, com condenação ao pagamento das diferenças, por meio de precatórios.
Em 2017, o TCU concluiu que esse alto montante, a ser recebido de uma só vez pelos entes federados, não precisa seguir a subvinculação, com destinação de 60% para pagamento de professores, percentual que estava previsto no artigo 22 da Lei 11.494/2007, vigente à época. Entendeu que isso traria efeitos prejudiciais para a continuidade dos serviços de ensino e para o equilíbrio financeiro dos municípios.
Ao STF, o PSC defendeu que o acórdão fez o oposto: viola o direito fundamental à educação, à valorização dos profissionais da educação escolar e ao piso salarial profissional nacional.
Relator, o ministro Alexandre de Moraes concluiu que o caráter extraordinário do ingresso de verbas no Fundeb/Fundef via precatórios justifica o afastamento da subvinculação, pois resultaria no insustentável aumento salarial dos professores do ensino básico.
Em razão da regra da irredutibilidade salarial, isso pressionaria o orçamento dos municípios nos períodos subsequentes, sem que houvesse aumento de renda equivalente. Ao fim e ao cabo, isso reduziria investimento em educação para custear os salários aumentados dos professores.
"De fato, o nível de gastos com pessoal atingiria patamar não compatível com a realidade financeira do ente público, uma vez o aporte de recursos via precatório, em razão do pagamento judicial das diferenças nos repasses anteriores, é um fato isolado e não se repetirá nos exercícios financeiros seguintes", afirmou o ministro.
Nesse ponto, a conclusão do relator foi acompanhada à unanimidade pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Destaque de honorários
No mesmo acórdão atacado na ADPF, o TCU ainda fixou que os recursos provenientes da complementação aos fundos educacionais devem ser utilizados exclusivamente em ações de desenvolvimento e manutenção do ensino.
A corte de contas proibiu, portanto, a utilização dos recursos alocados nos fundos educacionais para pagamento de honorários advocatícios contratuais.
Esse foi o ponto que gerou divergência. Por maioria, o entendimento do TCU foi mantido, conforme voto do ministro Alexandre de Moraes.
Ele afirmou que o TCU procurou impedir a aplicação dos recursos do fundo em fins diversos da manutenção e desenvolvimento da educação, de modo a evitar o desvio de verbas constitucionalmente vinculadas.
"É inconstitucional, portanto, o pagamento de honorários advocatícios contratuais com recursos alocados no Fundeb", disse o relator. O que os entes federados podem fazer, por outro lado, é usar somente a verba correspondente aos juros moratórios incidentes no valor do precatório para quitar essa obrigação.
A posição do relator foi acompanhada pelos ministros Dias Toffoli, Nunes Marques, André Mendonça, Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Rosa Weber.
Divergência vencida
Abriu a divergência o ministro Ricardo Lewandowski. Para ele, não seria razoável negar aos advogados o destaque de honorários em recursos que só se tornaram disponíveis para municípios, estados e Distrito Federal graças à sua diligente atuação.
Assim, nas situações relacionadas à atuação de advogados que ingressaram com ações de conhecimento individuais em favor de dado município, seria legítimo o destaque do valor dos honorários advocatícios.
A medida só seria vedada aos advogados que atuaram apenas na fase de execução de título judicial constituído em ação coletiva da qual não participaram, pois isso sim afrontaria a correta destinação da verba constitucionalmente vinculada à educação básica pública.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você manterá o equilíbrio hoje, Áries, então aproveite esta oportunidade para tomar decisões racionais sobre as questões mais intensas sobre a mesa. Fique com os pés no chão e concentre-se no que você precisa fazer. Não se deixe envolver pelo drama emocional habitual. Restrição e limitação são os principais temas do dia que o ajudarão a atingir seus objetivos. Previsão para 25/12/2024
Sua atitude lúdica será uma adição bem-vinda ao tom sóbrio e restritivo do dia. Por outro lado, pode ser necessário que você seja sério para realizar o que precisa ser feito. A escolha é sua. No entanto, provavelmente seria sensato passar o dia cuidando de tarefas domésticas e tarefas incômodas que você adiou por algum tempo. Previsão para 25/12/2024
Este é um dia maravilhoso para você, Gêmeos. Você sentirá um maior sentimento de apreço e respeito pelas pessoas ao seu redor. O planejamento e o trabalho árduo com o qual você contribuiu recentemente estão finalmente valendo a pena. É provável que as pessoas cheguem ao seu nível de pensamento. Você descobrirá que pode se conectar em um nível muito produtivo. Suas emoções estão sob controle e seus pensamentos são cristalinos. Previsão para 25/12/2024
Há um tom restritivo e sóbrio no dia que pode cansá-lo, Câncer. O truque para usar essa energia a seu favor é ajustar seu plano de jogo de acordo com o clima. Cuide das tarefas mundanas e dos pequenos obstáculos. Faça planos realistas e siga metas de curto prazo. Regue suas plantas. Faça coisas que exijam disciplina e fundamentação. Previsão para 25/12/2024
Desça das nuvens hoje, Leo. É importante se conectar com o que está acontecendo aqui. Pode ser que você esteja errando o alvo porque não levou em consideração certos detalhes que são óbvios para todos os outros. Atenda a projetos que exigem sua atenção. Planejamento realista e ações disciplinadas são as melhores atividades para se envolver. Previsão para 25/12/2024
O ritmo letárgico do dia pode deixá-lo frustrado, Virgem. Pode parecer que as coisas não estão progredindo tão rapidamente quanto você gostaria. Não se deixe seduzir pela ideia de que tudo precisa ser feito mais cedo. Mais rápido não é necessariamente melhor. Foco na qualidade e eficiência. Examine o que poderia ser considerado uma ação inútil. Simplifique sua rotina diária. Previsão para 25/12/2024
Este é um dia excelente para você realizar muitas coisas, Libra. Você pode se sentir restrito em suas emoções e incapaz de estabelecer certas conexões profundas, mas não se preocupe com isso. Se não parecer o momento certo para iniciar uma conversa profunda, não force. Concentre-se nas coisas que você precisa realizar pessoalmente e profissionalmente. Previsão para 25/12/2024
Desacelere um pouco hoje e faça um planejamento. Há um clima estável e fundamentado que ajudará a trazer seus pensamentos e ações para a Terra. O vento pode não estar enchendo suas velas tanto quanto você gostaria, mas você pode usar isso a seu favor. A reserva subjacente nas atitudes e opiniões das pessoas irá ajudá-lo bastante. Elimine as bobagens e concentre-se no que é real. Previsão para 25/12/2024
Hoje há um chamado para você se concentrar em itens tangíveis, Sagitário. Suas emoções podem ser um pouco restritas, mas você encontrará conforto em ambientes lindos e luxuosos. Não se surpreenda se as pessoas forem um pouco mais críticas do que o normal. O que eles consideram útil pode parecer prejudicial. Tente manter uma visão positiva das coisas ou você poderá cair em uma espiral negativa de autopiedade. Previsão para 25/12/2024
Coloque sua vida em ordem hoje, Capricórnio. Abandone a falsa personalidade que você está vestindo e realmente olhe-se no espelho. Certifique-se de gostar da pessoa que você vê. Este é um bom dia para deixar a frivolidade de lado e se concentrar no que você precisa realizar. Cuide de seus deveres e planeje sabiamente o futuro. Armazene seus recursos em vez de desperdiçá-los todos agora. Previsão para 25/12/2024
Você se encaixará perfeitamente em quase todas as situações que encontrar hoje, Aquário. As coisas estão indo bem para você, então aproveite a energia. Você descobrirá que pode realizar muito com muito pouco esforço. Outras pessoas respeitarão isso. Se algo precisa ser feito de maneira meticulosa e eficiente, você é a pessoa certa para o trabalho. Previsão para 25/12/2024
Não espere uma reação das pessoas hoje, mesmo que você conte as piadas mais engraçadas. Outros provavelmente serão reservados e tensos. Na maior parte, a previsão do dia prevê céus conservadores e uma pequena chance de mau humor. A melhor maneira de lidar com isso é envolver-se em atividades que exijam disciplina, fundamentação e eficiência. Termine suas tarefas e planeje coisas divertidas para a noite. Previsão para 25/12/2024