O período menstrual exige uma série de cuidados mínimos para as mulheres. Ter acesso a produtos adequados para higiene menstrual, um banheiro em bom estado de conservação, à água e saneamento básico podem parecer coisas comuns para a maioria das pessoas, mas infelizmente não é a realidade.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e analisada pela Agência Tatu mostra que, entre janeiro e fevereiro deste ano, 43% das mulheres da região Nordeste já precisaram pedir absorventes ou dinheiro emprestado porque não tinham condições financeiras para comprar os produtos.
O gasto com esses insumos pesa no orçamento de 45% das mulheres da região, que declararam que precisam economizar com esses itens. Outro resultado da pesquisa revela que 30% das meninas e mulheres da região já tiveram que usar outros itens no lugar de produtos de higiene menstrual por não possuírem condições financeiras para comprá-los. Papel higiênico é a principal substituição.
Em uma análise do preço do absorvente descartável externo, que é o produto mais utilizado pelas pessoas que menstruam no Nordeste (83%), o custo mensal com esse item é em média R$ 16,56, de acordo com os preços do Procon Maceió.
O valor pode parecer ínfimo, mas significativo para muitas famílias em situação de vulnerabilidade social e que enfrentam a fome no Nordeste. Isso explica por que 61% das nordestinas concordam que se produtos de higiene menstrual fossem oferecidos gratuitamente trocariam com maior frequência, e por que 74% das mulheres dessa região afirmam que a menstruação atrapalha a rotina.
A pobreza menstrual é um fenômeno caracterizado principalmente pela falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual, como absorventes, além de papel higiênico e sabonete; questões estruturais como a ausência de banheiros seguros e em bom estado de conservação; saneamento básico; insuficiência ou incorreção nas informações sobre a saúde menstrual; tabus e preconceitos sobre a menstruação, entre outros pontos.
Elaine Pimentel, coordenadora da Organização Não-governamental (ONG) Centro de Defesa dos Direitos das Mulheres de Alagoas (CDDM), explica que o assunto precisa ser mais discutido.
“Por mais que a gente já tenha avançado na abordagem desse tema, as meninas e as mulheres têm vergonha. É como se fosse uma coisa errada, suja. O assunto é muito menos debatido do que deveria ser”, relata Pimentel, que também é doutora em Sociologia e diretora do curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A afirmação da socióloga é evidenciada pela pesquisa, que mostra que 3 a cada 10 nordestinas sentem vergonha de conversar abertamente sobre menstruação com amigos, parentes ou conhecidos. Em outra análise, 90% das meninas e mulheres da região acreditam que a menstruação é um processo natural que a sociedade deve falar abertamente sobre.
Dignidade menstrual
Em um relatório realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), publicado em maio de 2021, são apresentados outros dados que demonstram como crianças e adolescentes que menstruam têm seus direitos à escola de qualidade, moradia digna e saúde violados, quando seus direitos à água, saneamento e higiene não são garantidos nos espaços em que convivem.
Em uma elaboração própria de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o relatório mostra que mais de 121 mil meninas do Nordeste estudam em escolas que não possuem banheiros em condições de uso e mais de 228 mil estudam em escolas que não possuem separação de banheiros por sexo.
Outros dados apresentados pelo relatório sobre Pobreza Menstrual no Brasil mostram que, na região, 249 mil meninas estudam em escolas que não possuem papel higiênico nos banheiros, 416 mil estão em escolas que não dispõem de pia ou lavatório em condições de uso e 984 mil meninas informaram que a escola em que estudam não disponibiliza sabão para lavar as mãos.
Na pesquisa do Instituto Locomotiva é mostrado que 68% das nordestinas já faltaram à escola ou faculdade porque estavam no período menstrual.
Para além das dificuldades enfrentadas em escolas sem as condições básicas para higiene, o relatório também apresenta que 449 mil meninas residem em domicílios que não possuem banheiros, com chuveiro e vaso sanitário, para uso exclusivo dos moradores, incluindo o espaço do terreno e a propriedade.
91% das nordestinas concordam que produtos de higiene menstrual deveriam ser oferecidos gratuitamente para quem precisa, contudo, segundo a professora da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) Elaine Pimentel, é preciso entender que a pobreza menstrual é um problema que não se resume ou é solucionado apenas com a distribuição de absorventes.
“É fundamental que não se pense que o problema da pobreza menstrual se resume à absorvente. Também é absorvente, mas não só” – Elaine Pimentel, professora de Direito e coordenadora de uma ONG de Direitos das Mulheres.
“Essa questão da pobreza menstrual está no contexto mais amplo de saúde, de dignidade, de higiene, então tem a ver com água, com saneamento básico, porque não é só o uso do absorvente, são vários outros fatores que se agregam. (…) Imagine uma menina, uma adolescente, uma mulher adulta, em ciclos menstruais vivendo em uma favela, de lona, sem água potável, sem água corrente. Que condições ela vive, de higiene, para lidar com o ciclo menstrual?”, relata Pimentel.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Você sempre se interessou pelas artes e agora quer explorar esse interesse em um nível mais profundo. Uma visita a um museu provavelmente não resolverá o problema, Áries. Em vez disso, por que não se inscrever em um curso ou em uma série de palestras? Alguns artistas, em particular, captam o seu interesse. Faça questão de se concentrar neles primeiro. Previsão para 22/01/2025
As tarefas parecem governar o dia. Você passa a maior parte do tempo no carro, correndo de um lado para outro. Não se surpreenda se encontrar um velho amigo que não vê há algum tempo. As gentilezas casuais que você troca podem se transformar em algo mais. Talvez você descubra um interesse comum e decida construir um negócio baseado nele. Mantenha os olhos (e a mente) bem abertos. Previsão para 22/01/2025
A configuração planetária aumenta a probabilidade de você colher os benefícios de todo o seu trabalho árduo, Gêmeos. A pequena sorte inesperada que você recebe é boa, com certeza, mas não pense em tudo isso como dinheiro virtual. Reserve uma boa quantia em uma conta poupança ou de investimento. Você pode usar o resto para levantar um pouco os calcanhares. Por que não convidar um amigo para jantar no restaurante mais bacana da cidade? Previsão para 22/01/2025
Mantenha sua mente no presente, Câncer. Por mais que você queira estar em outro lugar, seus devaneios estão ficando fora de controle. Se você deseja sinceramente explorar outras terras, comece uma pesquisa. Por enquanto é melhor se concentrar em quaisquer problemas que façam você querer fugir. Abra um diálogo com qualquer pessoa com quem você teve um mal-entendido. Você descobrirá que isso traz um alívio incomensurável. Previsão para 22/01/2025
Há paixão no ar hoje, Leo. Você pode sentir isso. A sensação é tão forte que o ar quase pulsa. O que você vai fazer sobre isso? Se vocês estão em um relacionamento amoroso, planejem uma noite íntima juntos, livres de tarefas e tarefas diárias. Se você é solteiro, leia seu livrinho preto e veja se há algum relacionamento que vale a pena aquecer. Previsão para 22/01/2025
O sexo oposto sempre foi tão atraente? Hoje eles parecem especialmente assim, Virgem, e prendem sua atenção a torto e a direito. Uma pessoa em especial que você sempre considerou um amigo platônico, mas hoje parece interessada romanticamente em você. Talvez essa pessoa esteja apenas captando suas vibrações. Ele ou ela pode ser um parceiro maravilhoso, então não descarte a ideia imediatamente. Previsão para 22/01/2025
Seu equilíbrio e natureza graciosa lhe servem bem agora, Libra. A melhor coisa que você pode fazer hoje é passar tempo com outras pessoas. Vá a uma festa ou outra reunião social esta noite. A noite certamente será um sucesso retumbante, pois você irradia calor e energia e as pessoas respondem da mesma forma. Permita a todos o prazer de aproveitar seu brilho. Previsão para 22/01/2025
Criatividade e romance são uma boa combinação, Escorpião, e hoje ambos estão em sua melhor forma. Por que não pegar um bom papel de carta e criar um bilhete de amor que fará o coração daquela pessoa especial palpitar? Atenda à sua natureza romântica, de preferência com um parceiro ao seu lado. Mesmo se você estiver sozinho, um banho de espuma fará maravilhas pela sua alma. Previsão para 22/01/2025
Será que uma pequena redecoração está em ordem? Este é o momento perfeito para enfeitar sua casa. Em vez de se apressar em um projeto do qual você poderá se arrepender mais tarde, Sagitário, é melhor passar o dia com amostras de cores e tecidos. Quando estiver satisfeito com o esquema, você poderá pegar um pincel. Pense bem antes de tomar uma decisão. Previsão para 22/01/2025
Você tem a capacidade criativa de dar vida à sua música ou escrita. Por que não utilizá-lo melhor? Você tem medo de correr o risco? Hoje você pode se sentir inspirado a superar seu medo ao ler um livro ou ouvir uma peça musical que o leve a querer criar a sua própria. Nunca é tarde para começar, Capricórnio. Previsão para 22/01/2025
A prosperidade não está ao virar da esquina - está aqui, Aquário. Suas finanças estão melhores do que nunca. Não confie nesse dinheiro, entretanto. O objetivo de um ganho inesperado é que ele é inesperado e, portanto, pode ser usado para luxos ou indulgências que você normalmente não se permitiria. Se você começar a gastar um lucro inesperado antes que ele chegue, não será mais um ganho inesperado, mas apenas mais um contracheque. Previsão para 22/01/2025
Você nunca esteve melhor, Peixes. Como resultado, as pessoas são atraídas por você e você tem um círculo de amigos incomumente grande. Isso é divertido, mas demorado, pois todo mundo parece querer um pedaço de você. Tente manter os pés no chão. Não deixe que sua visão fique ofuscada por todas as lisonjas que você recebe. Previsão para 22/01/2025