Agosto é conhecido por ser o mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, situação preocupante e crescente em todo o país. Em seis estados do Nordeste, dados recentes apontam que houve um aumento nos casos relacionados. Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe registraram um aumento de 22% nos casos de violência contra a mulher no primeiro semestre de 2023.
Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) pela Agencia Tatu, que solicitou para as nove unidades federativas da região Nordeste, mas só recebeu as informações de seis estados.
Dentre os estados analisados, Ceará registrou o maior aumento percentual dos casos de violência contra a mulher enquadrados na Lei Maria da Penha (nº 11.340), com 29,40%, de janeiro a junho de 2023, quando comparados com o mesmo período de 2022. Em seguida, Alagoas teve 25,78% mais casos, somente no primeiro semestre.
Casos de violência contra a mulher registrados no primeiro semestre de 2023
Foram analisados seis estados da região Nordeste.
Bahia, Piauí e Paraíba não responderam o pedido conforme o solicitado via LAI. Enquanto a Bahia sequer enviou os dados, o Piauí enviou os dados equivocados e a Paraíba enviou somente as informações de 2022, sob o argumento de que “os dados referentes ao ano de 2023 encontram-se em fase de convalidação”. Nesses casos foram feitos recursos e houve tentativa de contato, mas a reportagem não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Os casos de violência contra a mulher incluem lesão corporal, ameaça, vias de fato, injúria, violência doméstica, estupro, perseguição, difamação, entre outros agrupamentos que são feitos de forma diferenciada pelo setor responsável de cada estado.
Segundo a advogada especialista em Direitos Humanos e em Proteção às Mulheres Vítimas de Violência, Paula Lopes, esse aumento no número de casos de violência não está relacionado somente ao maior número de violências cometidas, mas também pode significar que há um maior número de denúncias feitas pelas vítimas, que cada vez mais estão sendo conscientizadas de seus direitos.
“Passamos por seis anos de uma política de desestabilização e também de enfraquecimento da rede de proteção às mulheres. Houve cortes, a gente presenciou também muitas situações de machismo na esfera política e um desmonte das políticas públicas, sobretudo para as mulheres. Então isso ainda é consequência. E por outro lado, temos um movimento de mulheres muito forte e acirrado, fazendo um movimento popular, dizendo para as mulheres o tempo todo que ‘denuncie, corra atrás dos seus direitos, existe lei, e é preciso ter uma rede maior’, e com isso as mulheres se sentem confiantes, por entenderem que existem mais mulheres lutando por elas”, explica a especialista.
Com os dados obtidos via LAI também é possível observar que a média de idade mais comum entre as vítimas varia de 34 a 37 anos nesses estados.
Idade média das vítimas de violência
Média realizada com dados de 2022 a junho de 2023
Localidade das violências
Com os dados recebidos via LAI também foi possível perceber que as capitais apresentam mais casos do que a soma de todos os demais municípios de cada um dos seis estados. Um dos fatores que pode explicar essa situação é o acesso a mecanismos de denúncias e à rede de proteção à mulher, que é mais escasso em municípios do interior. O estado que apresenta maior discrepância entre capital e interior é o Rio Grande do Norte, seguido de Sergipe e Alagoas.
Casos de violência contra a mulher nas capitais e demais municípios
Dados de janeiro a junho de 2023 proporcionais a 100 mil habitantes.
Ainda de acordo com a advogada, existe uma falta de assistência às mulheres residentes em periferias da capital e mais ainda em regiões de interior, distantes da capital, o que termina ocasionando em um isolamento dessas mulheres que precisam de uma assistência especializada por parte do Estado.
“Não é uma rede que chega a todas as mulheres, como por exemplo, às mulheres que moram no interior. Elas têm muito menos acessos, porque na maioria das cidades do interior não existem os OPMs, que são os Organismos de Proteção às Mulheres. São os serviços como as salas lilás, os CRAS [Centro de Referência de Assistência Social], são as organizações de mulheres que ali acolhem, protegem e encaminham para o serviço público, para que ela saia de vez da situação de violência. Então a gente precisa ampliar isso”, afirma a especialista.
Paula Lopes menciona um caso recente de feminicídio que ocorreu em um bairro periférico de Maceió, em que Fabiana Cassimiro da Silva, de 37 anos, morreu esfaqueada na frente dos filhos por não querer reatar o relacionamento.
“O feminicídio da Fabiana revela uma situação de isolamento em que as periferias de Maceió ainda vivem. Lá nas periferias não tem organismo de proteção. Tem uma delegacia que é bem distante das comunidades e a gente tá falando de bairros como o Tabuleiro do Martins e o Benedito Bentes que são imensos, super habitados, porque tem muitas casas, tem barracos de lona, tem estruturas de favela e tem poucos acessos básicos democráticos”, relata Lopes.
Existe solução para o problema da violência?
“Não existe uma sequência mágica que faça acabar com a violência contra a mulher”, salienta a advogada. No entanto, existem estatísticas que demonstram as falhas no atendimento da rede de proteção à mulher e formas de melhorar esse serviço, que é de extrema importância, especialmente para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Paula Lopes também explica que o combate à violência contra a mulher não pode vir de forma isolada, mas sim de várias formas.
“A violência contra mulher, diferente de outros tipos de violência, ela é combatida com política pública, com amparo, com educação, com cesta básica, para que as mulheres e seus familiares possam ser mantidos, com política de habitação, para que essa mulher saia de casa e tenha uma outra casa para morar, e com muita proteção, porque não adianta a gente falar ‘denuncie!” se no final das contas a gente não garantir a essa mulher a proteção contra o agressor”, conclui Lopes.
Como denunciar
Mulheres em situação de violência podem buscar atendimento pela Central de Atendimento à Mulher - Disque 180, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Também é possível denunciar ou buscar ajuda ligando para o 190 da Polícia Militar.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Hoje você pode se encontrar sob os olhos do público. O reconhecimento pelo trabalho bem executado pode surgir em seu caminho. Também pode envolver um aumento na renda. Isso pode estar relacionado ao trabalho ou simplesmente a um projeto comunitário no qual você está trabalhando e realizado com sucesso. Aproveite seus 15 minutos de fama, Áries, mesmo que você ache isso um pouco desconcertante. Previsão para 17/01/2025
Expandir seus horizontes é a chave para hoje, Touro. As comunicações recebidas de estados distantes ou de terras estrangeiras podem fazer com que você tenha a ideia de viajar para esses lugares. Aprender está muito em sua mente. Você provavelmente está curioso sobre diferentes culturas, ideias e perspectivas. Mesmo que você não faça planos definitivos para viajar agora, você pode pelo menos considerar isso. Previsão para 17/01/2025
Alguns sonhos muito intensos podem levá-lo de volta ao passado, talvez à sua infância ou a vidas passadas. Escreva todos os sonhos de que você se lembra, Gêmeos. Eles podem não fazer sentido para você agora, mas se você voltar e analisá-los mais tarde, provavelmente descobrirá que eles revelam muito sobre você que você não sabia anteriormente. Eles podem até inspirar algum tipo de novos projetos. Pense neles com cuidado. Previsão para 17/01/2025
Um velho amigo que você não vê há algum tempo pode reaparecer de repente, e você pode ver essa pessoa sob uma luz diferente, como um potencial parceiro de negócios, fonte de inspiração ou até mesmo uma possibilidade romântica. Se esta é a sua inclinação, Câncer, não a descarte sem considerá-la cuidadosamente. As parcerias formadas hoje provavelmente levarão ao sucesso. Previsão para 17/01/2025
Você é uma pessoa orientada para o serviço por natureza, Leão, e hoje a oportunidade de passar tempo servindo aos necessitados pode muito bem se apresentar. Isso pode ser profissional ou ajudar alguém próximo que está tendo algum tipo de problema. Esta situação específica não durará muito, mas é provável que mude a sua vida de uma forma positiva. Não resista. Siga o fluxo. Previsão para 17/01/2025
Se você esperava um golpe de sorte, Virgem, este é o dia em que isso pode acontecer, especialmente se envolver amor e romance. Ou talvez você esperasse reconhecimento no trabalho, na área da educação ou por alguém que significa muito para você. Quaisquer que sejam as interrupções que surgirem, provavelmente o comoverão emocionalmente. Você não será o mesmo. Tenha um ótimo dia. Previsão para 17/01/2025
Mudanças em sua casa podem ocorrer agora. Estes são positivos, Libra, embora possam parecer um pouco opressores. Alguns poderiam até ser descritos como convulsões. Talvez alguém entre ou saia. Pode até envolver a mudança para um novo local, redecoração, reforma ou talvez a adoção de um animal de estimação. No mínimo, espere algumas mudanças emocionais dentro de você. Previsão para 17/01/2025
Algumas ótimas notícias podem mudar sua vida para sempre. Pode envolver algum tipo de nova parceria ou oportunidades em sua comunidade. No mínimo, Escorpião, isso pode envolver mudanças em sua perspectiva e atitudes em relação à vida. Você poderia passar muito tempo ao telefone com amigos e conhecidos. Provavelmente você desejará agendar uma noite romântica com seu parceiro. Previsão para 17/01/2025
Algumas mudanças em relação à sua carreira podem fazer diferença nos seus recursos. Isso pode envolver um aumento ou promoção pendente ou oportunidades de trabalho freelance fora do trabalho. Pode implicar um novo emprego, talvez num campo criativo. Qualquer trabalho que você faça provavelmente parecerá mais gratificante emocionalmente do que tem sido, Sagitário. Isso deve melhorar consideravelmente o seu ânimo. Previsão para 17/01/2025
Hoje é provável que você se sinta especialmente romântico e sexy, e ansioso para encontrar um parceiro amoroso. Isso não significa que você não esteja com vontade de socializar em geral. Na verdade, você pode estar ansioso para se encontrar com amigos. Você deve estar se sentindo especialmente criativo e poderá passar grande parte do dia planejando ou trabalhando em projetos. Previsão para 17/01/2025
Alguns sentimentos profundamente enterrados em relação à sua mãe e à sua família podem surgir hoje do passado e precisam ser liberados. Não tenha medo de mostrar sua dor e raiva. Se você tem vergonha de fazer isso perto de outras pessoas, Aquário, fique em casa e lide com isso. Este é um desenvolvimento positivo. No final do dia, você pode sentir como se um grande peso tivesse sido tirado de seus ombros. Previsão para 17/01/2025
Atividades em grupo na sua vizinhança podem levar a mudanças positivas na sua comunidade. Você gostará de trocar idéias e informações com outras pessoas, Peixes, e poderá sair dessas atividades sentindo-se entusiasmado. Pode ser uma boa ideia caminhar para casa ou talvez ir tomar um café ou ir ao cinema depois. Se você deixar as ideias vibrarem até a hora de dormir, talvez não consiga dormir. Previsão para 17/01/2025