Dólar hoje 6,099
25° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Roberto Gonçalves

Sobre o autor

É Formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação Assis Chateaubriand/RJ e Radialista Profissional. É membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa. Membro da Academia Arapiraquense de Letras e Artes.
Postada em 22/04/2017 21:44

Cupins devoram Câmara de Vereadores da cidade de Arapiraca

Até o presente, Mesa Diretora ainda não anunciou quando as obras de reforma serão iniciadas
Cupins devoram Câmara de Vereadores da cidade de Arapiraca - Foto: Divulgação
Por Roberto Gonçalves

Localizado na Avenida Rio Branco no centro da cidade, o prédio da Câmara Municipal de Arapiraca está seriamente ameaçado por uma praga de cupins que atinge todos os setores da Casa além de uma ameaça de desabamento do teto do plenário. Esse problema chegou a ser detectado no ano passado e chegou a ser alvo de uma vistoria do Grupamento do Corpo de Bombeiros que emitiu um laudo. Até o presente, a presidente da Mesa Diretora, vereadora Graça Lisboa (PDT) ainda não anunciou quando será iniciada a reforma  no prédio.

Cupins devoram 02

Após algumas reparos na estrutura física do teto no ano passado, os trabalhos no local foram retomados, no entanto, quando chove a água toma conta de todo o espaço do plenário da Casa danificando móveis e documentos e provocando muito trabalho dos servidores para retirar a água acumulada. Na última chuva caída em Arapiraca este mês, o problema voltou a ser agravado  A praga atnge vários setores da Casa a exemplo do almoxarifado, setor de apoio legislativo e os minúsculos gabinetes dos vereadores

Sem liderança
Dos 17 vereadores da Câmara Municipal de Arapiraca, apenas Melquisedec Oliveira e Sinielza Pessoa que está na vaga de Aurélia Fernandes, apoiam a administração do prefeito Rogério Teófilo. Os demais formam o bloco de oposição. Não resta dúvida que esse distanciamento entre o Poder Legislativo e Executivo teve como gota d´água a polêmica entre os vereadores e a secretária de Educação, Mônica Pessoa, que acusou os parlamentares arapiraquenses de exigirem a divisão dos cargos do Programa Seletivo Simplificado (PSS) do setor educacional. Teófilo continua sem liderança na Casa Herbene Melo.

Arapiraca: cáos na educação
Em Arapiraca, seis escolas da rede municipal de ensino estão interditadas e nada mais que 20 ainda não começaram o ano letivo. Esses são os números revelados pelo Conselho Municipal de Educação e o Sinteal aos vereadores de Arapiraca em uma reunião realizada na última terça-feira com relação à situação preocupante da educação no município nestes primeiros meses da gestão do prefeito e educador Rogério Teófilo (PSDB).

Cáos na educação 02
Segundo o vereador Rogério Nezinho (PMDB), as unidades em Tempo Integral, uma das maiores conquistas da população mais carentes de Arapiraca e referência para Alagoas, não têm sequer previsão de iniciar as aulas, demonstrando assim a situação caótica da atual administração. Uma dessas unidades é a Escola Prefeito João do Nascimento. A unidade foi inaugurada no final da gestão da prefeota Célia Rocha (PSL)

Cáos na educação 03
Para o parlamentar, este é o inicio da destruição de todas as conquistas já realizadas na área da educação na terra de Manoel André. Rogério Nezinho disse que ficou mais preocupado ainda ao ouvir as afirmações dos membros da comissão. Eles disseram que no Sítio Carrasco tem ônibus que está fazendo o transporte escolar de crianças, com 100 alunos, colocando em risco a vida dos alunos por excesso de passageiros.

Sem receber repasses
Os municípios estão sem receber há seis meses os repasses dos programas Pro hopi, Farmácia Básica e Pró-saúde. O novo secretário, o advogado Christian Teixeira, ainda não conseguiu dar uma resposta aos gestores municipais para os problemas. Até agora, as principais medidas tomadas por ele foram a realização de demissões e a nomeação dos colegas advogados para sua assessoria.

Seminário Fruticultura
Será realizado nos dias 25 e 26 deste mês de abril o primeiro Seminário de Fruticultura Alagoana. O evento será realizado no auditório da Federação da Agricultura de Alagoas, com abertura às 09 horas, no bairro de Jaraguá, em Maceió. O secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, e o presidente da FAA, Álvaro Almeida, estarão presentes ao evento.

Delmiro Gouveia
O projeto “Em Ação” dará início a sua nova fase no Sertão alagoano, em Delmiro Gouveia, nos dias 26 e 27 deste mês de  abril, no campus da Ufal. Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Em Ação pretende levar as melhores ideias e inovações geradas no ambiente acadêmico para o setor produtivo de Alagoas.

Peixe vivo é sucesso em feira
A piscicultura familiar apoiada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas – e seus produtos derivados, como biojoias e acessórios de couro de tilápia – marcaram presença na Semana Santa da Feira do Peixe Vivo, promovida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri) em Maceió (AL). Somente do pescado produzido no projeto público de irrigação Boacica, mantido pela Codevasf em Igreja Nova, foi comercializada uma tonelada.

Peixe vivo 02
“Levei mil quilos de tambaqui e vendi tudo. A cada nova edição desse evento, minha venda aumenta”, comemora o piscicultor familiar Robson Moura, morador do povoado Ipiranga, em Igreja Nova, e irrigante do Projeto de Irrigação Boacica. Para ele, viabilizar a participação dos piscicultores em eventos como a Feira do Peixe Vivo significa impulsionar a produção familiar e, consequentemente, o incremento da renda da atividade agropecuária. “Nossa participação foi muito interessante, pois o pessoal começa a comprar o peixe vivo e acredita em nós.

Investimento em escolas do Agreste

Atendendo um pedido do governador Renan Filho, (PMDB) o vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, (PMDB) esteve no município de Igaci, no Agreste, para ouvir mais sugestões de alunos, professores e servidores da Escola Estadual de Coité das Pinhas na zona rural do município. O estabelecimento público de ensino tem 69 anos de fundação, mas há mais de 20 anos não recebia investimentos do Governo do Estado.

Investimentos no Agreste 02

Através  do programa Escola 10, a unidade estadual de ensino recebeu recursos para a reforma completa do prédio, aquisição de novos mobiliários além de equipamentos e material didático. Durante a visita do secretário Luciano Barbosa, o diretor da Escola Estadual de Coité das Pinhas, professor Josenildo Gomes, disse que toda a comunidade está satisfeita com os investimentos realizados até o momento no estabelecimento pelo Governo do Estado através da secretária de Estado da Educação.
O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram