Dólar hoje 6,739
20° C em Arapiraca, AL Tempo limpo
Política
Postada em 26/07/2024 15:20 | Atualizada em 26/07/2024 15:34 | Por Todo Segundo

"Não aceitamos perseguição", diz Padre Eraldo ao fazer convite para convenção

TRE manteve na quinta-feira (25), decisão que tornou o ex-prefeito inelegível
"Não aceitamos perseguição, diz Padre Eraldo ao fazer convite para convenção no domingo - Foto: Reprodução

O pré-candidato a prefeito de Delmiro Gouveia, e ex-prefeito do município, Padre Eraldo (PT), afirmou nesta sexta-feira (26), por meio de um vídeo em suas redes sociais, que está sendo perseguição política.

“É claro que estão querendo nos tirar do pleito, mas não vão conseguir. Nós já recorremos e vamos ganhar e, essa eleição vai ser nossa, tenho certeza porque não aceitamos perseguição”, disse sem citar nomes o Padre, ao convidar os delmirenses para sua convecção partidária marcada o próximo domingo (28).

Na última quinta-feira (25), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), rejeitou o recurso da defesa do ex-prefeito contra a decisão que o tornou inelegível por oito anos. 

Os desembargadores analisaram a declaração de embargos e decidiram por unanimidade manter pela inelegibilidade do Padre Eraldo.

Na ação, ele foi julgado por captação ilícita de sufrágio, que consiste no ato do candidato oferecer vantagens ao eleitor com o fim de obter o seu voto.

Também se tornaram inelegíveis o vereador Geraldo Xavier, e o pré-candidato a vereador Lau da Barragem, integrante do bloco de oposição a atual prefeita do município, Ziane Costa (MDB), pré-candidata à reeleição.

O Padre foi condenado por compra de votos nas eleições de 2020. O caso teve início na campanha eleitoral, quando duas pessoas foram detidas com materiais de campanha e dinheiro. Uma delas confessou que o dinheiro seria usado para comprar votos em favor do padre e de outros candidatos.

O processo foi julgado em primeira instância e depois pelo TRE. Agora, quatro anos depois, a decisão final foi proferida. A defesa do padre recorreu, mas a condenação foi mantida.

A sentença cabe recurso

Ao Portal Todo Segundo, o deputado federal Paulão (PT) confirmou que os advogados do partido entrarão com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que na prática suspende a ação de inelegibilidade contra Padre Eraldo.

“A gente vai entrar com recurso especial no TSE. Quando ingressa com esse recurso especial suspende a decisão daqui no plano estadual até que seja julgado num plano federal, ou seja, no TSE. Portanto, a candidatura do Padre Eraldo está mantida. Eu, particularmente, estarei participando no próximo domingo da convenção, em Delmiro Gouveia. Estarei presente dando total apoio”, disse.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
*Marque Não sou um robô para enviar.
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.


Instagram