Dólar hoje 6,185
23° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Economia
Postada em 16/12/2017 08:48 | Por Todo Segundo

Prefeitura de Palmeira realiza I Seminário sobre Recursos Hídricos, Irrigação e Desenvolvimento Rural Sustentável

Contexto central das discussões foi a interação das políticas de meio ambiente e dos recursos hídricos
Prefeitura de Palmeira realiza I Seminário sobre Recursos Hídricos, Irrigação e Desenvolvimento Rural Sustentável - Foto: Assessoria
Da Assessoria

A Prefeitura de Palmeira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, realizou nesta sexta-feira (15), no espaço da Casa de Show Aquário, o I Seminário sobre Recursos Hídricos, Irrigação e Desenvolvimento Rural Sustentável de Palmeira dos Índios e Região. O objetivo do encontro foi discutir com os diversos atores envolvidos com a gestão ambiental dos recursos hídricos do município, o processo de descentralizações de ações, visando o desenvolvimento social e econômico sustentáveis. O contexto central das discussões foi a interação das políticas de meio ambiente e dos recursos hídricos.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável Luciano Monteiro o seminário foi pensado para que o fortalecimento do agricultor. “Tudo isso para que possamos, no futuro, melhorar a vida e a produtividade dos que fazem a zona rural do município. Só mudaremos o nosso local se cada um fizer a sua parte. Esses técnicos vieram apontar alternativas para o desenvolvimento e fortalecimento da nossa agricultura e de como recuperar o desenvolvimento a que todos têm direito”, disse o secretário.

O prefeito Júlio Cezar também destacou a importância do seminário para a região. “A intenção é realizar um intercâmbio com os produtores de Palmeira e da região. Este seminário serviu para conhecermos melhor os perímetros irrigados da nossa região. Fizemos uma parceria com a Codevasf e órgãos dos governos estadual e federal, no sentido de garantir apoio técnico necessário para implantação de projetos de irrigação que beneficiem os produtores rurais do nosso município”, falou o prefeito.

E continuou. “Tão importante quanto produzir é atender as necessidades que o mercado exige. E Palmeira nasceu para a vocação natural de produzir alimentos. Nossa região é privilegiada, própria para o plantio, que dá água boa e com índice pequeno de salinidade. Mas para produzir é preciso o engajamento e vontade política, que é o que está acontecendo agora, com as parcerias dos governos estadual e federal”, finalizou Júlio Cezar.

O seminário contou com palestras do superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) Alberto Cabus; do analista em Desenvolvimento Regional e especialista em Irrigação da Codevasf Rodrigo Ribeiro Franco Vieira; superintendente da Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater Rita de Cássia Lima; “Projetos para Armazenamento e Distribuição dos Recursos Hídricos para Irrigação e Desenvolvimento Sustentável de Palmeira dos Índios e Região, proferidas por Alzir Lima e Ivanildo Neto; e “Projetos de Irrigação e Programas para o Desenvolvimento Rural Sustentável”, por Sílvio Azevedo e Denis Calheiros, da Seagri. 

Participaram do evento, agricultores, lideranças comunitárias, representantes dos governos estadual e federal, secretários e vereadores do município.



Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram