Dólar hoje 5,901
33° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 05/10/2016 21:53 | Atualizada em 05/10/2016 22:07 | Por Todo Segundo

Reforma no sistema de aposentadorias deve ser votada no início de 2017

Envio do projeto ao Congresso estava previsto para setembro, mas foi adiado em função das eleições
Reforma no sistema de aposentadorias deve ser votada no início de 2017 - Foto: Divulgação
Do R7

Considerada como uma das prioridades do governo federal, a proposta de reformas da Previdência deve tramitar no Congresso Nacional já no início de 2017. Em evento no final de setembro, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse a reformulação do setor será o principal foco da União após a aprovação da PEC dos gastos públicos.

Na ocasião, Meirelles afirmou que a previdência no Brasil correspondia a 3,3% do PIB em 2001 e cresceu para 8% em 2016. De acordo com ele, a reforma no setor é necessária também para a viabilidade dos benefícios no futuro.

— Se continuar nesse ritmo, em 2060 os gastos com aposentadorias vai corresponder a 17% [do PIB]. Então, nós vamos precisar ter uma carga tributária alternando entre 10% do PIB só para pagar o aumento do déficit na Previdência.

Mesmo sem ter chego ao Congresso, o Planalto aguarda com a aposta de que o texto da reforma será aprovado por Comissão Especial da Câmara ainda este ano. O líder do governo, André Moura (PSC-SE), sinalizou que a ideia é começar 2017, ano em que a Casa estará sob o comando de um novo presidente ainda sem nomes confirmados para a disputa, com a votação da reforma no plenário.

Neste momento, a única certeza em torno da reforma trata da elevação da idade mínima para conquistar a aposentadoria para 65 anos,  tanto para homens quanto para as mulheres. O projeto também visa elevar o tempo mínimo de contribuição dos trabalhadores brasileiros.

A previsão do governo era enviar a proposta ao Congresso ainda no mês de setembro, antes das eleições municipais, mas o presidente Michel Temer teria recuado e decidido enviar o projeto só após o segundo turno do pleito, no mês de novembro.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram