Ao receber verbas da União decorrentes de repasses não feitos ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Básica (Fundef/Fundeb) via precatórios, estados e municípios não precisam destinar 60% para pagamento de professores da educação básica.
Essa foi a conclusão alcançada pelo Supremo Tribunal Federal, que julgou improcedente a ação de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pelo Partido Social Cristão (PSC) contra um acórdão do Tribunal de Contas de União.
Fundef e Fundeb são fundos compostos por valores provenientes de impostos e transferências dos estados, municípios e do Distrito Federal usados para financiar a educação pública. Por lei, uma porcentagem desse montante deve ser destinada ao pagamento de professores.
O artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias ainda prevê que cabe à União complementar esses fundos quando, em cada estado, município ou Distrito Federal, o valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente.
O problema é que, entre 1998 a 2006, a União complementou essa verba de forma insuficiente. Esse erro de cálculo levou à judicialização do caso, com condenação ao pagamento das diferenças, por meio de precatórios.
Em 2017, o TCU concluiu que esse alto montante, a ser recebido de uma só vez pelos entes federados, não precisa seguir a subvinculação, com destinação de 60% para pagamento de professores, percentual que estava previsto no artigo 22 da Lei 11.494/2007, vigente à época. Entendeu que isso traria efeitos prejudiciais para a continuidade dos serviços de ensino e para o equilíbrio financeiro dos municípios.
Ao STF, o PSC defendeu que o acórdão fez o oposto: viola o direito fundamental à educação, à valorização dos profissionais da educação escolar e ao piso salarial profissional nacional.
Relator, o ministro Alexandre de Moraes concluiu que o caráter extraordinário do ingresso de verbas no Fundeb/Fundef via precatórios justifica o afastamento da subvinculação, pois resultaria no insustentável aumento salarial dos professores do ensino básico.
Em razão da regra da irredutibilidade salarial, isso pressionaria o orçamento dos municípios nos períodos subsequentes, sem que houvesse aumento de renda equivalente. Ao fim e ao cabo, isso reduziria investimento em educação para custear os salários aumentados dos professores.
"De fato, o nível de gastos com pessoal atingiria patamar não compatível com a realidade financeira do ente público, uma vez o aporte de recursos via precatório, em razão do pagamento judicial das diferenças nos repasses anteriores, é um fato isolado e não se repetirá nos exercícios financeiros seguintes", afirmou o ministro.
Nesse ponto, a conclusão do relator foi acompanhada à unanimidade pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Destaque de honorários
No mesmo acórdão atacado na ADPF, o TCU ainda fixou que os recursos provenientes da complementação aos fundos educacionais devem ser utilizados exclusivamente em ações de desenvolvimento e manutenção do ensino.
A corte de contas proibiu, portanto, a utilização dos recursos alocados nos fundos educacionais para pagamento de honorários advocatícios contratuais.
Esse foi o ponto que gerou divergência. Por maioria, o entendimento do TCU foi mantido, conforme voto do ministro Alexandre de Moraes.
Ele afirmou que o TCU procurou impedir a aplicação dos recursos do fundo em fins diversos da manutenção e desenvolvimento da educação, de modo a evitar o desvio de verbas constitucionalmente vinculadas.
"É inconstitucional, portanto, o pagamento de honorários advocatícios contratuais com recursos alocados no Fundeb", disse o relator. O que os entes federados podem fazer, por outro lado, é usar somente a verba correspondente aos juros moratórios incidentes no valor do precatório para quitar essa obrigação.
A posição do relator foi acompanhada pelos ministros Dias Toffoli, Nunes Marques, André Mendonça, Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Rosa Weber.
Divergência vencida
Abriu a divergência o ministro Ricardo Lewandowski. Para ele, não seria razoável negar aos advogados o destaque de honorários em recursos que só se tornaram disponíveis para municípios, estados e Distrito Federal graças à sua diligente atuação.
Assim, nas situações relacionadas à atuação de advogados que ingressaram com ações de conhecimento individuais em favor de dado município, seria legítimo o destaque do valor dos honorários advocatícios.
A medida só seria vedada aos advogados que atuaram apenas na fase de execução de título judicial constituído em ação coletiva da qual não participaram, pois isso sim afrontaria a correta destinação da verba constitucionalmente vinculada à educação básica pública.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você tem um excelente dia pela frente, Áries. É provável que abra novos horizontes para você em um momento em que o futuro possa parecer sombrio. Se problemas antigos relacionados à sua família ressurgirem há algum tempo, eles podem ser resolvidos de uma maneira surpreendente hoje. De qualquer forma, esta é uma oportunidade ideal para buscar respostas de seus ancestrais. Previsão para 19/05/2025
Vários dias atrás, você pode ter experimentado um forte sentimento de conexão. As pessoas próximas a você abriram seus corações e expressaram suas esperanças para o futuro. Hoje, é provável que você sinta novas ambições, Taurus, que pode ter sido iniciado pela experiência anterior. Os aspectos do dia estão obrigados a inspirá -lo! Previsão para 19/05/2025
Existem algumas surpresas maravilhosas para você, Gêmeos. Eles poderiam vir na forma de uma nova oportunidade de carreira ou datas em potencial. Com os aspectos planetários atuais, você pode aproveitar as melhores maneiras de encontrar a realização pessoal e profissional. Não hesite em ser original. Essa qualidade superará todo o resto! Previsão para 19/05/2025
Você pode esperar um dia cheio de satisfação, câncer. Você pode ter causado uma forte impressão nas pessoas ao seu redor, enquanto aprendeu a moderar sua sincera. Amigos de apoio o cercam hoje. Todo mundo parece disposto a ouvir, e eles confiam em você implicitamente. Parece que você está encontrando um lugar para você! Previsão para 19/05/2025
Você definitivamente vai apreciar a harmonia hoje, Leo. Após o humor de confronto dos últimos dias, parece que você poderá descansar um pouco. Se você se sente um pouco cansado, é por um bom motivo. Hoje oferece uma boa oportunidade para se livrar dos encargos que as pessoas estão tentando fazer você carregar. Previsão para 19/05/2025
O dia chegará quando uma autoridade o aplaudir por seu trabalho ou pesquisa. Só então você entenderá que se deixou enganar pela sociedade. Por mais que você acredite no contrário, a sociedade não está tentando sufocá -lo ou impedi -lo de ser você, Virgem. É verdade que os pioneiros geralmente não são reconhecidos até que possam mostrar alguns resultados. Previsão para 19/05/2025
Você pode sentir que certos valores em sua profissão não permitem que você realize certas atividades. Mas você tem certeza disso, ou já tentou se convencer disso para não ter que enfrentar a parte de você naquele desejo de explorar? Talvez você deva tentar ser mais corajoso do que foi. Valeria a pena. Previsão para 19/05/2025
Aqui está de novo, filosofia sobre o que são a expressão, criação e autenticidade pessoal. Você já percebeu que tem alguns problemas para expressar problemas que não se enquadram na norma, Escorpião? Sua forte vontade e desejo de ser apreciado atrapalham seu caminho. Não é fácil se expressar autenticamente quando você está tentando impressionar os outros. Previsão para 19/05/2025
Pense em tolerância, Sagitário, e observe até que ponto isso pode libertá -lo. Se você deixar que os outros façam e pensem o que gostam, descobrirá que se concede o mesmo direito. Esta é a questão do dia para você. É quando você não permite que as normas culturais façam suas penas que você pode se libertar. Previsão para 19/05/2025
Por que não dizer sim um pouco mais do que o habitual, Capricórnio? Você pode ser teimoso e deseja fazer apenas o que deseja. Não é fácil levá -lo ao desconhecido. Você gosta de se preparar com antecedência. Hoje, quando as pessoas fazem proposições incomuns, por que não concordar? Continue - entre sem procurar uma mudança. Isso fará maravilhas para sua perspectiva. Previsão para 19/05/2025
Você pode escrever bem ficção ou jornalismo hoje. Há uma boa possibilidade de você ter pensado em uma linha literária de trabalho. Por que você hesita? Nunca é tarde demais. Encontre tempo para escrever uma história. Se você tem uma atitude negativa sobre as coisas que faz, como fará algo? Previsão para 19/05/2025
Hoje é o seu dia, Peixes! Faça o seu melhor para deixar sua marca nas pessoas ao seu redor, especialmente as mais próximas do seu coração. Você se superará, chamando a atenção sem sequer dizer. Você será considerado muito atraente. Não se surpreenda se o seu calendário se encher. Esta é a sua recompensa por todo o seu trabalho nas últimas semanas. Previsão para 19/05/2025