Dólar hoje 6,056
23° C em Arapiraca, AL Chuvas esparsas
Política
Postada em 19/08/2015 18:16 | Por Todo Segundo

Três nomes na disputa pela prefeitura de Paulo Jacinto em 2016

Atual gestor do município, Nildo do Jaime (PSB), disse aos aliados que não vai em busca de sua reeleição no próximo ano
Três nomes na disputa pela prefeitura de Paulo Jacinto em 2016
Por Kleverson Levy

Dois nomes são vistos como principais cabeças na sucessão municipal de 2016 em Paulo Jacinto. O ex-prefeito da cidade, Marcos Antônio de Almeida, o Marcos Lisboa (ainda no PSB?), e o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), João Neto.

Provavelmente, os dois estarão em lados opostos na briga pela prefeitura da cidade. O ex-deputado - atualmente - é considerado o "primeiro-ministro" da gestão do atual prefeito, Ivanildo Pereira do Nascimento, o Nildo do Jaime (PSB).

Nildo do Jaime - como todos sabem - rompeu politicamente com Marcos Lisboa que o colocou na chefia do Executivo municipal, após ter sido escolhido sucessor e eleito no pleito de 2012. Dizem que o motivo do rompimento ocorreu quando o ex-prefeito - Lisboa - sentiu-se no direito de mandar e desmandar na prefeitura.

Será?

Com isso, Nildo - prefeito de fato e direito? - cortou as asas do ex-gestor ao deixá-lo fora dos acordos da gestão municipal. O ex-deputado João Neto, após o prefeito esquecer quem o ajudou, tornou-se orientador (amigo de infância) político do gestor.

Desiludido com tudo que vem ocorrendo durante o mandato, Nildo do Jaime declarou não querer mais ser prefeito, após enxergar que política é para quem sabe fazê-la. Contudo, não vai para reeleição e apoiará João Neto - se realmente for candidato - na disputa pela prefeitura do município.

Já Marcos Lisboa não deverá concorrer ao pleito do próximo ano por conta de alguns processos que enfrenta na Justiça quando estava à frente da prefeitura de PJ (2005-2008 e 2009-2012). Um deles, inclusive, trata-se do Instituto de Previdência do Município de Paulo Jacinto (IAPAJ).

O ex-prefeito foi acusado pela Promotoria de Justiça de Paulo Jacinto - através de uma Ação Civil Pública (ACP) de Responsabilidade - de causar um prejuízo aos cofres do IAPAJ de cerca de R$ 2,9 milhões, por ter descontado dos servidores os valores relativos à Previdência e não repassado ao Instituto.

Fora da disputa, segundo fontes do blog, Lisboa também não vai deixar que seus ex-aliados fiquem com o Poder nas mãos. Com reduto eleitoral que mantém como ex-prefeito por dois mandatos, Marcos Lisboa deverá colocar no páreo a esposa: Elba Cassiano - e com ajuda da família - para enfrentar seus opositores em 2016.

Terceiro Nome
Numa terceira via, o vereador Fabricio Berto Faustino, o Fabrício Faustino (PSD), surge como o pré-candidato neutro entre os que estão na disputa. Faustino carrega em seu currículo - na Câmara Municipal - o título de vereador atuante e que faz oposição (ferrenha) à atual gestão e também ao ex-prefeito.

Em 2016, deverá contar com o apoio de Francisco Manoel Ferreira Fontan, o Chicão (PT do B), e até ensaiar uma dobradinha para concorrer à prefeitura de Paulo Jacinto. Porém, tudo ainda continua nos bastidores.

Entretanto, no município, é dada como certa as três pré-candidaturas ao Executivo jacintense: a de Marcos Lisboa, através da esposa; João Neto em defesa da atual gestão; e o vereador Fabrício Faustino com Chicão pela oposição.

Redes Sociais: Kleversonlevy
Email: [email protected] 
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram