Depois de uma temporada de quedas, o preço dos alimentos voltou a subir e pressionou a inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De agosto para setembro, o indicador acelerou de 0,25% para 0,57%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 12 meses, o IPCA acumula alta de 6,75%, acima do teto da meta de inflação do Banco Central, de 6,5%. Segundo o IBGE, é o maior índice acumulado nesse período desde outubro de 2011, quando atingiu 6,97%. No ano, de janeiro a setembro, o IPCA está em 4,61%.
A expectativa do mercado financeiro para o IPCA está em 6,32% neste ano, de acordo com o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. Para 2015, a previsão dos analistas dos bancos para o IPCA ficou estável em 6,30%.
Considerando todos os grupos de despesas cujos preços são analisados pelo IBGE, o dos alimentos teve a maior variação. Após cair por três meses seguidos, ele voltou a subir, registrando alta de 0,78%, influenciados principalmente pelas carnes.
De acordo com a coordenadora do índice de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, os preços dos alimentos, que pararam de cair no mês passado, deixaram de contribuir para a queda do indicador.
"Em setembro os alimentos pararam de cair e não contribuíram com a taxa, já que os alimentos são considerados a maior despesa do consumidor. Nesses últimos quatro meses o resultado ficou ao redor ou acima dos 6,5%, repetindo o que aconteceu em 2013 nos meses de fevereiro, março abril e maio", disse Eulina.
Ainda de acordo com ela, além dos alimentos, a Copa do Mundo também vinha influenciando o indicador nos meses anteriores. "Em julho os resultados foram negativos. O preço dos alimentos caiu. Esse mês [julho] concentrou também uma queda das passagens aéreas por conta da demanda baixa nos serviços de passagem de aviação em função da Copa do Mundo. Com isso, a taxa foi para quase 0. Já em agosto, apesar dos alimentos terem se mantido em queda, houve pressão da energia elétrica e dos hotéis que continuaram subindo. Esses dois meses tiveram reflexo da Copa do Mundo", disse.
Eulina explicou que a refeição fora de casa exerceu grande pressão no aumento dos alimentos: “Rio e São Paulo têm sido muito pressionados pela refeição fora de casa. Principalmente o período de Copa do Mundo propiciou o aumento nesse setor. Além disso, o desemprego está baixo, as pessoas estão comendo fora”.
Segundo a coordenadora, a alta de 3,17% nas carnes sofreu efeitos da seca e do comércio exterior: “os pecuaristas argumentam que os pastos ainda estão secos em função da seca do início do ano. Isso encarece a engorda do gado. Outro fator que também vem sendo atribuído é a questão da importação. O Brasil é o principal exportador de carne. A arroba do boi vem subindo desde o começo do ano”.
Entre os alimentos, também tiveram alta itens importantes como a cebola, que ficou 10,17% mais cara no mês passado – acumulando valorização de 20,72% em 12 meses. Subiram ainda, e pesaram no bolso dos consumidores, os preços da cerveja (3,48%), farinha de mandioca (2,52%) e frutas (2,11%).
Apesar dessas altas, não é possível chamar a alta dos alimentos de generalizada, diz Eulina. “Podemos dizer que grande parte dos alimentos cresceu, mas não podemos dizer que a alta foi generalizada porque houve queda no tomate, a batata inglesa que é muito importante caiu, o feijão carioca que é muito consumido caiu, o óleo, o açúcar e outros itens importantes”.
Outros grupos
Depois dos alimentos, aparece como segunda maior pressão a alta nos preços dos transportes, de 0,63%, depois de subir quase a metade em agosto. O resultado foi impactado pelo preços das passagens áreas que, depois de uma folga pós-Copa, voltaram a subir (17,85%).
“Os serviços aumentaram influenciados principalmente pelas passagens aéreas. Quando você tem desemprego baixo, os serviços ficam resistentes a qualquer baixa de preços. Muitos consumidores que antes não usavam determinados serviços, passam a usar em função de alguma melhora de renda”, explicou Eulina.
Seguiram a mesma tendência de aumento os grupos de gastos relativos a vestuário (de -0,15% para 0,57%), comunicação (de 0,10% para 0,13%) e despesas pessoais (de 0,09% para 0,39%).
Na contramão da maioria dos grupos estão os de habitação (de 0,94% para 0,77%), artigos de residência (de 0,47% para 0,34%), saúde e cuidados pessoais (de 0,41% para 0,33%) e educação (de 0,43% para 0,18%), cujos preços foram reduzidos de agosto para setembro.
Combustível mais caro em Salvador
Na análise regional, as maiores variações do IPCA partiram de Salvador (0,99%), influenciada pelo aumento de 10,22% da gasolina e de 12,12% do etanol, e de Brasília (0,98%), pressionada pelas passagens aéreas (14,38%).
Em Goiânia, foi registrado oe menor índice, de 0,16%. Ao contrário do que ocorreu em Salvador, o preço dos combustíveis caiu 7,03%.
INPC
Nesta quarta-feira (8), o IBGE também apresentou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que variou 0,49% em setembro, depois de subir 0,18% em agosto. No ano, o indicador acumula alta de 4,62% e, em 12 meses, de 6,59%. Em setembro de 2013 o INPC havia sido 0,27%.
Do G1
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
A papelada relativa a um bônus, liquidação ou dividendo de algum tipo pode precisar ser executada hoje. Provavelmente será chato. Você vai conseguir. Insights repentinos, revelações ou voos de fantasia podem fornecer material para atividades criativas, especialmente escrever ou falar. Escreva essas ideias. Você tem boa memória, Áries, mas vai querer se lembrar de cada detalhe. Previsão para 10/01/2025
Os nervos tensos e a ansiedade em relação a tarefas desagradáveis ??podem deixá-lo nervoso e provavelmente descontar o estresse nas pessoas mais próximas a você. Tente evitar isso, Touro. Dê um passeio. Libere o estresse por meio de exercícios ou escrita. Comunique seus sentimentos aos amigos e garanta que você não está chateado com eles. Dessa forma, você passará o dia com poucos danos. Previsão para 10/01/2025
Você pode se sentir sobrecarregado hoje. Sua energia pode estar diminuindo e você pode até sentir febre. Provavelmente isso nada mais é do que estresse, Gêmeos. Provavelmente você deveria tirar um tempo de sua vida agitada e relaxar. Passe a tarde no cinema. Mime-se com um jantar fora. Compre um presente para você. Amanhã você deverá se sentir melhor novamente. Previsão para 10/01/2025
Hoje você pode se sentir especialmente romântico. Romances, filmes e poesias sobre o amor serão atraentes. Se você está envolvido romanticamente, considere planejar uma noite especial com seu parceiro. Se você não estiver envolvido, talvez queira participar de um evento esportivo. Planeje uma noite agradável, Câncer. Quem sabe? Você poderia conhecer alguém novo e emocionante! Previsão para 10/01/2025
Uma atividade intensa em casa provavelmente envolverá preparativos para uma viagem ou evento. Mais de um visitante poderia chegar durante o dia. Sua mente pode estar indo em várias direções diferentes e isso pode ser um pouco desconcertante. Tente fazer pausas e permanecer centrado, Leo. Você não conseguirá nada se entrar em pânico. Previsão para 10/01/2025
Você pode experimentar um aumento na atividade física e mental hoje. Talvez você tenha que ler ou escrever muito rapidamente, fazer vários telefonemas ou fazer mais tarefas do que tem tempo. Isso pode ser frustrante e opressor, mas se você planejar com cuidado, Virgem, conseguirá fazer tudo dentro do prazo. Ocupe-se e vá em frente. Previsão para 10/01/2025
Você pode descobrir um talento oculto para escrever ou, se já sabe disso, pode descobrir que sua habilidade é maior do que suspeitava. Talvez você precise executar alguma papelada relacionada a dinheiro, Libra, mas fará isso de forma rápida e eficiente. Em algum momento do dia você provavelmente ficará um pouco cansado, mas isso vai passar. Faça seu trabalho e depois relaxe. Previsão para 10/01/2025
Você pode se sentir nervoso hoje, mas não sabe por quê. Você pode pular diante de ruídos inesperados ou pensar que vê ou ouve coisas que não existem. Você não está ficando louco. Isto é causado pela configuração planetária atual. A melhor maneira de aliviar o nervosismo é fazer algum exercício – pelo menos dar uma caminhada. À noite, leia um livro envolvente. Previsão para 10/01/2025
Você pode se perguntar se está perdendo a memória hoje. Você pode ter a estranha sensação de que havia algo que precisava fazer, mas não consegue lembrar o quê. Não se preocupe com isso, Sagitário. Se você se esforçar demais, ficará louco. Sua imaginação pode ter ideias para histórias e poemas. Escreva-os. Você vai querer se lembrar deles. Previsão para 10/01/2025
Hoje você pode ter que se comunicar muito com os amigos. Talvez você precise fazer ligações ou colocar correspondência em dia. Você pode estar prestes a atingir um objetivo. Considere dar aquele último jato de energia para ser concluído. Isso pode envolver muito tempo no carro ou ao telefone, Capricórnio, mas persista. Você ficará feliz por ter feito isso. Previsão para 10/01/2025
Um autor proeminente cujo trabalho você gosta pode publicar um novo livro. Você pode considerar escrever por conta própria, principalmente se tiver uma história para contar. Em um nível mais mundano, seu dia pode exigir que você passe muito tempo no carro ou ao telefone quando preferiria ler. Certifique-se de agendar um horário para relaxar à noite. Previsão para 10/01/2025
Boas notícias sobre escrita, palestra ou publicação podem surgir hoje. Você pode se sentir terrivelmente entediado com a vida e de repente sentir vontade de fugir por um tempo. Esta não é uma má ideia, Peixes. Faça alguns telefonemas. Convide um amigo e discuta o assunto com ele. Você tem trabalhado muito e provavelmente uma pequena pausa é necessária. Previsão para 10/01/2025