Dólar hoje 6,091
26° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
coronavírus
Postada em 29/12/2021 16:53 | Atualizada em 29/12/2021 16:54 | Por Suely Melo / Sesau

Tripulantes de navio que atracou em Maceió são isolados após teste positivo de Covid

Exame foi realizado dentro da própria embarcação, que possui posto médico
Secretário Alexandre Ayres diz que plano para Temporada de Cruzeiros está sendo cumprido rigorosamente - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que dois tripulantes de um navio que atracou no Porto de Maceió, na segunda-feira (27), testaram positivo para Covid-19 e estão em isolamento. O exame foi realizado dentro da própria embarcação, que possui posto médico.

Os tripulantes, uma mulher de 30 anos e um homem de 25 anos, devem ficar 10 dias em isolamento desde quando foram iniciados os sintomas. O médico da embarcação informou o caso para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que reportou o caso ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde de Alagoas (CIEVS). O CIEVS de Maceió está fazendo o monitoramento dos pacientes.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, informou que Plano de Operacionalização do Estado para Temporada de Cruzeiros 2021/2022 em Território Alagoano está sendo cumprido rigorosamente e que não é preciso pânico. Os passageiros testados positivos para Covid-19 devem se manter isolados em um hotel, custeado pela empresa marítima, e só serão liberados para voltar para o navio quando refizerem os testes após o período de isolamento e testarem negativo para a doença.

“O protocolo sanitário está sendo cumprido rigorosamente. Então, temos acompanhado esses casos de perto e as empresas, tantos as aéreas, como as responsáveis pelos cruzeiros, elas têm por obrigação notificar a Secretaria Estadual de Saúde e a Municipal, sobre a existência de algum paciente suspeito confirmado com Covid ou com Influenza”, afirmou Ayres.

O Plano de Operacionalização de Alagoas informa que os viajantes e tripulantes, de procedência nacional ou internacional, serão autorizados a desembarcar dos navios na cidade de Maceió e realizar passeios em terra e nos demais pontos turísticos do Estado, desde que atendam aos critérios descritos na norma.

Protocolos do Plano de Operacionalização de Alagoas

– Os viajantes deverão ser monitorados durante todo o percurso, adequando criteriosamente ao protocolo sanitário disposto pela companhia do navio, submetidos às práticas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde.

– O navio cruzeiro ou agente marítimo deve informar para o Estado sobre casos positivos, sintomáticos, assintomáticos de Covid-19 e a necessidade do desembarque.

– O médico a bordo tem que apresentar um relatório de cada passageiro ou tripulantes com laudos, exames e condições gerais.

– Os passageiros assintomáticos ou com sintomas leves, permanecerão em isolamento a bordo da embarcação, até o desembarque em seu ponto original para retorno à sua residência.

– Passageiros e tripulantes que tiverem a necessidade de hospitalização, serão levados para um hospital privado, conveniado com a empresa marítima ou companhia de seguros.

– Ao desembarcar em Alagoas, tanto em excursão, como em forma livre e individual, o viajante deverá seguir os protocolos locais nos transportes, restaurantes, atrações, comércio, entre outros.

– O viajante deverá sempre utilizar a máscara e higienizar as mãos.

– Pessoas com necessidade de quarentena ou isolamento, serão encaminhadas para rede hoteleira local pela empresa marítima ou companhia de seguros, até o final do período estabelecido como quarentena.

– É de responsabilidade da empresa marítima ou companhia de seguros, manter um meio de comunicação entre passageiros e tripulantes hospedados ou internados, que necessitem de assistência diferenciada.

– Passageiros e tripulantes que não necessitam de apoio médico e desejem retornar para suas residências para continuar a quarentena por meios próprios, deverão assinar termo de responsabilidade.

– Em caso de óbito e necessidade de remoção e traslado de corpos, a companhia marítima ou de seguros se responsabiliza pela operação em todos os casos, incluindo, Covid-19.

– Será disponibilizado um número de telefone c om um disque saúde para contato durante ou pós-viagem.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram