Dólar hoje 5,901
33° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Alagoas
Postada em 10/08/2016 16:54 | Atualizada em 10/08/2016 17:00 | Por Todo Segundo

Alagoas apresenta redução de fumantes acima de 18 anos

Vetrúcia Teixeira comenta os índices do Programa de Combate ao Tabagismo no Estado
Alagoas apresenta redução de fumantes acima de 18 anos - Foto: Divulgação
Por Rafael Brito

Apesar da redução do percentual de fumantes acima de 18 anos, em Alagoas, a coordenadora Estadual do Combate ao Fumo, Vetrúcia Teixeira, ainda considera o número elevado. No primeiro semestre do ano passado, 7,2% foi o percentual. Em 2016, reduziu para 7%.

Segundo Vetrúcia, o trabalho de divulgação precisa ser muito intensificado. “Se for considerar o total da população alagoana acima de 18 anos, 7% ainda é um grande número. Quando existe o maior investimento, o resultado é maior. Mesmo com a atual redução, o controle de tabagismo já foi muito mais presente do que é hoje. Política de tabagismo tem começo, meio e fim. É uma força tarefa. Por exemplo, prepara a criança e o jovem para não chegar a provar. Se não ocorre isso, no futuro terá a mesma estatística. Serão sempre os mesmos valores investidos”, destacou Vetrúcia.

A coordenadora destacou que as pessoas próximas aos fumantes não devem criticar por não conseguir abandonar o vício. “Nunca diga ao fumante que ele não tem força de vontade. Por vezes quando criticado, já usa discursos para autodefesa, entretanto, no íntimo, o fumante tem vontade de parar. Também não devem ser padronizados os casos de dependentes que conseguiram largar o cigarro. A dependência é química e psicológica. Como exemplo, associa o cigarro ao uso do computador ou a bebida de café”, ressaltou a coordenadora.

Para Vetrúcia, não pode existir somente a cultura de medicação e ressaltou a importância do tratamento comportamental. “Nós estamos em uma cultura muito ligada ao medicamento. Tem problema, toma remédio. O apoio medicamentoso é um trabalho com a farmácia do Estado. Existem municípios que recebem remédios, porém não realizam o trabalho cognitivo comportamental. Distribui o popular adesivo. Estamos na tentativa de capacita-los para a metodologia correta”.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram