Dólar hoje 6,095
24° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
André Avlis

Sobre o autor

Radialista, Cronista e Comentarista Esportivo!
Postada em 18/12/2020 08:06 | Atualizada em 18/12/2020 08:27

FUTEBOL: Robert Lewandowski não é o melhor, mas venceu o FIFA "The Best"

Atacante polonês, do Bayern de Munique, conquistou o prêmio de melhor da temporada 2019/2020. Ficando à frente de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Segundo e terceiro na votação, respectivamente.
Foto: Globo Esporte

  Se no futebol - em algum momento ou hipótese - há justiça, ela foi feita.

O contestado - também pudera - FIFA "The Best" teve seu momento de lucidez, assim podemos denominar. Robert Lewandowski, atacante polonês do Bayern de Munique, foi eleito o melhor jogador do mudo da temporada 2019/20. Desbancando Cristiano Ronaldo (2º) e Lionel Messi (3º). "Lewa" conquistou 52 pontos dos votos válidos; contra 38 do português e 35 do argentino.

A votação acontece da seguinte maneira: um painel de especialistas em cada categoria seleciona os 10 indicados com base no desempenho na respectiva temporada. Depois, a votação se divide entre o público e o colégio eleitoral também leva em conta, com o mesmo peso, as opiniões de jornalistas, técnicos e capitães das seleções nacionais.

Lewandowski teve uma temporada incontestável. Em todos os aspectos, coletivo e individual. Com o Bayern venceu o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha e a Liga dos Campeões da Europa.

Foi artilheiro nas três competições - algo inédito até então. Marcou 16 gols em 10 jogos, no campeonato europeu; 6 gols em 5 jogos na Copa e 34 na Bundesliga, o campeonato alemão.

Uma conquista legítima e racional. Venceu o jogador que mais fez e produziu na temporada. Sendo decisivo e imprescindível para seu clube - seus números falam por si e por ele. O troféu está com quem realmente mereceu.

Mas ele é o melhor? Não. Em meu ver, não. Isso é fato. No entanto, tal argumento se torna vazio quando brigamos por critérios e imparcialidade.

Ele não é melhor (minha opinião) que Cristiano, Messi, Thiago Alcântara, De Bruyne, Neymar ou Mbappe, por exemplo. Porém, precisamos entender que o troféu premia a temporada. Ou seja, melhor jogador em desempenho, nos fatores coletivo e individual - mesmo que tenha acontecido divergências em alguns anos. Logo, o correto é ter tal preceito e fundamento. Lógico, caso essa avaliação seja neutra.

Portanto, Robert Lewandowski é o melhor jogador do mundo da temporada 2019/20, de fato. E agora feito. Por pura capacidade. Ponto.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram