O Brasil tem 16,390 milhões de pessoas que moram em favelas e comunidades urbanas. Isso representa 8,1% do total de 203 milhões de habitantes no país, ou seja, de cada 100 pessoas, oito vivem nesses locais. Os dados fazem parte de um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa apontou que há 12.348 favelas em 656 municípios Brasil afora.
Os pesquisadores do IBGE consideram favelas e comunidades urbanas localidades com características como insegurança jurídica da posse, ausência ou oferta precária ou incompleta de serviços públicos, padrões urbanísticos fora da ordem vigente e ocupação de áreas com restrição ou de risco ambiental.
Até o Censo anterior, de 2010, o instituto adotava a expressão “aglomerados subnormais” para se referir às favelas. Em 2010, o IBGE tinha identificado 11,4 milhões de pessoas em 6.329 aglomerados subnormais, o que equivalia a 6% da população.
Os pesquisadores advertem que é preciso cuidado ao fazer a comparação entre 2010 e 2022, pois nesse intervalo de tempo aconteceram melhorias tecnológicas e metodológicas na identificação dos recortes territoriais.
A analista do IBGE Letícia de Carvalho Giannella explica que os avanços técnicos resultaram no mapeamento de áreas não identificadas anteriormente e no ajuste de limites. Dessa forma, ressalta ela, “a comparação entre o resultado das duas pesquisas apresenta limitações e não deve ser realizada de forma direta”.
“Quando a gente olha a variação de população, o aumento de território, sem essa crítica, o que pode parecer como um simples crescimento demográfico pode ser fruto, na realidade, de uma melhoria do mapeamento, das condições de classificações dessas áreas”, completa.
Distribuição
O IBGE detalhou que 43,4% dos moradores de favelas estão na região Sudeste. São 7,1 milhões. No Nordeste estão 28,3% (4,6 milhões); no Norte, 20% (3,3 milhões); no Sul, 5,9% (968 mil); e no Centro-Oeste, 2,4% (392 mil).
O estado de São Paulo tem a maior população de residentes em favelas, 3,6 milhões, seguido por Rio de Janeiro (2,1 milhão) e Pará (1,5 milhão). Os três estados juntos respondem por 44,7% do total de habitantes de comunidades do país. A maior favela é a Rocinha, no Rio de Janeiro, com 72.021 moradores.
Em proporção, o Amazonas tem a maior parcela de pessoas morando em favelas (34,7%). Isso equivale dizer que praticamente um em cada três moradores do estado vive em alguma comunidade.
O Amapá aparece na sequência com proporção de 24,4%. Pará (18,8%), Espírito Santo (15,6%), Rio de Janeiro (13,3%), Pernambuco (12%), Bahia (9,7%), Ceará (8,5%), Acre (8,3%) e São Paulo (8,2%) completam a lista de estados em que a proporção é maior que a média nacional (8,1%).
O Mato Grosso do Sul tinha a menor parcela de pessoas vivendo em favelas (0,6%), seguido por Goiás (1,3%) e Santa Catarina (1,4%).
Fenômeno urbano
O Censo observou que nas 26 grandes concentrações urbanas do país – espécie de região metropolitana que tenha mais de 750 mil habitantes – viviam 83,6 milhões de pessoas. Dessas, 13,6 milhões residiam em favelas, ou seja, 16,2%, o dobro da proporção de todo o país (8,1%).
O IBGE destaca também que os moradores das 26 grandes concentrações urbanas eram 41,2% do total da população brasileira, enquanto os moradores de favelas dessas regiões específicas somavam 82,6% do total de residentes em comunidades Brasil afora.
De acordo com a analista Letícia Giannella, a comparação é uma demonstração de que as favelas são um fenômeno marcadamente urbano. “É um indicativo que mostra a concentração dessas áreas e dessas populações nas regiões mais urbanizadas”, pontua.
As grandes concentrações urbanas com maior proporção de habitantes morando em comunidades eram Belém (57,1%), Manaus (55,8%), Salvador (34,9%), São Luís (33,2%), Recife (26,9%) e Vitória (22,5%). A concentração do Rio de Janeiro figurava na 11ª posição (14,8%); e a de São Paulo na 13ª (14,3%).
Já as grandes concentrações urbanas com os percentuais mais baixos eram Campo Grande (0,9%), São José dos Campos/SP (1%), Goiânia (1,5%) e Sorocaba/SP (1,8%).
Domicílios
O Censo 2022 identificou que 72,5% das favelas brasileiras tinham até 500 domicílios, enquanto 15,6% possuíam de 501 a 999, e 11,9% tinham mais de 1 mil domicílios.
Ao todo, o IBGE contou 6,56 milhões de domicílios nas favelas brasileiras, o que representava 7,2% do total de lares do país. Desses, 5,56 milhões foram classificados como domicílios particulares permanentes ocupados (DPPO), onde moram 99,8% da população de favelas.
A pesquisa mostra que o número médio de moradores dos domicílios em favelas era de 2,9 pessoas, levemente acima da média do total da população brasileira, 2,8. Em 2010, a média nas favelas era 3,5 pessoas; e a do país como um todo, 3,3.
Os recenseadores identificaram que 96,1% dos domicílios em favelas são casas, incluindo as de vila ou em condomínios. No total da população brasileira, a proporção é de 84,8%.
O IBGE coletou informações sobre as condições dos lares em favelas. Em relação ao abastecimento, identificou que 89,3% dos domicílios particulares permanentes ocupados tinham ligação com rede geral de distribuição. No total do país, esse percentual é menor, 87,4%.
Os pesquisadores fazem a ressalva de que o total do país inclui áreas rurais, que podem dispor de formas próprias de abastecimento de água, esgotamento e coleta de lixo, fazendo com que números relativos a características dos domicílios das favelas sejam melhores que o do total nacional.
Em relação ao esgotamento, 61,5% dos domicílios nas favelas tinham ligação com rede geral ou pluvial e fossa séptica ou filtro ligada à rede. No total do país, o percentual é de 65% nessas condições. Praticamente todos os lares em favelas (99%) tinham banheiro de uso exclusivo.
Enquanto no total do país 83,1% dos lares possuem coleta de lixo no domicílio, nas favelas o percentual cai para 76%. Para outros 20,7%, a destinação do lixo é via depósito em caçambas.
Estabelecimentos
As favelas brasileiras possuíam 958 mil estabelecimentos em 2022. A grande maioria, 616,6 mil, era classificada como “outras finalidades”, o que inclui atividades como comércio e serviço. Havia 50,9 mil estabelecimentos religiosos; 7,9 mil de ensino; 2,8 mil de saúde e 995 agropecuários. Cerca de 280 mil estavam em construção ou reforma.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Não será surpreendente se você estiver frustrado com um amigo próximo ou parceiro que é muito menos ambicioso do que você, Áries. A energia no ar pode realmente enfatizar o seu jeito “vai, vai, vai” de atingir metas e alcançar o sucesso. Outros que são passivos ou medrosos nesta área podem ser difíceis de compreender. No entanto, cada pessoa tem que fazer as coisas da maneira que for melhor para ela. Tente ser paciente. Previsão para 03/02/2026
Veja como usar seu bom relacionamento com amigos e entes queridos hoje para iniciar algumas atividades em grupo, Touro. Provavelmente, você se sentirá muito bem e a ideia de socializar será atraente para você. Veja como convidar pessoas para jantar ou jogar cartas. Se você é especialmente animado, alguns esportes podem ser apenas a passagem para você sair e se movimentar. Faça o que for preciso para se divertir e tomar um pouco de ar fresco hoje. Previsão para 03/02/2026
Se você não tem uma rotina regular de exercícios, Gêmeos, hoje é um ótimo dia para mudar isso. O exercício não precisa cansá-lo ou doer. Mesmo atividades relaxantes como caminhada ou ioga são excelentes maneiras de mantê-lo em boa forma. Praticar um esporte que lhe agrada, como vôlei ou boliche, combina diversão com exercícios. Caramba, até dançar é uma forma reconhecida de exercício! Veja como encontrar algo que funcione para você. Previsão para 03/02/2026
Passar por hoje não deve representar um problema muito grande para você, Câncer. Você pode sentir um grande fôlego que pode lhe dar o impulso e a determinação para realizar suas tarefas e projetos. Faça alguns planos para esta noite, como reunir-se com amigos ou participar de um evento que realmente o intriga. Até então, execute suas tarefas aos poucos. Você terminará as coisas antes que perceba. Previsão para 03/02/2026
Não hesite em assumir um projeto ou fazer planos hoje, Leo. A energia extra complementará suas habilidades organizacionais, formando a combinação perfeita para lidar com quase tudo. Certifique-se de anotar seus objetivos e planos para ajudar a mantê-lo focado. Se você decidir fazer alguma limpeza hoje, livre-se das coisas que nunca usa. Considere doar esses itens para instituições de caridade, pois sem dúvida há alguém por aí que poderia usá-los. Previsão para 03/02/2026
Hoje deve correr bem para você, Virgem. Espere sentir uma energia e uma perspectiva renovadas sobre as coisas, especialmente aquelas relacionadas ao trabalho. Aproveite ao máximo trabalhando na finalização dos projetos que estão esperando por você ou limpando e organizando sua mesa ou armário de vassouras. Sinta-se confiante de que será capaz de realizar quase todas as tarefas em pouco tempo. Quando tudo o que você queria fazer estiver resolvido, faça alguns planos para um pouco de recreação. Você merece. Previsão para 03/02/2026
Hoje você pode perceber que está se sentindo muito criativo e ambicioso, Libra. Você pode querer usar esses pontos fortes para trabalhar diretamente em um projeto artístico. Ou você pode optar por canalizar essa energia para atividades como organizar sua casa ou espaço de trabalho. Se você planejar isso, deve haver bastante tempo para chegar a ambos, se você quiser. Aproveite ao máximo o dia! Previsão para 03/02/2026
Tente não se deixar abater pela tristeza de hoje, Escorpião. Embora seja verdade que alguns dias parecem se arrastar, quanto mais ocupado você estiver, mais rápido o tempo passará. Comece a terminar qualquer trabalho que ainda tenha pela frente e faça planos para esta noite. Se houver uma luz no fim do túnel, as coisas não apenas parecerão acelerar, mas você se sentirá melhor sabendo que isso está chegando. Previsão para 03/02/2026
Ouse ser diferente, Sagitário. Pode ser tão fácil cair em uma furadeira. Dormir na mesma hora, comer na mesma hora, usar o mesmo estilo e trabalhar da mesma maneira, dia após dia. Antes que você perceba, você se sente como se estivesse em uma rotina. A única maneira de fugir disso é tomar a decisão de se libertar fazendo algo único. Experimente um novo corte de cabelo. Use cores que sejam incomuns para você. Se houver necessidade, considere uma nova carreira. Buscar a expansão. Previsão para 03/02/2026
Assuma o controle de sua saúde geral hoje, Capricórnio. Você provavelmente acordará sentindo-se enérgico e bem. Aproveite esta oportunidade para ser ativo em fazer coisas que ajudarão a manter seus bons sentimentos. Considere todos os aspectos da sua saúde, incluindo emocional e espiritual. Se puder, sente-se ao ar livre, ao sol e ao ar livre, para considerar as áreas de sua vida que precisam de um treino. Dê um passeio, faça jardinagem, envolva-se em algo criativo e físico. Previsão para 03/02/2026
Se há algo astuto ou artístico que você está de olho e realmente gostaria de conseguir, mas não pode pagar, Aquário, considere fazê-lo. Mesmo que você não se considere artístico, você pode se surpreender se der uma chance a um projeto. Existem vários sites voltados para iniciantes e que podem fornecer o suporte e as instruções necessárias. Não descarte sua capacidade. Explore este caminho e veja como encontrar um nicho criativo para você. Previsão para 03/02/2026
É o dia perfeito para se levantar e sair, Peixes. Você provavelmente se sentirá positivo e cheio de energia, e um pouco de ar fresco, sol e atividade física podem estar muito atrasados. Mesmo que este seja um dia de trabalho para você, aproveite ao máximo os intervalos e a hora do almoço caminhando. Esta noite pode ser o momento oportuno para se reunir com alguns amigos para um café ou para um evento esportivo favorito. Previsão para 03/02/2026