Dólar hoje 5,564
19° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Alagoas
Postada em 01/08/2025 22:36 | Atualizada em 01/08/2025 23:25 | Por Todo Segundo

Ação em defesa dos jacarés mobiliza alunos e autoridades em Palmeira

Iniciativa reforça políticas públicas de preservação ambiental no município
Campanha em defesa dos jacarés mobiliza alunos e autoridades em Palmeira dos Índios - Foto: Assessoria

Uma movimentação diferente marcou o início da manhã desta sexta-feira (1º) nos arredores dos açudes Goiti e Jucá Sampaio, em Palmeira dos Índios. Placas educativas sendo instaladas, crianças da rede pública plantando árvores nativas e servidores públicos empenhados em uma causa ambiental. Tudo sob o olhar atento do promotor de Justiça Lucas Mascarenhas, da 3ª Promotoria da Comarca, que acompanhou de perto o cumprimento de uma recomendação do Ministério Público.

A iniciativa faz parte do Procedimento Administrativo nº 01.2025.00002242-20, que cobra do Município a execução de políticas públicas voltadas à proteção ambiental. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem como foco sensibilizar a população sobre a importância de preservar o habitat dos jacarés, animais frequentemente avistados em áreas urbanas da cidade.

“Temos um procedimento administrativo amplo que abrange a proteção ao meio ambiente, e um dos seus pontos é sensibilizar a população de Palmeira dos Índios sobre o respeito ao habitat dos jacarés. É preciso compreender que não se deve importunar os animais, alimentar e muito menos caçar”, explicou o promotor.

Lucas Mascarenhas destacou a pronta resposta da gestão municipal à recomendação do MP. “A secretária Adelaide atendeu prontamente. Hoje observamos a colocação de placas em toda a extensão do lago Goiti, alertando sobre os perigos e orientando a população. Também houve o plantio de mudas de árvores nativas, com participação de crianças da rede pública, o que reforça o caráter educativo da ação. Nesta manhã, semeamos futuro e colheremos, certamente, grandes frutos.”

A Lei nº 5.197/67, de Proteção à Fauna, proíbe a caça de animais silvestres em todo o território nacional, inclusive para fins de subsistência. A infração pode resultar em detenção de seis meses a um ano, além de multa. A atuação do MP busca justamente fortalecer esse entendimento entre os moradores.

Os registros de jacarés circulando fora do habitat natural têm sido frequentes em Palmeira dos Índios. Segundo o promotor, isso ocorre devido à perda de áreas naturais, estiagens prolongadas, escassez de alimentos e aumento das temperaturas. “Eles saem do habitat em busca de proteção. Mas em nenhuma circunstância devem ser alvos da população, pois sua captura afeta o ecossistema”, alertou.

A ação é o ponto de partida para uma série de medidas ambientais planejadas pelo Município, com apoio do MP, voltadas à preservação da fauna e à promoção da educação ambiental em escolas e comunidades da região.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram