Dólar hoje 6,091
22° C em Arapiraca, AL Chuva
Paulo Marcello

Sobre o autor

Paulo Marcello Tavares - Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional (locutor e repórter) desde 1988, além de apresentador e animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Postada em 29/03/2022 17:36 | Atualizada em 29/03/2022 17:37

Candidatura de Renan Filho ao Senado pode forçar a aposentadoria de Fernando Collor

Senador pode optar pela disputa ao Governo, onde aparece bem segundo pesquisa
Renan Filho desbancaria Collor no Senado em Alagoas, diz pesquisa - Foto: Jornal Extra

Fernando Collor de Melo (PROS) ainda não se pronunciou sobre sua candidatura a reeleição no pleito de 2022. Este ano, cada Estado brasileiro terá direito a eleger apenas um senador e o alagoano tem pela frente a difícil concorrência com o governador Renan Filho (MDB) que aparece muito bem nas pesquisas e que confirmou que irá renunciar, esta semana, para concorrer ao Senado.

O ex-presidente terá que decidir entre a ‘dura batalha’ para tentar renovar o mandato de senador, concorrer ao cargo de governador do Estado ou encerrar a carreira política no início de 2023. A pesquisa do instituto Ibrape mostra que o governador Renan venceria Collor com ampla vantagem com 48% contra apenas 15% do senador.

Mas nem tudo estaria perdido para Fernando Collor. Apesar de não ter declarado que será candidato ao Governo de Alagoas, as pesquisas mostram que ele estaria no segundo turno se as eleições fossem hoje. Esse pode ser o plano B do senador, já que a disputa direta com Renan Filho para continuar em Brasília já é considerada como missão impossível.

Segundo a pesquisa do Ibrape o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), lidera a corrida eleitoral para o Governo do Estado com 19% das intenções de voto, seguido pelo senador Fernando Collor que tem a opção de 17% dos eleitores pesquisados. O curioso é que o senador Rodrigo Cunha (PSDB) aparece logo atrás com 15% da preferência do eleitor.

Com a margem de erro temos Rui/Collor e Collor/Rodrigo empatados tecnicamente. Mesmo assim, segundo alguns analistas, o caminho para o Palácio República dos Palmares parece o mais fácil para o ex-presidente do que tentar renovar o mandato na disputa com o atual governador, mesmo levando em conta sua renúncia nos próximos dias. Já o deputado Paulo Dantas (MDB), apoiado por Renan Filho, aparece em quarto lugar com 11%.

A pesquisa do Ibrape ouviu 1.992 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 16 e 19 de março. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 2% para mais ou para menos. Os dados foram registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a identificação AL-03385/2022.

 

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram