Dólar hoje 6,194
34° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Luan Moraes

Sobre o autor

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Alagoas, especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade São Tomás de Aquino e mestrado em História Social pela Universidade Federal de Alagoas.
Postada em 05/08/2024 16:15 | Atualizada em 05/08/2024 16:18

História: 8 conteúdos que mais caíram nas últimas cinco edições do Enem

Aproveite o momento para dar um gás nos estudos, focando nos temas que mais apareceram na prova
História: 8 conteúdos que mais caíram nas últimas cinco edições do Enem - Foto: Professor Luan Moraes

Faltam menos de cem dias para a realização das provas do Enem 2024. E você, candidato, não vai querer perder tempo com os conteúdos que têm pouca, ou nenhuma chance de cair na prova. Por isso, estou aqui para te ajudar com isso, a partir de um levantamento feito nas últimas cinco edições do Exame. Vale lembrar, que foquei na minha disciplina: a História.

Vamos lá!

I - Brasil Contemporâneo

É o tema que mais tem aparecido nas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio. Vale lembrar que essa temática se encontra inserida em questões que mesclam diferentes disciplinas, por isso que a prova especifica que se trata de Ciências Humanas e suas Tecnologias, ou seja, uma mesma questão pode ser lida pelo viés da Filosofia, da Sociologia, da História e da Geografia.
Dentro da temática do Brasil Contemporâneo, os assuntos específicos que mais apareceram foram: República da Espada, República Oligárquica, Ditadura Civil-Militar e Nova República. Algumas questões levantaram discussões sobre religiosidade, moral, distribuição de terras e problemas sociais atuais, bem como o uso de tecnologias.

II – Idade Contemporânea

Ainda que alguns temas de história geral tenham caído, de forma específica, a maior parte deles se enquadra no que a cronologia tradicional chama de Idade Contemporânea. Este período está alocado entre o início da Revolução Francesa, em 1789 e os dias atuais. São muitos temas, por isso, vou listar os que mais apareceram.
Temas de história contemporânea: Revolução Francesa, Imperialismo, Pós-Guerra e Totalitarismo, 2ª Guerra Mundial e formação da ONU, Guerra Fria (incluindo conflitos como o da Coreia), Conflitos atuais: Israel e Palestina, Antissemitismo, Oriente médio no geral.

III – Revolução Industrial

Um tema que apareceu em todas as últimas cinco edições foi a Revolução Industrial em suas diversas fases. Este tema pode ser referenciado em questões que discutam a História, Geografia e a Sociologia. Por isso, é importante estar consciente das fases deste processo histórico que ainda está em curso.
Fases da Revolução Industrial que mais caem no Enem: A Primeira Fases (com enfoque na separação entre capital e trabalho); A Segunda Fase (com ênfase no fordismo e taylorismo e aumento da produtividade); A Terceira Fase (com foco na implementação da tecnologia, informática e robótica em vários setores) e a Quarta Fase (como foco na revolução causada pelo uso das Inteligências Artificiais e nas transformações do mundo atual).

IV – Brasil Império

Outro tema quase onipresente no Enem tem sido o Brasil Império. Ele costuma aparecer com questões bem diretas ou tratando de temas sensíveis que remetem ao período. Com relação a este conteúdo é importante lembrar que, se a questão tratar de realidade brasileira no recorte do século XIX, mesmo que ela não esteja informando claramente, lembre, que durante a maior parte deste século (os anos de 1822 a 1889) o Brasil foi um Império.
Temas do Brasil Império que costumam aparecer na prova do Enem: Escravidão e suas consequências, Consolidação Política do Brasil, Sistema Eleitoral do Império (com foco no voto censitário), Questões sociais (Educação, Exclusão social e Cultura da Época).

V – Idade Média

Um tema que caiu em mais de uma edição do Enem nos últimos cinco anos. Ocorre que as questões deste tema nem sempre se apresentam de forma explícita, por isso é importante se lembrar que pode ocorrer nos seguintes casos: Inquisição, Sociedade da Época, Cultura, Religiosidade e Transição para a Idade Moderna (o que inclui o Renascimento e a Invenção da Imprensa).

VI – Brasil Colonial

Em se tratando de Enem, por ser um exame nacional, faz muito sentido que questões fundamentais sobre a cultura brasileira apareçam na prova. Por isso, é fundamental estudar a história do Período Colonial (1530-1822). Este tema tem aparecido com frequência em questões que tratam da atuação dos Jesuítas no Brasil, em questões que tratam do uso da mão de obra indígena e do processo de imposição cultural que resultou na redução de sua população e o Período Joanino, sobretudo no que se refere aos acontecimentos pós 1808 que vão iniciar o Processo de Independência do Brasil.

VII – Grécia e Roma

Os povos antigos que são a base da cultura ocidental também têm aparecido no Enem. Neste caso, sugiro que se enfoque nos temas que tratem da Democracia Ateniense (comparando-a com a brasileira), o Direito Romano, a organização destes povos Cidades-Estado (no caso grego) e a Centralização e Império (no caso romano), bem como a cultura da época. É importante tentar contextualizar o que, nos dias atuais, remetem ao legado greco-romano.

VIII – Iluminismo e suas consequências

Este tema pode não aparecer indicado logo de cara, mas é necessário que você o estude para entender outros temas discutidos no Enem, pois, foi a partir do Iluminismo que se pensou em Direitos Sociais, Divisão em três poderes (executivo, legislativo e judiciário), Isonomia (igualdade diante da lei), Cidadania, Independências da Colônias na América, Liberalismo e temas que envolvam as constituições federais.

IX – Outros temas

Existem ainda, outros temas que apareceram menos, mas ainda assim estiveram na prova do Enem. Por isso é importante dar ao menos uma estudada nele, pois nunca se sabe.
Entre esses temas, pode-se listar: Processo de escrita da História (questões mais interpretativas), o Renascimento (aparece de forma interdisciplinar), América Latina e Pré-Colombiana (Maias, Astecas, Incas e problemas sociais atuais), Era Vargas e segundo governo Vargas ( já caiu mais, em edições anteriores ao período pesquisado, mas tem aparecido menos nos últimos cinco anos, embora tenhamos questões sobre o período e sobre o suicídio de Vargas), Idade Moderna (é importante entender o antigo regime), Grandes Navegações e Expansão Colonial Portuguesa (com foco também na economia do pau-brasil), Pré-História (apareceu pouco), História Antiga (como enfoque na Mesopotâmia e Egito Antigo) e Reforma Protestante.

Esses são os temas que pude verificar nas últimas cinco edições do Enem. Mas, se lembre que isso é uma especulação com base no que já caiu. Portanto, ao planejar seus estudos, leve isso em consideração e tenha muito sucesso.

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram