Dólar hoje 6,043
27° C em Arapiraca, AL Tempo nublado
Política
Postada em 22/03/2015 23:21 | Atualizada em 23/03/2015 23:10 | Por Todo Segundo

Ex-governador Divaldo Suruagy é sepultado com honras militares

Ex-governador de Alagoas morreu aos 78 anos; familiares e amigos prestaram últimas homenagens ao político
Ex-governador Divaldo Suruagy é sepultado com honras militares
Do Todo Segundo

O corpo do ex-governador de Alagoas Divaldo Suruagy, foi sepultado no final da tarde deste domingo (22), no Cemitério Parque das Flores, no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió. O corpo foi velado durante todo dia no Museu Palácio Floriano Peixoto, no Centro, de onde partiu o cortejo conduzido pelo Corpo de Bombeiros.

O caixão com o corpo de Suruagy foi transportado em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, onde percorreu as principais ruas da cidade. No local do sepultamento, o corpo do ex-governador foi carregado pelo corpo fúnebre da Polícia Militar de Alagoas. Os policiais homenagearam o político com três salvas de tiros. O corpo foi enterrado no jazigo da família, sob aplausos.

Divaldo Suruagy foi governador de Alagoas três vezes, e morreu final da tarde do último sábado (21), aos 78 anos. Ele lutava contra um câncer de estômago há nove meses.  O político teve uma parada respiratória e foi levado para o Hospital Arthur Ramos, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió, mas já chegou em óbito.


O governador Renan Filho fez um breve resumo da carreira do político. “Divaldo Suruagy dedicou a vida à Administração Pública. Desempenhou todas as funções públicas que um homem pode desempenhar. Foi deputado estadual, presidente da Assembleia, prefeito da capital, deputado federal, senador e por três vezes, governador. Alagoas, num momento como esse, está comovida”, revelou.
        Renan Filho lembrou a trajetória vitoriosa de Divaldo Suruagy na política. (Foto: Márcio Ferreira)
Luto oficial
O governador Renan Filho, decretou três dias de luto oficial pela morte de Suruagy. Em sua página pessoal no Facebook, ele externou seus sentimentos sobre a morte do ex-governador. "Recebo com tristeza a notícia do falecimento do ex-governador de Alagoas, Divaldo Suruagy. Meus sinceros sentimentos a seus familiares. Informo que decretarei luto oficial por três dias", ressaltou o governador.

Resumo histórico
O ex-governador Divaldo Suruagy nasceu no dia 5 de março de 1937, na cidade de São Luís do Quitunde. Era economista formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Iniciou a vida política no governo de Luiz Cavalcanti, no qual foi secretário de Fazenda. Seu primeiro cargo político foi o mandato como prefeito de Maceió, em 1965, quando se elegeu pelo PSD.

Seu primeiro mandato como governador de Alagoas foi em março de 1975, por meio de eleição indireta, indicado pelo governo federal. Em agosto de 1978, desligou-se do cargo de governador para disputar uma cadeira na Câmara Federal, tendo sido eleito.

Em 1982, ele assumiu novamente o cargo de governador. Em 1994, ele foi eleito com a maior votação para o cargo no país. Entretanto, no fim do governo enfrentou uma grave crise e atrasou o pagamento dos servidos públicos estaduais por meses. Sofreu impeachment e teve que deixar o cargo, o episódio ficou conhecido como o “17 de julho”.

Além de prefeito de Maceió e governador do Estado por três mandatos, Suruagy exerceu mandatos ainda como deputado estadual de 1971 a 1973 (ARENA); deputado federal entre 1979 e 1983 (ARENA); senador (Constituinte) entre 1987 e 1990 (PFL) reeleito como  senador entre 1990 e 1995 (PFL). Seu último mandato foi como deputado federal, entre  2001 e 2003 (PMDB).
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram