Dólar hoje 6,174
32° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Saúde
Postada em 29/10/2016 07:48 | Por Todo Segundo

Coçar a barriga na gravidez causa mesmo estria?

A estria é a rotura, ou rompimento, da camada mais profunda, enquanto a camada superficial se mantém íntegra
Coçar a barriga na gravidez causa mesmo estria? - Foto: Divulgação
Há uma confusão em relação a esse assunto, mas que vou esclarecer de maneira simples agora. Diferente do que muitos pensam, coçar a barriga na gravidez não causa estria.

O que acontece é o contrário, pois é a estria que provoca coceira antes de aparecer. Aí a pessoa fica achando que foi o ato de coçar ali que causou o surgimento da estria. A pele pode ser dividida basicamente em duas camadas: a epiderme, mais superficial, e a derme, mais profunda.

A estria é a rotura, ou rompimento, da camada mais profunda, enquanto a camada superficial se mantém íntegra. Conforme a pele estica, com o crescimento da barriga, a derme (camada mais profunda da pele) pode se romper. Quando a derme está se rompendo, ela pode causar uma sensação de coceira antes de a estria aparecer.

A hidratação pode colaborar para ajudar a evitar o aparecimento de estrias, pois torna as estruturas da pele menos rígidas, e com isso menos propensas ao rompimento. Mas em boa parte a tendência a estrias é hereditária. Se a sua amiga teve a sorte de não ter nenhuma estria, talvez não tenha sido por causa do creme que ela usou, mas porque ela não tinha tendência genética a ter as temidas linhas na pele.

A boa notícia é que hoje já existem tratamentos eficazes para combater esse problema, como a Carboxiterapia e o Striort, que podem devolver a autoestima das mamães que adquiriram as estrias após a gravidez. 

Agências
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram