Dólar hoje 6,014
23° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 25/09/2014 16:46 | Atualizada em 25/09/2014 22:50 | Por Todo Segundo

Justiça Eleitoral alerta sobre a obrigatoriedade do voto

De acordo com a Constituição Federal o voto é obrigatório para eleitores maiores de 18 anos e menores de 70
Justiça Eleitoral alerta sobre a obrigatoriedade do voto - Foto: TodoSegundo

Da Assessoria

De acordo com a Constituição Federal o voto é facultativo para os analfabetos, para quem tem 16 e 17 anos e para os maiores de 70 anos e obrigatório para os maiores de 18 e menores de 70 anos.

O horário de votação será das 8 horas até 17 horas. Apenas os eleitores que já estiverem na fila às 17h poderão votar depois desse horário. Os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais, os policiais militares em serviço, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, as gestantes, as lactantes e os candidatos tem preferência na hora de votar.

No dia da eleição, o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral deverá justificar sua ausência, em qualquer local de votação ou posto de justificativa de votos. Para isso ele deve estar munido do título de eleitor ou de um documento oficial de identificação com foto.

O Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), pode ser obtido nos cartórios eleitorais, nas páginas da internet do TRE/AL e do TSE e em qualquer seção eleitoral. Em Maceió haverá duas mesas receptoras de justificativas: uma no Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro e outra no Terminal Rodoviário João Paulo II (Rodoviária de Maceió), mas os eleitores poderão realizar a justificativa de voto em todas as outras seções do Estado.

Entre os diversos serviços ao eleitor, disponibilizados na página do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), existe um mecanismo que permite a busca do local de votação nas Eleições Gerais de 2014. A busca pode ser feita pelo nome do eleitor (desde que se tenha a data de nascimento e o nome completo da mãe) ou pelo número do título eleitoral.

Da mesma forma que fez com o Divulgacand, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu um aplicativo para smartphones , similar ao sistema disponível em sua página e nas dos TREs. O aplicativo pode ser baixado através das páginas da Apple Store ou Google Play .

1 Comentário
Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Todo Segundo ou de seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.

Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram