Dólar hoje 6,259
22° C em Arapiraca, AL Parcialmente nublado
Jacson Tigre

Sobre o autor

Escritor, Jornalista, Locutor Publicitário, Apresentador e Radialista Brasileiro DRT: 1096 Rádio e TV. Atualmente trabalha na Pajuçara FM Arapiraca.
Postada em 24/01/2023 09:50 | Atualizada em 24/01/2023 11:00

8 lugares para conhecer em Palmeira dos Índios, Alagoas

Sugestão de 8 pontos turísticos imperdíveis para visitar com a família em um final de semana na capital da cultura.
Foto: Redes Sociais Júlio César

Palmeira dos Índios atualmente é uma cidade repleta de atrações. É uma rota turística das mais importantes do interior alagoano, locais culturais e históricos. Além disso, tem se destacado de forma especial no turismo religioso. Sendo assim, descubra 8 lugares imperdíveis para conhecer na terra do amor com a sua família.

1 - Casa Museu Graciliano Ramos

A gente começa a visita pela Casa-Museu Graciliano Ramos, que fica na rua José Pinto de Barros, centro. É um patrimônio cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A casa conta com utensílios pessoais, fotos, capas das edições originais, vestuário e documentos, como um esquema de construção do romance “Infância”, de próprio punho, ou as versões originais em braile de “Angústia”. Dispõe de um centro cultural com auditório amplo e algumas salas, um espaço para eventos culturais à disposição da comunidade. Graciliano Ramos morreu em 20 de Março de 1953, escreveu 18 romances e está entre os grandes escritores da literatura mundial de todos os tempos. O prédio segue em reforma desde 2017, a restauração da Casa-Museu está prevista para ser concluída ainda este ano.

Foto: Jason Tigre

2 - Museu Xucurus

Ainda no centro da cidade, podemos visitar também o Museu Xucurus de História, Arte e Costumes. Ele fica localizado próximo ao imponente e histórico Hotel São Bernardo. Recentemente o museu passou por uma obra de manutenção, também a Praça do Rosário onde o mesmo se encontra. No local se mantém viva a história de Palmeira dos Índios, dos povos negros e indígenas, além de relíquias que contam a tradição de figuras importantes do nosso município. Uma curiosidade, a famosa “Maria Fumaça”, instalada no centro da Praça, foi a primeira locomotiva de Alagoas, de acordo com informações históricas.

Foto/RedesSociais: Júlio Cesar 

3 - Catedral Diocesana

Um dos lugares mais especiais a ser visitado é, sem dúvida, a Catedral Diocesana de Palmeira dos Índios, que fica a poucos metros do Museu Xucurus. Ela foi erguida em 10 de fevereiro de 1962, pelo Papa João XXIII, sendo desmembrada da Arquidiocese de Maceió e da Diocese de Penedo. A Igreja é uma das mais belas do interior de Alagoas. No mesmo local, tem a linda e histórica praça Monsenhor Macedo.

Foto: Jacson Tigre 

4 - Praça das Casuarinas

Você não pode deixar de ir à Praça das Casuarinas, no Centro da cidade. A praça foi totalmente revitalizada e entregue a população. O espaço conta com jardins, áreas de lazer, quiosques para alimentação, além de academia ao ar livre para práticas esportivas. No playground infantil possui escorregador, balanço e escadas. Um dos locais mais famosos pelas festividades de carnaval, arraiá juninos e festas de fim de ano com parques de diversões, além de circos dos mais diversos, a praça já foi espaço de grandes shows e eventos. O ambiente por sua vez, vive um novo momento, tornou-se um local agradável para os Palmeirenses. Atualmente recebe turistas de todos os cantos do país, um ponto de encontro de famílias e amigos.

Foto/RedesSociais: Júlio Cesar

5 - Mata da Cafurna - Coletivo Wetçamy - Cultura Indígena Xucuru-Kariri.

Não se pode falar de Palmeira dos Índios, sem destacar a importância dos povos indígenas, os primeiros a habitar essas terras. Se você quer uma aventura pelas terras indígenas você pode conhecer mais sobre os povos Xucuru-Kariri, participando do Coletivo Cultural Indígena "Wetçamy", que nasceu no ano de 2017 para reafirmar a diversidade étnica e identitária da nação indígena, Wetçamy significa “parente” em kariri. O projeto tem o objetivo de fortalecer através do artesanato, dança, costumes, manifestações culturais e vivências indígenas a tradição da etnia Xukuru Kariri.

Foto/RedesSociais: Coletivo Wetçamy

6 - Santuário Mãe do Amparo

Na subida da Serra do Goiti, trajeto de acesso ao Cristo Redentor, O Santuário Mãe do Amparo se destaca pela sua beleza, local sagrado em devoção a Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade. O ambiente conta com uma praça, espaço para visitas, orações e romarias, composto de jardins e uma bela paisagem natural, quem pretende visitar no período da noite dispõe de boa iluminação. O monumento à Nossa Senhora do Amparo mede mais de 16 metros de altura e pesa 1800 quilos, é uns dos pontos mais visitados atualmente.

Foto/RedesSociais: Júlio Cesar

7 - Cristo do Goiti

O Cristo do Goiti é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Então se você visita Palmeira dos Índios e não sobe a serra para ver o monumento, vai ficar faltando algo na sua viagem. A estátua fica no topo da Serra do Goiti, a 500m acima do nível do mar, construída em concreto armado, tem mais de 24 metros de altura e recebe vários turistas de todo o Brasil. A paisagem é deslumbrante e temos uma vista panorâmica privilegiada de todo o território palmeirense, além de apreciar as belezas naturais das terras indígenas Xucuru-Kariri. Aos finais de semana, artistas locais se apresentam de forma gratuita em projetos incentivados pela prefeitura do município. O Cristo do Goiti é considerado o monumento histórico mais importante do agreste e sertão de Alagoas.

Foto/RedesSociais: Júlio Cesar

8 - Santuário de Frei Damião

O Santuário Frei Damião, é o primeiro de Alagoas e fica localizado no Distrito de Canafístula, após sua inauguração, assim como o Cristo do Goiti, se tornou um dos pontos mais visitados da cidade, uma grande concentração de fiéis e devotos do Frei se reúnem e chegam diariamente para conhecer e prestar suas homenagens e orações. A imagem de Frei Damião possui mais de 20 metros de altura e está instalada na Praça dos Romeiros, vale muito a pena conhecer, o Santuário trouxe desenvolvimento para Canafístula e toda região. No começo deste ano, O Santuário de Frei Damião teve o reconhecimento como Patrimônio do Povo Alagoano, em votação na Assembleia Legislativa de Alagoas.

Foto/RedesSociais: Júlio Cesar

Então, vamos visitar Palmeira dos Índios? 

O site Todo Segundo não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
1 Comentário
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.

Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram