Um grupo de pesquisadores brasileiros desvendou uma das causas da maior gravidade da covid-19 em pacientes diabéticos. Como mostraram os experimentos feitos em laboratório, o teor mais alto de glicose no sangue é captado por um tipo de célula de defesa conhecido como monócito e serve como uma fonte de energia extra, que permite ao novo coronavírus se replicar mais do que em um organismo saudável. Em resposta à crescente carga viral, os monócitos passam a liberar uma grande quantidade de citocinas (proteínas com ação inflamatória), que causam uma série de efeitos, como a morte de células pulmonares.
O estudo, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é liderado por Pedro Moraes-Vieira, professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp), e por pesquisadores que integram a força-tarefa contra a covid-19 da universidade, coordenada por Marcelo Mori, também professor do IB-Unicamp e coautor do trabalho.
O artigo encontra-se em revisão na Cell Metabolism, mas já está disponível em versão preprint, ainda não revisada por pares.
"O trabalho mostra uma relação causal entre níveis aumentados de glicose com o que tem sido visto na clínica: maior gravidade da covid-19 em pacientes com diabetes", diz Moraes-Vieira, pesquisador do Experimental Medicine Research Cluster (EMRC) e do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela Fapesp, com sede na Unicamp.
Por meio de ferramentas de bioinformática, os pesquisadores analisaram inicialmente dados públicos de células pulmonares de pacientes com quadros médios e severos de covid-19. Foi observada uma superexpressão de genes envolvidos na chamada via de sinalização de interferon alfa e beta, que está ligada à resposta antiviral.
Os pesquisadores observaram ainda no pulmão de pacientes graves com covid-19 uma grande quantidade de monócitos e macrófagos, duas células de defesa e de controle da homeostase do organismo.
Monócitos e macrófagos eram as células mais abundantes nas amostras e as análises mostraram que a chamada via glicolítica, que metaboliza a glicose, estava bastante aumentada.
As análises por bioinformática foram realizadas pelos pesquisadores Helder Nakaya, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), e Robson Carvalho, professor do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (IBB-Unesp).
Glicose e vírus
O grupo da Unicamp realizou, então, uma série de ensaios com monócitos infectados com o novo coronavírus, em que eles eram cultivados em diferentes concentrações de glicose. Os experimentos foram feitos no Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (Leve), que tem nível 3 de biossegurança - um dos mais altos -, e é coordenados por José Luiz Proença Módena, professor do IB-Unicamp apoiado pela FAPESP e coautor do trabalho.
"Quanto maior a concentração de glicose no monócito, mais o vírus se replicava e mais as células de defesa produziam moléculas como as interleucinas 6 e 1 beta e o fator de necrose tumoral alfa, que estão associadas ao fenômeno conhecido como tempestade de citocinas, em que não só o pulmão, como todo o organismo, é exposto a essa resposta imunológica descontrolada desencadeando várias alterações sistêmicas observadas em pacientes graves e que pode levar à morte", diz Moraes-Vieira.
Os pesquisadores usaram então, nas células infectadas, uma droga conhecida como 2-DG, utilizada para inibir o fluxo de glicose. Eles observaram que o tratamento bloqueou completamente a replicação do vírus, assim como o aumento da expressão das citocinas observadas anteriormente e da proteína ACE-2, aquela pela qual o coronavírus invade as células humanas.
Além disso, usaram uma droga que está sendo testada em pacientes com alguns tipos de câncer. Assim como alguns análogos, a 3-PO inibe a ação de um gene envolvido no aumento do fluxo de glicose nas células. O resultado da sua aplicação foi o mesmo da 2-DG: menos replicação viral e menos expressão de citocinas inflamatórias.
Os resultados que indicaram maior atividade da via glicolítica frente à infecção foram obtidos por meio de análises proteômicas dos monócitos infectados, realizadas em colaboração com Daniel Martins-de-Souza, professor do IB-Unicamp apoiado pela Fapesp.
Por fim, as análises mostraram que o mecanismo era mediado pelo fator induzido por hipóxia 1 alfa. Como é estudada em diversas doenças, é sabido que essa via é mantida estável, em parte pela a presença de espécies reativas de oxigênio na mitocôndria, a usina de energia das células.
Os pesquisadores usaram então antioxidantes nas células infectadas e viram que a hipóxia 1 alfa diminuía a sua atividade e, assim, deixava de influenciar o metabolismo da glicose. Como consequência, fazia com que o vírus parasse de se replicar nos monócitos, as células de defesa infectadas, que não mais produziam citocinas tóxicas para o organismo.
"Quando intervimos no monócito com antioxidantes ou com drogas que inibem o metabolismo da glicose, nós revertemos a replicação do vírus e também a disfunção em outras células de defesa, os linfócitos T. Com isso, evitamos ainda morte das células pulmonares", diz Moraes-Vieira.
Os estudos com linfócitos T e a análise da expressão de hipóxia 1 alfa em pacientes foram realizados em colaboração com Alessandro Farias, professor do IB-Unicamp e coautor do trabalho.
Como as drogas usadas nos experimentos com células estão atualmente em testes clínicos para alguns tipos de câncer, poderiam futuramente ser testadas em pacientes com covid-19.
O trabalho tem como primeiros autores Ana Campos Codo, bolsista de mestrado da Fapesp; Gustavo Gastão Davanzo, que tem bolsa de doutorado da Fapesp e Lauar de Brito Monteiro, também bolsista de doutorado, todos no IB-Unicamp sob orientação de Moraes-Vieira.
"Esse trabalho só foi possível devido às colaborações, ao empenho dos alunos de pós-graduação, que tem trabalhado noite e dia nesse projeto, e ao financiamento rápido do FAEPEX [Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão] da Unicamp e da Fapesp", diz Moraes-Vieira.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
Agora você parece ser capaz de fazer tudo o que deseja, Áries. As coisas estão indo bem quando você colhe as recompensas de decisões passadas importantes que tomou. Os obstáculos que tendiam a atrapalhar são a história agora. Sua família é feliz e saudável. Seu sucesso está incentivando você a fazer planos para o futuro. Também permite que você aguarde dias muito melhores para você e aqueles que estão perto de você. Previsão para 08/02/2025
Você precisa ser mais espontâneo, Touro e parar de tentar organizar a vida de outras pessoas. Você verá que não é tão difícil deixar as coisas acontecerem. O inesperado também tem um charme especial. Você é um escravo da rotina. Você precisa dar uma grande mordida na vida e confiar na chance por um tempo. As pessoas ao seu redor gostariam de ver mais originalidade em sua personalidade. Ouça -os. Previsão para 08/02/2025
Você é um trabalhador, Gêmeos, e espera o mesmo das pessoas ao seu redor. Hoje você pode querer dar uma olhada em suas relações pessoais e de trabalho. Pessoa exigente que você é, você pode estar preocupado com a qualidade de suas amizades. Não tenha medo de se separar bem do mal. A vida é muito curta para dedicar sua energia a relacionamentos ruins. Previsão para 08/02/2025
Preste atenção a quaisquer erros em orientação ou erros estratégicos, câncer. Você pode estar tendo alguns problemas de comunicação com quase todos hoje. Você sente o que quer que você diga que cai em ouvidos surdos e que ninguém realmente quer ouvi -lo. Não fique frustrado. Relaxe e veja com humor. Apenas seja um observador por um dia e veja o que acontece. Previsão para 08/02/2025
No momento, há muita eletricidade no ar, especialmente em sua vida em casa. Ignore as pessoas que tentam provocá -lo. Não se envolva em conflitos que possam degenerar em brigas. Vá a algum lugar para ficar sozinho. Reenergize realmente ouvindo seus desejos, sentimentos e instintos. Por que não passar a tarde em um museu, por exemplo? Previsão para 08/02/2025
Se as pessoas dizem que você é teimoso quando está determinado, deixe -as falar, Virgem e faça o que você precisa fazer. No entanto, quando você pensa que está sendo determinado, mas está realmente sendo obstinado, convém ouvir as pessoas ao seu redor. Eles não dizem para você se acalmar porque estão com ciúmes de você, mas porque se preocupam com você. Eles podem não saber que você odeia perder. Previsão para 08/02/2025
É hora de enfrentar certas coisas sobre si mesmo que você pode ter negado há algum tempo, Libra. Você tem apenas para responder, então relaxe. Você não é o primeiro a ter que lidar com problemas antigos que provavelmente não são tão vergonhosos quanto você pensa. Você não precisa se orgulhar deles. Você não pode continuar escondendo -os de si mesmo. Isso pode causar mais problemas do que lidar com eles de uma vez por todas. Previsão para 08/02/2025
Isso te assusta quando a vida parece estar deslizando pelos dedos e você não pode diminuir a velocidade. Mas não é a vida que está prevê truques em você. Você não está vendo as coisas tão claramente quanto deveria ser. Você se sente um pouco deixado de fora, mas não se preocupe. Você está apenas sem energia. Tente pensar nesse sentimento vazio por dentro como uma espécie de purificação ou uma pausa muito necessária de tudo. Previsão para 08/02/2025
Quando você era mais jovem, sua humanidade e generosidade pareciam ilimitadas. Você se sentiu muito envolvido no mundo e o que estava dando errado com isso. Hoje você deve se lembrar desses grandes sonhos. Talvez seja hora de realizar alguns desses sonhos. Seria especialmente benéfico para você se você pudesse conectá -lo de alguma forma ao trabalho que faz para viver. Nunca é tarde para realizar um sonho. Previsão para 08/02/2025
Você sempre foi sensível à dor de uma infância infeliz, Capricórnio. Hoje você não pode mais suportar o pensamento de todas as crianças que vivem em miséria, vítimas de guerra ou outras atrocidades. E isso se torna especialmente doloroso quando você dá uma olhada nas crianças felizes cheias de alegria ao seu redor. Você pode pensar que é hora de fazer algo a respeito. Você pode estar certo. Previsão para 08/02/2025
Você pode sentir que precisa trabalhar por uma causa ou partido político, Aquário. O período em que você está agora está aproximando você de questões sociais ou causas humanitárias e pressionando você a pensar no que você pode fazer pelas pessoas menos afortunadas. Você pode ajudar a desenvolver uma nova estratégia no que diz respeito às relações humanas. Não hesite em ouvir seu coração e ser um pouco mais generoso na vida. Previsão para 08/02/2025
Infelizmente, Peixes, isso pode ser um período de conflito e tensão em sua vida familiar, especialmente no que diz respeito aos irmãos. Você não acha que é hora de lidar com esses problemas de uma vez por todas? Seria bom construir um novo relacionamento com eles. Pode ser doloroso, mas cabe a você dar o primeiro passo. Ligue para uma reunião familiar e coloque todos os seus cartões na mesa. Previsão para 08/02/2025